Por João Paulo Mendonça
resposta ao post “A imoralidade legal do ECAD nas trilhas de filmes”
Caro Nassif:
O Texto de J.Furtado infelizmente tem muitos erros, mostra como não se conhece nada de direito autoral no país, nem mesmo os beneficiados. 2,5% é muito, sabe-se, é a mais alta taxa do mundo, do setor mas o dinheiro arrecadado, não é para pagar os Músicos, mas sim [supostamente] os autores, o diretor, o compositor e o autor do texto, ele mesmo, duplamente no caso de direção/roteiro.
“…Não há justificativa razoável para que apenas os músicos – e não o diretor do filme, o autor do roteiro…”
é justamente essa a finalidade, como ele não sabe disso???
“…o produtor, os atores, fotógrafo, montador, cenógrafos, figurinistas, maquiadores – voltem a receber qualquer pagamento na exibição do filme, sob o pretexto de pagamento de direitos autorais.
Porque NÃO SÃO AUTORES, essa discussão é antiga e tola. Esses sim recebem pelo trabalho executado apenas.
O ECAD não cobra sobre o ingresso, cobra do bruto. É muito, todos sabem disso, mas quem repassa ao espectador espertamente é o dono da casa, q sai de coitado, mas ninguém diz nada. Prática comum, feita em 9 de cada 10 estabelecimentos do país, repassam os impostos ao cliente. Os produtores de CInema compraram inexplicavelmente essa briga junto com os exibidores, para mim um dos maiores erros de julgamento da categoria.
“…O ECAD alega que falta aos diretores, autores, montadores, atores, organizarem-se para pleitear sua parte do butim.”
É incrível, mas é verdade! O DINHEIRO É PARA ELES! mas ninguém vai buscar, só os Compositores… mas isso está mudando, roteiristas já teem sociedade [ARTV] autores e diretores, já estão recebendo em vários pontos.
Não adianta só ficar tentando meter o pau no ECAD, tem q modificar a lei. O texto de Furtado, nem cita a reforma da LDA, criada no MINC DE LULA e retirada da casa civil pelo MINC DE DILMA, q lida com o caso de forma sucinta.
Ninguém quer pagar por música pois o cinema brasileiro acha uma coisa supérflua, é uma situação tão esdrúxula, q beira a sandice, é o verdadeiro ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA.
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