Categories: Economia

Tombini acena com nova queda da Selic

Da Agência Estado

Tombini sinaliza que taxa de juros vai cair ainda mais

Quase em tom de que “nós estávamos certos”, o presidente do BC disse que “às vezes é preciso tempo para que os cenários fiquem mais claros”

Fernando Nakagawa, Adriana Fernandes e Eduardo Rodrigues, da Agência Estado

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, aproveitou a cerimônia de posse de 83 novos analistas da instituição para lembrar ao mercado financeiro que o cenário desenhado meses atrás pela casa está se confirmando. Quase em tom de que “nós estávamos certos”, o presidente do BC disse que “às vezes é preciso tempo para que os cenários fiquem mais claros”.

Além disso, no primeiro discurso realizado por Tombini após a reversão de parte das medidas macroprudenciais na última sexta-feira, o presidente do BC reafirmou que o cenário central usado pelos diretores da instituição contempla “ajustes moderados na taxa Selic, uma ação consistente com o retorno da inflação à meta em 2012”.

O discurso feito na tarde dessa quarta-feira por Tombini reafirmou as decisões adotadas pela casa nos últimos meses e pode sinalizar que a estratégia continua, por enquanto, a mesma – leia-se: a taxa Selic continuará em queda. “À medida que novas informações são divulgadas observa-se a confirmação do cenário antecipado por esta Casa”, disse em discurso na cerimônia de posse dos analistas.

Para Tombini, o tempo dá razão às ações do BC. Segundo ele, a evolução do cenário confirma “as decisões tempestivas adotadas pela autoridade monetária”. “Foi assim no primeiro semestre deste ano, quando os sucessivos aumentos na meta para a taxa básica de juros foram adotados, levando à redução gradual do descompasso entre oferta e demanda”, disse.

“Foi assim, também, quando desenhamos a trajetória esperada para a taxa de inflação acumulada em 12 meses, que deveria atingir seu pico no terceiro trimestre e se reduzir fortemente até o segundo trimestre do próximo ano, cenário que começa a se materializar com a divulgação do IPCA relativo ao mês de outubro último”, reforçou, ao lembrar a recente desaceleração dos índices de preço.

Missão do BC

Tombini afirmou ainda que manter a inflação baixa é uma demanda da sociedade brasileira e, por isso, essa é principal missão institucional da autoridade monetária. Ele também lembrou a missão do BC em zelar por um sistema financeiro sólido e eficiente.

“Temos acesso a um conjunto amplo de informações econômicas disponíveis a cada momento e contamos também com recursos tecnológicos de vanguarda”, disse Tombini aos empossados. “Contamos com recursos humanos, tecnológicos e informações de qualidade”, completou.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Brasil registra 4,2 milhões de casos prováveis de dengue

O número de óbitos confirmados pela doença chegou a 2.149, segundo o Ministério da Saúde

24 minutos ago

Privatização da Sabesp pela Câmara e Ricardo Nunes: entenda o que significa

A partir de agora, a estatal de água do Estado de São Paulo estará regularmente…

27 minutos ago

A construção de um etnojornalismo indígena como ferramenta de luta, por Cairê Antunes

O jornalismo nacional ainda é elitista, e da forma como é feito pela grande imprensa,…

1 hora ago

Nova Economia analisa a crise do agronegócio, que soma perdas de até R$ 80 bilhões

Apesar de um boom agrícola nos últimos cinco anos, a última safra brasileira teve redução…

1 hora ago

Do homicídio ao omnicídio, por Mario Bunge

Ainda que toda morte violenta seja condenável, é óbvio que o assassinato de N pessoas…

3 horas ago

Investimento estrangeiro: prós e contras, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Tento esclarecer, mostrando onde estão as lacunas e falácias nos argumentos, que são apenas parcialmente…

3 horas ago