Varejo reage, e encerra setembro com avanço de 0,9%

Jornal GGN – O movimento dos consumidores no varejo durante o mês de setembro avançou 0,9% em relação ao mês imediatamente anterior, segundo levantamento referente à atividade do comércio sazonalmente ajustado e elaborado pela consultoria Serasa Experian.
Este foi o segundo melhor resultado mensal do ano da atividade varejista, empatando com a alta de 0,9% também verificada em março e só perdendo para o crescimento de 1,7% observado em janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro de 2012), houve expansão de 2,3% da atividade varejista.
O avanço apurado no mês foi impulsionado pelo crescimento de 3% na movimentação dos consumidores nas lojas especializadas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, além dos avanços de 0,5% observados pelo segmento de combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Por outro lado, foram registrados recuos nos setores de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,7%), de veículos, motos e peças (-1,7%) e de material de construção (-0,7%).
Com o resultado, a atividade do comércio acumula um avanço de 5,3% entre janeiro e setembro de 2013, por conta das variações favoráveis apresentadas pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6,4%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (5,8%). O setor de móveis, eletroeletrônicos e informática acumulou um crescimento de 3,9% neste mesmo período e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios terminou os primeiros nove meses do ano com desempenho de 3,1%. Já os segmentos de veículos, motos e peças e de material de construção exibiram expansões de 2,3% e 3,0%, respectivamente, no período.
Para os economistas da consultoria, o recuo da taxa cambial em setembro, após as fortes elevações observadas entre junho e agosto, e a recuperação gradativa dos níveis de confiança dos consumidores, contribuíram para o movimento positivo destes junto aos estabelecimentos comerciais no mês de setembro.
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

36 minutos ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

3 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

3 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

3 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

6 horas ago