Que o voto não seja fundamentado no ódio

Há campanha para imprimir o medo de ambos os lados. Enquanto o PSDB usa das mais esdruxulas teorias, como comunização, quebradeira do Brasil, etc; o PT usa de propaganda para relembrar os anos de Governo do PSDB, apostando que se eles entrarem a coisa toda volta. Táticas de medo, totalmente normal nesse jogo. Nenhuma novidade até aí.

O medo talvez se encontre no tal discurso de “mudança” que muitos vem encampando. O que vem logo a cabeça é a contradição de que a maioria da população não vê diferenças entre partidos quando o tema é o surrado assunto da moralidade, mesmo assim, há quem diga que votará pensando na mudança. Mas será?

Não é de hoje que se percebe que o ódio está na base de boa parte dos votos direcionados ao candidato mais forte da oposição. A mudança, sempre uma palavra que associamos a esperança, não está em linha com esse enredo. Se estivesse, o candidato NULO iria ser o próximo presidente da República federativa do Brasil.

O recente artigo-opinião de um do herdeiros do conservador jornal O Estado de São Paulo trata o pleito de Outubro como guerra, e escancara de vez as linhas gerais da racionalidade dos geradores do ódio. Em nenhum momento se pensa no Brasil, apenas em derrotar o inimigo chamado Lula, chamado PT.

Ao dar o aspecto de guerra todos os brasileiros mais sensatos deveriam apertar o botão amarelo e pensar, refletir. As lenhas infernais de uma campanha eleitoral deveriam servir como motor para a recusa em votar em qualquer candidato que use do artificio de apontar o dedo.

Nós ainda somos imaturos, somos pessoas que se deixam levar por qualquer coisa que aprece na TV ou que seja compartilhada em excesso. Isso é terreno fértil para a guerra devaneada pelos Mesquita, e as consequências podem ser terríveis para todos nós.

O ódio não pode ser motor de voto, porque assim como a paixão enlouquecida, ele entorpece fazendo com que aceitemos bovinamente que qualquer conquista possa ser retirada enquanto a memória no inimigo estiver sendo alimentada.

Todos sabem minha opção política. Contudo, mesmo aqueles que irão votar diferente de mim, que se baseiem em algo menos “opiante” do que simplesmente tirar o PT do poder. Para o bem de todos nós, para o bem do Brasil. Gente, isso não é uma guerra.

Redação

Redação

View Comments

  • Demoniza o PT...

    A pessoa demoniza o PT, mas critica religiosos por também usarem a demonização para manipular mentes... Estamos de olho! ;-)

  • Posso ate acreditar que o

    Posso ate acreditar que o discurso do passado do Psdb da medo, e sei que o Brasil de hoje e outro. Mas, posso afirmar o seguinte: pede pro PSdb dizer o que realmente ele fara no governo, como estimular o desemprego, privatizar BB-caixa-petrobras, mudar a lei de partilha, etc... que dai se o povo votar no seu Plano de governo assim, explicitamente, eu direi que isso nao e espalhar o terror pelo PT pra ganhar votos, mas um filme de terror bravo mesmo onde o povo brasileiro escolheu ser dilacerado...

  • Cari Nassif e demais
    Basta

    Cari Nassif e demais

    Basta fazer qualquer governo voltado para o povo, por menor que seja, que já se é demonizado, seja lá o que fosse isso, e no que acabou por se transformar.

    A casa grande, a grande mídia e seus lacaios, tratam como guerra quem não pensa como eles.

    PSDB e DEM é eleição, ambos e PT não é eleição é guerra. Ambos sabem disso, e usam o ódio como arma, mas quando se volta contra eles, deixa de ser democracia.

    Saudações 

  • Acho que já é tarde para

    Acho que já é tarde para muita gente. Principalmente na oposição.

    Essa camapanha será mais um turno das anteriores. A luta entre o bem e o mal, única proposta da oposição, só tende a se acirrar. Todos se lembram da campanha "do zé que iria continuar a obra do Lula" quando se cantava: "serra é do bem, serra é do bem, e larali larali larala..."

    Não adianta imaginar que a "jihad" tucana cessará assim "na base do argumento". O ódio ao lulopetismo vem da prova provada de que as crenças mais firmes dessa oposição são tolices. Os direitos sociais fazem bem; é possível distribuir renda; é possivel resgatar o passivo social; existem "falhas de mercado"... E por aí vai.

  • Torquemada sabia dos reais

    Torquemada sabia dos reais motivos pelos quais estava mandando gente pra fogueira, mas o diabo é havia um monte de gente que se deixava levar, ajudava a carregar lenha e depois ficava para assistir o espetáculo. O que estamos vendo não é novidade, nem no Brasil e nem no mundo. Pedir bom senso a alguns brucutus talvez não surta efeito, porque é só desta maneira que eles sabem agir.

  • Pena que toda a mídia (e este

    Pena que toda a mídia (e este blog não é exceção) cobre as eleições como se houvessem apenas três candidatos. Quando alguém se lembra dos demais, são tratados com condescendência, como "nanicos", etc. Isso só reforça o jogo concentrador de poder do sistema político brasileiro. Tudo bem que os três em questão são os que têm grana e tempo de TV. Mas uma mídia verdadeiramente independente não deveria se limitar às polarizações vazias de conteúdo suscitadas por esse esquema.

  • Excelente, Francy. Penso

    Excelente, Francy. Penso exatamente o mesmo e já expressei mais ou menos a mesma coisa quando argui acerca do (não) discurso pobre e raivoso da oposição. Centrado apenas mais em derrotar o PT, ou o Luladilmapetismo, que propriamente em propostas que visem melhorar o país. 

    Muito bom, mesmo, o teu artigo. 

  • mais um belo post do

    mais um belo post do nassif.

    ciom ódio, só haverá retrocesso.

    mas acho que quando os defensores do atual governo dizem que a volta dos tucanos é um atraso não é  apelação nenhuma, é um fato histórico,pois basta comparar ambos os governos, o do pt e o do psdb..

    e é bom destacar que esse ódio geralmente vem e começa da deireitona, é um dado histórico tb, vide o udenismo exacerbado do carlos lacerda etc e tal, lembrem-se do rio centro...o bush invadindo o iraque a por aí vão os conservadores para manter seus privilégios apropriatórios-expropriatórios...

     

  • excelente............................parabéns

    sem falar nos partidos pequenos que navegam em meio a uma terrível tempestade em copa d'água, tendo reconhecido inclusive como "autoritarismo contra a sociedade" o pedido de prisão de alguns, mesmo após a confirmação da existência de uma hierarquia definida no grupo, um planejamento e uma interação de pessoas para intimidação de torcedores, trabalhadores, comerciantes e empresários.......................

    e que mesmo após a confirmação de que todos os seus direitos estão sendo garantidos, seguem com uma exploração política mais manjada do que discurso de coroné do sertão, prejudicando boa parte dos eleitores que são levados, pela exploração política absurda, a anular seus votos ou votar por gaiatice ou votar em quem sempre gostou da situação que eles apontam, que não existe, mas que, consequentemente, pode voltar a existir realmente

    • interessante é que até hoje não perceberam que...

      ao se alimentarem desta exploração política absurda, deixam de ter uma participação maior em discussões verdadeiramente democráticas e atuais, quando então teriam mais poder de influência e aceitação, via voto, que de repente poderiam ser até mesmo os vão para o canditado NULO, como foi muito bem colocado no post

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

10 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

12 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

12 horas ago