TSE pode impedir que Lula apareça nas propagandas eleitorais do PT

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo nesta terça (31) que o PT, em sua estratégia de levar o nome de Lula como candidato até as últimas consequências, corre o risco de não ver o rosto do ex-presidente nas propagandas de rádio e TV. Isto porque, segunda a jornalista, a Justiça Eleitoral pode subverter o procedimento atual e correr para impedir a participação de Lula nos horários eleitorais.

Bergamo informa que a prática vinha sendo a de permitir que o candidato participe de agendas de campanha mesmo que seu registro esteja sub judice – que será o caso de Lula. Mas, conversando em off com ministros do Tribunal Superior Eleitoral, ela acrescenta que, no caso do petista, mesmo que o registro continue sendo debatido, até 31 de agosto pode sair alguma decisão impedindo que ele participe de campanha. O PT, neste caso, deve protestar contra a mudança das regras só para Lula.

A estratégia do PT, atualmente, é levar o nome de Lula como candidato até a data limite, dia 17 de setembro. A partir daí, os partidos não poderão fazer mais nenhum alteração na chapa majoritária.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • "Bergamo informa que a

    "Bergamo informa que a prática vinha sendo"... Quer dizer, mais uma vez, quando se trata de Lula, muda-se a jurisdição ao gosto do patrão.

    Por outro lado, é sinal que a tchurma não vai conseguir barrar a inscrição, como vinha aventando a própria moça em sua coluna.

    A ver os próximos capítulos... 

  • Com que base?
    Pra impedir alguém de aparecer na propaganda precisa de uma lei anterior que defina o suposto crime...

  • Notinhas estão passando recibo de fraqueza

    Esse acúmulo de notinhas passando recibo...

    Estou começando a desconfiar que estão sentido a pressão...

    Começou a me dar um friozinho na barriga de que há a possibilidade real de Lula ser registrado, eleito, libertado e empossado.

    À luta pela democracia!

    • É o que penso, Allan. Em

      É o que penso, Allan. Em alguns casos há um outro motivo, criticar o PT e Lula por levarem essa estratégia ató o fim. Querem que se jogue a toalha e partam para apoio a Ciro Gomes. Nem percebem que se os golpistas conseguirem essas maracutaias contrta Lula o que não sonseguirão com outro candidato ! Claro que há possibilidade real de Lula ser alijado mas isso não se resolve com desistência da candatura.

  • Lula não teve seus direitos políticos suspensos ou perdidos

    Apesar de preencher todas as condições de elegibilidade previstas na constituição, o Lula está inelegível em razão de condenação criminal confirmada por órgão judicial colegiado. Mas apesar disso, não há base legal para suspender seus direitos políticos ativos. O Lula só não pode exercer os seus direitos políticos passivos.

  • Lula satisfaz todas as condições de elegibilidade

    Lula satisfaz todas as condições de elegibilidade previstas na constituição, estando em pleno gozo dos seus direitos políticos. Mesmo que esteja inelegível pela lei da ficha limpa, ele não pode ter seus direitos políticos ativos cerceados ou suspensos. Não há base legal para impedir a participação de Lula nas propagandas eleitorais do PT.

    Como Lula é um condenado, sua participação em propagandas eleitorais só piorará a situação dos candidatos que ele propagar. Como a nossa elite é burra. Se querem que Lula não se eleja nem ajude a eleger ninguém, a coisa certa a fazer é deixar ele participar das propagandas eleitorais, e não impedir essa participação.

  • Só a quarta frota pode impedir!

    Quanto mais batem, mais cresce!

    Enquanto isso a manada coxa roda tal e qual perú entre Boçalnaro e Aidimin!

  • Será que vcs não se deram

    Será que vcs não se deram conta que se lula for incluido na urna e se tornar inelegivel, quem votar nele anula o voto?

    Pela media de votação do PT nas eleiçoes majoritárias, esses 14% podem derrubar o coeficiente eleitoral de votos válidos e eleger já num primeiro turno um candidato que tenha uma votação acima de 20%.

    Podemos eleger um bolsonaro num primeiro turno.

    Aí arrumo minha mala e vou morar IÊMEN!!!!

     

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

49 minutos ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

53 minutos ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

1 hora ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

1 hora ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

4 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago