As novas usinas a carvão da Alemanha

Por Zé Zinho

Do CFACT

A Alemanha está construindo 23 novas usinas de carvão

É incrível como é tendenciosa  a mídia internacional quando se trata de relatar sobre a geração de energia, especialmente de eletricidade.

Em meados de agosto, a Alemanha abriu uma nova usina 2200MW de carvão perto de Colônia, e praticamente nem uma palavra foi dita sobre isso. Essa escassez de informação é ainda mais surpreendente quando se considera que a Alemanha tem dito que a construção de novas usinas de carvão é necessária porque a eletricidade produzida pelo vento e solar acabou por ser demasiado caras e pouco confiáveis.

Em uma situação de deterioração econômica, o novo ministro do meio ambiente da Alemanha, Peter Altmaier, que é tão politicamente próximos à chanceler Angela Merkel, sublinhou repetidamente a importância de não prejudicar ainda mais a economia da Europa – e da Alemanha – aumentando o custo da eletricidade .

Ele também está preocupado que seu país poderia se tornar dependente de importações estrangeiras de energia elétrica, o esteio de seu setor industrial. Para evitar esse risco, Altmaier deu luz verde para a construção de 23 novas usinas movidas a carvão, que estão atualmente em construção.

Sim, você leu corretamente, 23-novas usinas a carvão estão em construção na Alemanha, porque a Alemanha está preocupada com o aumento do custo de energia elétrica , e porque eles não podem se dar ao luxo de estar na posição estratégica de importar muita eletricidade.

Apenas recentemente, os números alemães foram liberados sobre a produtividade real de poder do vento do país  ao longo dos últimos dez anos. O número é 16,3 por cento! Devido à natureza inerente intermitente do vento, o seu sistema de energia eólica foi concebido para um fator de carga de 30% assumido em primeiro lugar. Isso significa que eles esperavam obter apenas 30% da capacidade instalada – contra cerca de 85-90% para o carvão, gás natural, instalações nucleares e hidrelétricas.

Isso significa que, quando eles constroem 3.000 MW de energia eólica, esperam obter realmente apenas 900MW, porque o vento não sopra sempre e com as velocidades exigidas. Mas, na realidade, depois de dez anos, eles descobriram que eles estão realmente recebendo apenas metade do que eles tinham previsto de forma otimista, e irracional.

Apenas recentemente, os números alemães foram liberados sobre a produtividade real de poder do vento do país ao longo dos últimos dez anos. O número é 16,3 por cento! Ainda pior, depois de gastar bilhões de euros em subsídios, o total combinado da Alemanha em instalações solares têm contribuído com um avarento e imperceptível, 0,084% de eletricidade [da Alemanha] nos últimos 22 anos. Isso não é nem um décimo de um por cento. Além disso, o custo real na Alemanha da energia do vento e solar é de longe superior ao custo da energia de carvão e da nuclear. Tanto para “livre” solar e eólica. Tanto para todos os empregos alemães que dependem do acesso confiável à eletricidade abundante e acessível.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

4 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

6 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

6 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

6 horas ago