A questão da radicalização do debate e parcialidade da imprensa

Comentários ao post “Sobre a parcialidade da mídia e da blogosfera

Por Monier

Sempre pensei sobre isso, e gostei da reflexão. Uma das razões pelas quais sempre volto aqui, mesmo não sendo petista roxo, e também não sendo antiPT (crítico o dia todo, mas foi o unico partido em que votei em todas as eleições em que não anulei),  é porque é um espaço de moderação.  Não que a linha do blog seja parcial em ralação a qualquer partido, mas os leitores e comentaristas também constróem o espaço e colocam suas preferências partidárias.
Quem se sente à deriva nesse sistema político radicalizado, com o centro sendo um mero balcão de negócios sem ideologia, ainda consegue se encantar com a Política por aqui. É um lugar em que se lê coisas interessantes à esquerda e à centro-direita, mas sem messianismo ou sebastianismo como linha editorial.
Por essas e outras que leio bastante, e de vez em quando tento contribuir com alguma questão nova. Tudo por acreditar que é um espaço de contraponto, e de ampliação do debate democrático. Na Faculdade de Direito lemos “O Processo” de Franz Kafka e 1984 de George Orwell. Dois livros sobre os riscos do pensamento único e hegemônico.
Dois livros que ficam ainda mais importantes à medida que ficamos velhos e vemos os estragos que podem causar um burocrata com a máquina estatal nas mãos, sem contestação e contraponto. E que de alguma forma mostram a importância de um blog de grande porte trazendo outras versões das mesmas histórias.

E que também é grande imprensa. Este é um dos lugares com textos mais compartilhados entre os amigos que se interessam por política e que tem alguma formação cultural. Já ultrapassou a influência da Veja faz tempo, ao menos no circulo em que convivo, que é do Judiciário e da Universidade Pública.
Textos do blog são citados ou criticados, e até como prova em processo judicial, para afirmar que houve uma greve em uma universidade,  eu já vi. Textos da outra revista, quando aparecem, são ignorados sem maior repercussão. Definitivamente, esse lugar é a imprensa dos anos que estão vindo.
Por Paulo Figueira
Se a minha parcialidade por vários motivos, que deveriam ser objeto de legislação que propiciasse equilíbrio, alcança dez mil pessoas  e a parcialidade de outro alcança dez milhões, não há democracia nenhuma nesse sistema.
Por Antonio Passos
É simplesmente absurda a comparação da postura da mídia golpista com a dos blogs. Compreendo o desejo de ser imparcial, mas pelo amor de Deus. A grande mídia, entre inúmeras outras coisas, apoiou a ditadura, boicotou o Diretas Já, tentou fraudar eleições com a Proconsult, sabotou Lula no debate com Collor e há dez anos mente, sabota, conspira para tirar o PT do governo. Comparar isto com um erro ou outro cometido pelos blogs, alguns realmente muito radicais, é de uma injustiça imensa. Se quisermos usar a isenta matemática e comparar estatisticamente os “equívocos” de ambos os lados, o resultado será escandaloso contra a grande mídia.
Redação

Redação

View Comments

  • Blog não é concessão pública

    Creio que há mais algumas diferença. Nas TV's há uma concessão pública, portanto, as opiniões pessoais e tentativas de convencimento visando benefício de certo candidato em detrimento de outro, me parecem muito mais equivocadas do que as opiniões de blogs diversos que não usufruem desta limitada prerrogativa (da concessão do canal).

    Afora isto, em sua multiplicidade, os blogs fatalmente acabam abarcando todos os setores e ideologias da sociedade brasileira. Em contrapartida, nos jornalões e revistonas, vemos normalmente somente uma ideologia, neoliberal, de cabo a rabo. Não há diversidade, não há controvérsia. Há só a defesa do regime do capital em sua forma mais despudorada e agressiva - e de seus devidos representantes políticos.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

4 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

5 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

6 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

7 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

7 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

9 horas ago