Caso Santiago: a vítima não foi a mídia, foi o jornalismo

Desde o início, tinham-se todos os elementos para não se dar credibilidade ao advogado Jonas Tadeu nas acusações de que o PSOL e o deputado Marcelo Freixo estariam por trás do suposto financiamento aos vândalos das manifestações.

Tadeu não apresentou uma prova, apenas sua palavra, e de maneira cautelosa para se prevenir de futuros processos.

Bastava a informação de que foi advogado de Natalino Guimarães – o chefe de milícia alvo de uma CPI da Assembleia Legislativa do Rio, cujo principal nome foi o próprio Freixo – para, no mínimo, não se endossar de pronto as declarações.. Nem seria necessário a informação adicional, de que durante a CPI Tadeu e Freixo se desentenderam várias vezes.

A manobra do advogado era óbvia ao se constatar que as falsas denúncias não obedeciam a uma tática de defesa. Pelo contrário, agravavam mais a situação dos rapazes, que de jovens tresloucados se transformavam em milicianos pagos para fazer baderna.

De Tadeu, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, se incumbirá. Depois de rifar o destino de seus clientes, para fazer o jogo dos seus financiadores, muito provavelmente será cassado seu direito de continuar advogando.

De qualquer modo, a maneira como se instrumentalizou a tragédia da morte do cinegrafista Santiago Andrade é um sinal eloquente de como se comportará a mídia durante a campanha eleitoral.

Transformaram Santiago em mártir da imprensa. Não é. Ele foi alvo de um rojão disparado a esmo, que poderia ter vitimado um PM ou um manifestante. Ele é um mártir pessoa física dessa imprudência em se dar corda a vândalos. E nem se debite exclusivamente ao PSOL o estímulo às manifestações (não à violência) porque elas interessavam diretamente à velha mídia, em sua cruzada diária a favor da exacerbação da opinião pública.

A exploração política do episódio foi tão vergonhosa quanto a falsa acusação de financiamento dos manifestantes pelo PSOL. A culpa seria de Lula, que recebeu o MST; dos blogs que acirram a animosidade contra a mídia. E, agora, seria uma tática do governo para desmoralizar as manifestações contra a Copa.

Nenhuma responsabilidade à campanha de ódio que tem marcado a velha mídia desde 2006.

Com o fim do pluralismo na mídia, restaram duas vozes isoladas fazendo o contraponto: o colunista Jânio de Freitas e a ombudsman Suzana Singer,  da Folha.

Mas, a exemplo de 2006, ambos estão desde já submetidos ao mesmo jogo de desgaste que, naquele período, vitimou jornalistas independentes. Na época, a tática foi concentrada em um colunista da Veja que, com seus ataques, fornecia o álibi para os jornais se desfazerem dos colunistas incômodos.

Agora, a tática consiste em trazer novos colunistas para dentro do próprio jornal, com a incumbência objetiva de conduzir uma guerra de desgaste contra os recalcitrantes. Para o público, passa a ideia de independência editorial e pluralismo. Quem conhece as engrenagens sabe que há uma tática perversa atrás dessa autorização para atacar colegas.

O fantasma de 2006 e 2010 está de volta
 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Acabou seu otimismo Nassif? E

    Acabou seu otimismo Nassif? E depois das eleições, o clima vai mudar? Tudo vai ser uma mar de rosas?

    • Depende

      Se o grupo da imprensa ganhar, provavelmente não haverá razão para otimismo. Nem em relação aos caminhos do país nem em relação ao comportamento da imprensa.

       

      Se mais uma vez a imprensa falhar em seus intentos, ainda haverá algum otimismo de que  ela se esfarele de vez e  abra caminho para algo novo.

       

      Mas isso você já sabia, não?

  • Nassif,
     
    Será que esta

    Nassif,

     

    Será que esta dicotomia "velha mídia" vs "nova mídia" está ficando ultrapassada?

    Tenho notado que a situação tem ficado mais complexa. Cada vez mais vejo a propagação de blogs e sites que seguem as mesmas premissas da "antiga mídia".

    Um certo jornalista da Veja reverbara na opinião pública mais através do blog que possui do que por meio das colunas que publica na Folha de SP.

     

    • Seria aquele que se proclamou

      Seria aquele que se proclamou o tea party no BR? Ou que disse que já foi da "esquerda" até conhecer Jesus? Já viu os posts dos leitores dele no blog? São lamentáveis. 

  • Nem 0,2% dos leitores lêem a

    Nem 0,2% dos leitores lêem a Veja. Não sei por que vocês dão tanto valor ao que eles publicam. Com o Jornal Nacional é a mesma coisa, é entre duas novelas e é hora de ir ao banheiro, jantar e outras coisitas. Se esta mídia tivessem alguma influênci, o Lula nunca teria sido eleito. Tá na hora dos blogs pararem de fazer prooagando da Veja/Folha/Globo/Estadão.

    • Não é bem assim

      A mídia ainda tem poder o bastante para encher um saco vazio como Marina Silva, levar eleições para o segundo turno, condenar préviamente e pressionar o juldiciário a fazer o que deseja, esconder malfeitos de seus protegidos e amplificar acusações contra seus desafetos, fabricar crises diversas e outras cositas mais, o mais lamentavel é que Lula em seus 8 anos e Dilma em seus até agora 4 fizeram muito pouco para confrontar esse poder sem voto, ao contrário a nulidade chamada Paulo Bernardo só o fez fortalecer mas óbviamente o fez com anuencia da chefe que se prestou ao rídiculo de fazer omelete na Globo, de certa forma merecem o que estão para enfrentar.

       

  • Sempre a mídia.

    Quando será que a "velha mídia" deixará de ser atriz principal nos acontecimentos do cotidiano político, e funcionará apenas como divulgadora dos fatos, omitindo-se de querer conduzir o processo sucessório, atropelando os verdadeiros e eleitos atores deste teatro ?

    Quanto ao citado advogado, todos sabemosa serviço de quem, ele está.

  • Burrice

    Será possível que Otávio Frias Filho e Sérgio D'Ávila sejam tão imbecis a ponto de atiçar o rotweiller Azevedo contra a história de Janio de Freitas? Só muita grana, que é o que pauta o Poder na Federação de Corporações, justificaria o fato. No mais, é incompetência estrondosa. 

  • Esperar alguma decisão

    Esperar alguma decisão positiva da OAB é igual esperar atuação positva do CRM, especialemnte do CRM-MG.

  • Esperar alguma decisão

    Esperar alguma decisão positiva da OAB é igual esperar atuação positva do CRM, especialemnte do CRM-MG.

  • Lei anti terrorismo da midia, isso sim!

    Eu fico abismada, vendo a mídia "acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo" . Ganham bastante dinheiro com seus acordos de transmissão e com seus patrocinadores e investem num jornalixo de incitação a violência , de linchamento e de justiça em praça pública.

    O primeiro culpado se o Brasil perder com a copa, seja o título, seja o dinheiro investido deverá ser debitado da mídia e quem vai cobrar a conta?

    O dinheiro deles, o faturamente deles já esta garantido, e o do Brasil?Em 2007 todos foram pra rua comemorar, com apoio da midia que pensava que as elites estariam de volta no Planalto em 2010.

    Agora um adendo, sobre o tal advogado das milicias, o Psol, a violência e as drogas, em conversas com amigos do Rio, que acompanharam as manifestações de longe, mas acompanharam, é que além de milicianos da PM, os blak blocs e o psol , as manifestações contaram com novos tipos de milicianos, os traficantes, e aqueles que querem a liberação da maconha ( não tenho nada contra cada um que faça da sua vida o que quiser) mas as UPPs parecem ter atraplhado a vida dos consumidores, aqueles que iam nos morros agora ocupados pelas UPPs pra consumir droga. Tem muita coisa podre entre os morros, o povo e o Leblon , e o engraçado é que tudo isso PASSA pela globo, só não vê quem não quer.

    • Sobre a media brasileira

      "O dinheiro deles, o faturamente deles já esta garantido, e o do Brasil?":

      Dinheiro fala, e a rede Globo tem 60 por cento do dinheiro publico de publicidade do governo.

      So que dessa vez a media em peso notou que eh cidadao de segunda classe.  Nao da pra nao notar que todo mundo eh cidadao de segunda classe na media, e nao da pra deixar de notar tampouco que eh por causa do dinheiro publico.

      Veja ja nao pauta conversa nenhuma -de fato, deve ter uns 3 meses que nada dela aparece por aqui como post:  acabou.  Se a falha de SP ainda consegue pautas aqui, nao eh pela qualidade jornalistica, universalmente criticada, nem pela verossimilitude de seus "colunistas", que igualmente nao aparecem por aqui muito frequentemente.  Eh por ser um diario.  Mesma coisa com o Estadao, que infelizmente nao tem um unico colunista pauteiro de primeira.

      O PIG notou, dessa vez.  TODO o PIG notou que o governo os esta destruindo colocando dinheiro nas maos da rede golpe, que por sua vez ja se auto destroi ha tempos.

      Nao da pra nao notar.

      Esperando vinganca da Band a qualquer minuto agora.

  • Copa pra que te quero.

    Em 1998 aconteceu algo inédito. Na hora do jogo fiquei sabendo o que houvera com Ronaldinho Fenônemno, à época. Ele entrou muito esquisito, não jogava nada, Zidane fez um gol de cabeça proveniente de um escanteio, onde subiu sem marcação. Final do primeiro tempo, eu torcendo para o jogo acabar 0x1, para o Zagalo acertar o time e talvez, substituir Ronaldinho Fenômeno, nosso maior craque e o maior jogador do mundo, naquele momento. Infelizmente o Brasil dormiu de touca. Novo escanteio, desta vez, Dunga vai marcar Zidane. Alguém joga Dunga no chão e Zidane sobe sozinho para marcar o segundo de cabeça.

    A TV francesa não mostrou a falta no Dunga. Tudo isso, não foi nada. Aquela foi uma das piores apresentações do Brasil em Copas do mundo. O mais bizarro veio depois. A imprensa fez a maior campanha para comemorarmos o vice-campeonato mundial. Achei que não ia pegar. Afinal, ser vice para o brasileiro é pior do que ser eliminado nas quartas de final. E não foi que o povo foi para as ruas comemorar um vice-campeonato, um país que era tetracampeão mundial de futebol? Podem acreditar, a imprensa faz milagres. Até mesmo castrar torcedores para comemorarem um vice-campeonato, como se fossem um bando de eunucos.

    • É triste, ou melhor, assustador, mas é pura verdade

      Ela tem realmente esse poder. E sem controle algum, como faz estrago....

       

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

3 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

4 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

4 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

5 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

6 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

6 horas ago