Allan dos Santos conversou com assessor de Jair Bolsonaro sobre golpe com militares

“As Forças Armadas precisam entrar urgentemente”, disse blogueiro bolsonarista a assessor do presidente, aponta PF

Da CartaCapital

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos disse a um assessor do presidente Jair Bolsonaro que as Forças Armadas ‘precisam entrar urgentemente’, um dia após grupos antifascistas protestarem contra o governo federal, em maio. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo o jornal, a mensagem, enviada via WhatsApp, foi usada para confrontar o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, chefe da Ajudância de Ordem da Presidência e assessor de Bolsonaro, no âmbito do inquérito que apura o financiamento e a organização de atos antidemocráticos contra o Judiciário e o Legislativo.

Em depoimento prestado à Polícia Federal na sexta-feira 11, ao qual o jornal teve acesso, Cid afirmou que não se recordava de ‘ter estabelecido’ conversas com o blogueiro a respeito da ‘necessidade de intervenção das Forças Armadas’.

Os policiais, então, apresentaram a mensagem enviada por Allan dos Santos. De acordo com os investigadores, o blogueiro enviou um link para uma reportagem ao tenente-coronel, que respondeu um dia depois: ‘Grupos guerrilheiros/terroristas. Estamos voltando para 68, mas agora com apoio da mídia’.

Allan dos Santos, então, escreveu: ‘As FFAA (Forças Armadas) precisam ENTRAR URGENTEMENTE’, ao que Cid respondeu com um ‘Opa!’. Quando questionado sobre a declaração, o tenente-coronel disse que o seu ‘Opa!’ era ‘apenas uma saudação, como, por exemplo, Bom dia!’.

“Indagado se o declarante já manifestou, por qualquer meio ou forma ou a quem quer que seja, adesão à ideia de que as Forças Armadas são um poder moderador dos demais poderes da República, respondeu que não”, anotou a PF.

Cid ainda afirmou à polícia que Allan dos Santos ‘tem um posicionamento ideológico mais radical’ e que Jair Bolsonaro não concorda com as ideias do blogueiro. O militar ainda negou a existência do chamado ‘gabinete do ódio’ no Palácio do Planalto.

Fora do Brasil

Allan dos Santos, investigado no inquérito e na CPMI das Fake News, disse em 31 de julho que saiu do Brasil para se proteger. A declaração foi feita durante participação em live da deputada federal Bia Kicis (PSL). Na ocasião, o blogueiro ainda afirmou que, caso algo aconteça com ele, os suspeitos serão os chineses, os coreanos, os ministros do STF e o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

“Estou colocando a minha vida em risco dando essa informação porque eu tenho essa informação e estou aqui transmitindo para vocês. A única maneira de eu poder dar essa informação era fora do país. Hoje eu já estou fora do país, seguro, e estou aqui trazendo essa notícia para vocês”, declarou.

Alvo de duas operações de busca e apreensão da Polícia Federal, ordenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o blogueiro disse que a intenção dos investigadores era colocar uma escuta telefônica em sua casa para reunir provas e criminalizar Jair Bolsonaro.

Redação

Redação

View Comments

  • O mané: "investigado no inquérito e na CPMI das Fake News, disse em 31 de julho que saiu do Brasil para se proteger."
    Se proteger é o cacete, fugiu como todo covarde.
    Do jeito que tá indo, os 30 mil a abandonar o país ou morrer nao serão da "esquerda" como bozo balbuciava, mas sim os merdinhas "diretóides" tipo Weitraubs..

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

4 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

5 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

6 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

7 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

7 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

9 horas ago