Categories: Notícia

Clone de Tablets nas escolas públicas já em 2012

No momento estou em Sambaíba uma cidade de paisagem natural bonita, há uma serra ao fundo, no pé da qual passa um caudaloso rio. A cidade é pacata. No momento se aproxima um rapaz, ele é da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  Já o conhecia de vista, hoje conversamos, o mesmo disse confiar na educação como forma de fazer as pessoas evoluirem, bem como se trazer desenvolvimento, cidadania, bem como o fim de velhos preconceitos. Foi quando vi que ainda há uma esperança, sim, no conhecimento, o que é impossível ocorrer sem que as pessoas tenham acesso às novas tecnologias, bem como a escolas de qualidade, lembro-me agora, o referido rapaz adventista é aluno do Institudo Federal de Educação (ex-Escola Técnica Federal), que foi criada por Lula e funciona há pouco tempo na região e, como se vê, o suficiente para mudar mentalidades. Falando em conhecimento, gostaria de reportar-me à postagem sobre a distruibuição de tabletes pelos MEC nas escolas públicas. Uma pena que a postagem, publicado pelo Nassif, não tenha sido mais comentada. Ou será que a popularização dos tabletes não tem nenhum significado para a comunicação, bastante precária no nosso pais?

Um comentarista afirmou que as novas tecnologias podem não significar nada. Discordo. Na cidade onde encontro-me no momento praticamente não existe arte, música de qualidade, etc.  Veja só: chega a ser uma tortura ouvir músicas bregas que saem do som de um vendedor ambulante de CDs, as letras paupérrimas,  para completar a Igreja Católica tem uma amplificadora que obriga a todos ouvir músicas torturantes, rola até do Gugu, a do pintinho amarelinho. Quando vejo as pessoas passarem com seus celulares me pergunto se o gosto musical delas não mudaria com o uso dos tabletes, ao acesserem novos conteúdos e até criá-los.  Sou otimista sim. Desde que os tabletes sejam um meio através do qual as pessoas ouçam outros tipos de música, de visão de mundo, outra cultura e jornalismo de qualidade que não apenas este mundo estreito que nos é repassado pelas Vejas,  Globos, Folhas e  Estadões.

Educação de qualidade, como apontou o jovem adventista, acesso à cultura e às novas tecnologias, pelo menos para o local onde encontro-me no momento  já estaria de bom tamanho.

Postado por Luis Nassif, Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro – a escolas públicas a partir do próximo ano. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o objetivo é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano.

– Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação.

– Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.

Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das “centenas de milhares”. Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

– O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/tablets-nas-escolas-publicas-ja-em-2012

Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

13 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

14 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

15 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

16 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

16 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

18 horas ago