Categories: Notícia

FHC em defesa da CPMF: ‘É o momento de deixar de lado as picuinhas’

Este artigo é de 2007 mas bem atual:

Ex-presidente afirma que oposição olha para interesses dos brasileiros.
Cláudio Lembo declara que teria dificuldades de votar contra o tributo.

‘É o momento de deixar de lado as picuinhas’, diz FHC

Do G1, em São Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nota na tarde desta quinta-feira (13) na qual comenta o fim da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF). “É o momento de governo e oposição, pensando no Brasil, deixarem de lado as picuinhas e se concentrarem na análise e deliberação do que é necessário fazer”, afirmou FHC.

De acordo com o ex-presidente, é preciso “conciliar os dois lados de uma só e mesma equação: de uma parte, aliviar a carga tributária e melhorar a qualidade do nosso sistema tributário, para aumentar a capacidade de crescimento do país; de outra, assegurar recursos para a saúde e as demais áreas sociais”. FHC defende que é necessário avançar nas discussões da reforma tributária.

FHC diz que a decisão mostrou que a oposição olha para os interesses dos brasileiros. “A decisão do Senado Nacional sobre a CPMF foi importante para repor em termos mais adequados a relação entre o Executivo e o Legislativo, bem como para mostrar que, em qualquer democracia digna deste nome, a oposição, ao votar contra uma proposta do governo, não fecha os olhos ao interesse nacional.”

Ainda na nota, o ex-presidente fala sobre os gastos do governo. “Era evidente, há tempos, que a cidadania cansou de pagar tributos, ainda mais agora, em um momento em que a conjuntura econômica e a situação das finanças públicas permitem avançar na discussão racional da receita e do gasto dos governos. E quanto mais avançarmos nessa direção, maior poderá ser a queda das taxas de juros, ainda muito elevadas.”

   Escolha difícil

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), disse em entrevista ao G1 que teria dificuldades em votar contra a CPMF. “Era um tributo de boa qualidade, fácil arrecadação, segurança, então eu acho que ele não pode ser simplesmente descartado. Eu teria tido grande dificuldade de votar contra a CPMF. Como homem de partido, teria que votar com o partido, mas, como cidadão, eu votaria com a CPMF”, disse.

Lembo explicou que a contribuição é necessária na tarefa de distribuir renda. “Se quiser igualar este país, nós temos que arrecadar. Eu acho que vai ser uma situação bastante complexa para o governo. O governo errou muito, porque não teve um negociador à altura. E acho que o presidente não deveria ter se dirigido com tanta dureza à oposição”, afirmou.

 

O plenário do Senado rejeitou na madrugada desta quinta-feira (13), por 45 votos contra 34, a proposta de prorrogação da CPMF até 2011. A incidência do tributo sobre as movimentações financeiras vai terminar no dia 31 de dezembro deste ano. A decisão ocorreu após um longo processo de negociações – mal sucedidas – envolvendo governo e oposição e representa a redução em R$ 40 bilhões na arrecadação federal no ano que vem.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL216918-9356,00-E+O+MOMENTO+DE+DEIXAR+DE+LADO+AS+PICUINHAS+DIZ+FHC.html

Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

13 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

14 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

14 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

15 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

16 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

18 horas ago