Categories: NotíciaPolítica

Maconheiros do mundo, uni-vos?

A liberação da maconha para uso medicinal e/ou recreativo avança nos EUA. No Brasil a esquerda, que costuma criticar a direita que prega que é bom para os norte-americanos é bom para o Brasil, segue querendo importar o novo modismo dos EUA. Tenho tido discussões acaloradas sobre o assunto com um colega do PSOL. Ele é a favor da liberação da maconha, eu sou contra a inovação.

O problema não é tanto o uso da droga, mas o contexto em que a mesma está sendo liberada nos EUA. Nas últimas décadas o padrão de vida dos norte-americanos caiu de maneira assustadora. A pobreza se tornou uma realidade nos EUA e o fenômeno é agravado pela inexistência de um sistema de saúde público gratuito para todos norte-americanos.

Atualmente existem milhões de crianças vivendo abaixo da linha da pobreza nos EUA. Algumas ex-cidades industriais norte-americanas estão sucumbindo à favelização (caso de Detroit e Flint, por exemplo) sem qualquer programa governamental de resgate das mesmas. No auge da crise de 2008 algumas cidades norte-americanas ficaram sem dinheiro para pagar iluminação pública e o abastecimento de água para os pobres é intensamente criticado por empresários e políticos republicanos.

No contexto em que a maconha está sendo liberada nos EUA, a droga tem tudo para se tornar um substituto ao americam dream. O peso esmagador da nova realidade norte-americana, que esmaga os mais pobres e retira deles as esperanças de mobilidade social, tende a ser amenizado pelo entorpecimento. Usar maconha não é uma recreação, mas uma fuga.  E fugir da realidade, meus caros, não ajudará ninguém a modificá-la.

A tarefa política de uma maioria submetida a um regime político/econômico que fomenta exclusão e sofrimento deve ser transformar a realidade. Nos EUA isto parece mais e mais impensável, especialmente porque a liberação da maconha vai sendo aprovada como uma forma de controle social. Não há nada de moderno ou de liberal na inovação introduzida pelos políticos na vida cotidiana dos norte-americanos. No fundo, o entorpecimento da população é apenas uma forma a mais de controlar a insatisfação e desviar os mais pobres das lutas políticas que visem transformar a realidade.

O Brasil está num movimento contrário. O sonho brasileiro de igualdade pela inclusão social e pela universalização da educação universitária vem sendo alimentado há mais de uma década. A juventude brasileira não precisa de maconha para ser feliz. Precisa é de garra para seguir modificando sua realidade, inclusive nas urnas. No contexto atual, a liberação da maconha desviaria as energias da juventude da política para outra coisa. E esta outra coisa não é nem a fuga de uma realidade opressiva (caso dos norte-americanos), nem a obtenção de um Direito.

Em nosso país não há razão para trocar a realidade da transformação social pelo entorpecimento com maconha. O movimento em favor da liberação da droga é, portanto, anacrônico e não atende aos cânones do movimento de esquerda. A direita brasileira (representada por FHC) apóia a liberação da maconha e isto, para mim, é o bastante para desconfiar da inovação. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • Direito de resposta!

    Só faltou você fala que a população que escolheu em plebicitos sobre isso nos EUA em todos os estados que foi legalizada.

    Eu defendo o fim dessa guerra falida contra o trafico de drogas e legalizar a maconha vai quebrar uma boa parte da verba do trafico de drogas. 
    Eles podem estar fazendo isso lá, mas aqui com uma situação de pleno emprego, de mais pessoas tendo acesso a universidade e a moradia graças a programas federais sera outra questão. 
    Opio por opio da sociedade ja existe a cachaça para fazer até pior para a população, A CACHAÇA é muito mais alienadora e comodista, porque quem fuma maconha começa a questionar as coisas meu amigo!!!!

    vc que esta fechando os olhos para a realidade das quebradas do Brasil, fica olhando o macho sem olhar o micro sem olhar a realidade do entorno. 

    Politica é realidade, mas é preciso atender as demandas da sociedade. As pautas politicas como controle da inflação, autonomia do B.C, crescimento do PIB são pautas eternas mas a sociedade vai evoluindo e pede novas demandas como a descriminalização do aborto, legalização da maconha, criminalizar a homofobia, a regulamentação do casamento igualitário.

    Dizer que essas questões são secundarias é ignorar as demandas da população, é ignorar os movimentos sociais.

    Quem é extremamente contra aqui é o Bolsonaro, O Telhada, o Bolsonaro baby, o Feliciano. Que são representantes maximos da direita.

    Não é porque aquele eterno goela do FHC ta apoiando que significa que é uma pauta de direita, o Aecio Neves mesmo falou que é contra (hipócrita). Sobre o FHC hoje em dia ele defende porque é um CUZÃO, quando foi presidente a badna Planet Hemp foi presa por fazer apologia a maconha, em plena democracia uma banda era censurada e presa por questões de ordem politica e social.

    Então acho que vc precisa se informar de realmente quem é contra ou a favor para ter uma noção é não disseminar uma opinião baseado em achismos, porque ela esta equivocada. 

    Tanto é que quando for p votação o projeto do Jean duvido que passe. A direita tem rabo preso com o moralismo e a religião.

    E pare de ignorar as milhares de vitimas do narco trafico, fica ai no seu mundinho de guerra fria e ignore as quebradas desse nosso país.

    você companheiro que não consegue enxergar as mazelas sociais do narcotráfico e esse modelo proibicionista (que foi criado pelos conservadores dos EUA e difundido pelo mundo).

    Só porque essa pauta é de esquerda e você que se considera esquerda (mas é centro na verdade), mas não concorda com ela, está delirando achando que direita no Brasil que esta promovendo essa pauta.

    Sua opinião é baseada num senso comum, moralista bem raso (tipica coisa de reacionário, então tome cuidado, as vezes é bom se rever enquanto esquerda).

  • Meu caro Fábio de Oliveira

    Meu caro Fábio de Oliveira Ribeiro, estou de acordo com sua opinião. A liberação do uso de drogas não é uma atitude racional e uma ideia defensável como um direito a ser garantido ao cidadão. O ser humano precisa de lucidez e mente saudável, o que é uma contradição com essas propostas de liberação de drogas. O Estado deve, isto sim, oferecer meios de garantir tratamento aos dependentes químicos e das sequelas do uso de drogas, e não adotar políticas que incentivam seu consumo.  

  • resposta

    Não e bem assim, voce praticamente alega que a maconha iria atrapalhar os jovens com um suposto fugilismo da realidade, e nao funciona dessa forma. Nos eua o uso recreativo é cada dia mais comum, o mundo esta em crise e nao e justo voce alegar que nos eua a queda de desenvolvimento social aconteceu devido o aumento do uso. Existem usuarios de todos os tipos e classes sociais no mundo.

    Sua visão e muito conservadora, talvez nao procurou saber bem quais sao os efeitos da maconha e o perfil de seus usuarios. Ja vi doutor, phds e ate medicos usuarios de maconha, nao coloque como se ela fosse apenas uma opçao de fuga da realidade das camadas mais pobres sem citar pelo menos um beneficio da droga. 

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

14 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

15 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

15 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

16 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

17 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

19 horas ago