Categories: Notícia

Nem Santos, Nem Demônios.

No antigo Império Romano, ao conquistar um novo território, a primeira providência não-militar era sempre “aniquilar, subjulgar” sua cultura, pois assim minimizava-se os riscos de futuras rebeliões. A “ideologia” Romana era rapidamente introduzida, com seus valores, símbolos e heróis. Consta que crucificaram Jesus.

Aqui, nós aprendemos desde cedo “o que era bom para os Estados Unidos era bom para o Brasil”. Envergonhados, assistiamos nossa miséria e pobreza, concordando que tudo que “era bom” era “coisa de primeiro Mundo”. Nossos governantes (de então) se esforçavam em exaltar a “teoria da dependência” (que depois soubemos ser mero plágio intelectual) ou “tirar os sapatos” para os Norte-Americanos. Eles são ricos e legais. Nós temos os maiores níveis de desigualdade, com poucos ricos e muitos pobres.

Mas, eis que, este “desequilíbrio” é rompido na América Latina. 2 países na última década ousaram redistribuir renda, investir na qualidade de vida da população mais carente, promover educação, ampliar o acesso ao crédito, etc. Venezuela e Brasil. Chavez e Lula.

Claro que a “nossa” mídia, defensora e representante das “velhas oligarquias”  tratou de “demonizar” a ambos, fazendo-os serem odiados pela parcela da população “incomodada” com a ascensão social dos mais pobres. (O “nossa” foi ironia, ok? Apenas 6 famílias concentram 70% dos meios de comunicação no Brasil) http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-midia-e-os-juizes/

O ódio a Chavez http://www.cartacapital.com.br/internacional/as-elites-brasileiras-detestam-chavez/ e a Lula http://www.blogdacidadania.com.br/2011/05/ibge-explica-por-que-a-elite-odeia-lula/ não precisam de maiores explicações. A gente vê todo dia nos jornais, revistas e na TV. É a tal luta de classes vendida como se fosse “imparcialidade jornalística”.

Agora com a morte de Chavez, Rodrigo Vianna ajuda a “romper o bloqueio midiático” mostrando como melhorou a vida da Venezuela http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/o-maior-legado-de-hugo-chavez-e-uma-historica-revolucao-democratica.html

e também o quanto ele era querido pelo seu povo http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/chavez-a-multidao-vermelha-faz-hstoria.html.

O que mais me chamou a atenção foi ver como o povo venezuelano é politizado e entende as dificuldades que seu país enfrenta. Claro que Chavez enfrentar os “meios de comunicação” e “promover maior participação da população” nas decisões nacionais, foi fundamental para isso. Assim como nós, brasileiros, os venezuelanos se orgulham do país que estão construindo. As “elites subservientes” aos gringos foram derrotadas pelo povo.

Até o Los Angeles Times já percebeu que a mídia está “descontrolada em sua “Cruzada demonizadora de Lula e Dilmahttp://saraiva13.blogspot.com.br/2013/03/imprensa-brasileira-vira-caso-para.html.  A direita e o PIG já foram para o “tudo ou nada”, para o confronto aberto, com vistas a 2014.

Tomara que fiquem com o “nada”. Assim, Dilma reeleita poderá, no segundo Mandato, finalmente promover a “Reforma Política” e “Regulamentar” as comunicações no país com uma “Lei dos Meios”.  Isso será o “tudo” para nós. De bom, claro.

Redação

Redação

Recent Posts

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

5 minutos ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

18 minutos ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

1 hora ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

2 horas ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

2 horas ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

2 horas ago