Categories: Notícia

Os ministros de Dilma e Lula

Desculpe, Nassif, mas discordo de toda a sua análise.

Inicialmente, não dá para comparar JK e Lula com nenhum outro presidente dos últimos 50 anos.

O carisma deles é algo extremamente difícil de ser encontrado.

Ainda assim, Lula teve o reconhecimento recorde de popularidade, além do carisma, as políticas de inclusão. Não devemos esquecer que Lula sofreu também intenso bombardeio.

Lula governou da mesmíssima forma de Dilma em relação às composições de governos, e essa orientação não vem do indivíduo e sim do grupo político do PT. Se formos buscar a composição dos ministros de Lula também encontraremos nomes semelhantes e que também causaram fissuras. Cito um nome de peso, apenas para provocar outros comentaristas, o de Waldir Pires que terminou sendo derrubado.

O fato é que a politica social de Lula como elemento de melhoria social se esgotou, e mesmo que Lula fosse o atual mandatário ele teria as mesmas dificuldades de Dilma. O Brasil chegou onde podia “comendo pelas beiradas” para utilizar um jargão do próprio Lula.

A política de Dilma e a de Lula seguem orientação partidária, aliás neste sentido Lula provavelmente é mais disciplinado ainda do que Dilma e o que sobrou para Dilma em seu primeiro mandado foi exatamente tocar as obras de infraestrutura o seu governo tem feito com sucesso.

O próximo governo dela, e já está claramente traçado ao se observar as últimas notas e posicionamentos tanto do PT como da presidenta, será fazer as reformas estruturantes, que é uma condição sine qua non de se continuar o avanço do país.

Isso quer dizer uma reforma tributária e fiscal ( que já vem sendo timidamente feita com as desonerações) que modifique o atual modelo de tributação regressiva para progressiva para que o Estado continue arrecadando mesmo desonerando e redistribuindo de forma mais justa a cobrança deles. Uma reforma política para que as forças de pressão se equilibrem entre a população e os agentes financiadores de campanha. Essas são orientações partidárias e não individuais de Lula ou Dilma, repito.

Nassif ciita para tentar demonstrar uma diferenciação de pressões e suas consequências; “Lula tinha vários “operadores”: Antônio Pallocci junto ao setor privado, Gilberto Carvalho junto aos movimentos sociais, José Dirceu “, ora, Nassif, exatamente Pallocci e Dirceu defenestrados pela mídia? Logo Gilberto Carvalho que continua no mesmo posto no governo Dilma?

Ninguém, absolutamente ninguém, mesmo aqueles que criticam a comunicação do governo Dilma poderá apresentar diferenças entre o seu governo e o de Lula neste quesito.

Sobre a pretensa diferença de poder de Lula e Dilma será que esquecemos que durante o tempo que Dirceu estava no Ministério de  Lula era dito que ele era o real mandatário do governo? E a escolha de Henrique Meirelles para um cargo essencial e diferencial entre uma política desenvolvimentista defendida pelo PTe  a “crescencionista” defendida pela oposição?

O fato, Nassif, é que nãos e trata ou se tratou de um governo Lula ou Dilma, o governo se se puder especificar é governo do PT vem sofrendo bombardeio diário e é claro que isso provocaria um dia uim desgaste, independentemente de ser conhecido historicamente que todos os longos governos pelo muindo entra no que o estudiosos denominam “fadiga de governo” .

Sobre os nomes dos ministros, não podemos esquecer que os nomes deles nos governos Lula vinham majoritariamente da classe política e que a mudança desse perfil surgiu à partir dos vários escândalos , criados ou não, pela imprensa envolvendo os nomes dos ministros políticos, que continuou além da derrubada de Pallocci e Dirceu.  A opção por ministros técnicos surgiu daí. Haveria outra condição diferente, pergunto?

Comentário ao Post “Para entender o desgaste do governo Dilma”

 

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

13 horas ago