Categories: NotíciaPolítica

Pesquisa Datafolha… ou como o blog já dizia

Finalmente a Folha de São Paulo divulga a série de dados sobre intenção de voto que confirma: Aécio Neves despenca. Aliás, como este blog já dizia, desde dezembro do ano passado.

Um adendo necessário

Antes de comentar os resultados da pesquisa Datafolha publicada pela Folha de São Paulo em 20 de março de 2016 (aqui e aqui), cabe chamar atenção para um aspecto:

a pesquisa foi feita entre 17 e 18 de março de 2016, ou seja, captou os efeitos das grandes manifestações contra o governo de domingo e a chamada às ruas do Jornal Nacional de quarta, mas não teve tempo para captar os efeitos das manifestações de sexta, 18 de março, quando o PT e movimentos sociais botaram o povo na rua e inundaram a Avenida Paulista de vermelho.

Inevitável o sentimento de malícia. Sinto, pelo muito que prezo o Instituto Datafolha.

E isso deve ser considerado nas análises dos dados.

Aécio mais abaixo ainda

No cenário 1, enfrentando Marina e Aécio Neves, pela primeira vez, Lula não disputaria o segundo turno das eleições. Fica em terceiro com 17% das intenções de voto.

Um cenário favorável à oposição? De modo algum.

Lula esteve sob fogo nas duas semanas anteriores, chegou a ser levado sob vara para depor na Polícia Federal, foi pedida sua prisão preventiva, houve grandes manifestações contra o governo, a Lava Jato divulgou áudio de suas conversas particulares e pessoas simplesmente vestidas de vermelho eram caçadas nas ruas.

Pois bem, em cenário desse grau de intimidação ao petismo, Marina ficou estacionada na margem de erro com 21% das intenções de voto. E Aécio continua sua marcha batida para o fundo do poço, desceu para 19%. Na margem de erro empata com Lula. Não vejo como possa reverter a tendência. Se as pesquisa fosse feita na semana seguinte, não seria de espantar que Lula já o tivesse ultrapassado.

Ninguém e o salvador da Pátria

O candidato mais competitivo é o do grupo dos “votos em branco, nulos e não sabe” com 24%. Reforçando a ideia de que todo o golpismo está levando os eleitores a um desencanto com a política. Cenário ideal para o surgimento de um salvador da Pátria. Mas não será Moro, Ciro Gomes ou Bolsonaro. Nenhum deles passa de 8% das intenções de voto. Interessante que não tenham aventado o nome de Joaquim Barbosa.

Os tucanos não existem

No cenário 2, com Alckmin no lugar de Aécio, não há mudanças. Lula sofre os efeitos já citados, mas o cenário não se altera, disputaria o segundo turno com Marina. Alckmin em nenhum momento participou das eleições.

Há um cenário bastante interessante. É aquele em que todos os tucanos, Aécio, Alckmin e Serra disputam entre si e contra Marina e Lula. Dá Marina e Lula no segundo turno. Os tucanos tiram votos deles próprios. Considerando a divisão do PSDB paulista, esse é um cenário que deve preocupar muita gente.

Dilma, continua ruim e péssimo. Boa notícia.

A aprovação de Dilma sofreu uma reversão da pequena tendência de melhora que vinha apresentando nas duas últimas pesquisas. Seu índice de “ruim e péssimo” foi a 69%. Ocorreu uma redução de 4 pontos percentuais dos que haviam considerado anteriormente o governo como regular. Com a forte campanha midiática contrária, outra coisa não era de se esperar. Porém, o índice já esteve em 71% em agosto de 2015. Nas atuais circunstâncias, uma boa notícia para Dilma.

O impeachment ganha força

As forças de oposição tem atacado o governo em três frentes, a Lava Jato, o impeachment e a cassação do mandato Dilma – Temer no STE. A solução TSE aparecia como a mais forma mais “democrática” de golpe porque seria seguida de uma nova eleição e a conciliação da nação.

Porém, com a débâcle tucana e a resistência de Lula nas frentes da Lava Jato, que precisaria prendê-lo, e nas pesquisas eleitorais, que precisariam inviabiliza-lo, a solução do impeachment com Temer presidente parece ser a mais viável.

Por ironia, Temer aparece nas pesquisas com 1% das intenções de voto. Atrás de Luciana Genro do PSOL e Eduardo Jorge do PV.

Como seria um futuro governo Temer? 60% dos que responderam a pesquisa Datafolha consideram que seria tão ruim ou pior do que o de Dilma.

Resumo da ópera

O último que sair apague a luz.

 

PS: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia apoia o Movimento Golpe Nunca Mais.

Redação

Redação

View Comments

  • Faltou mostrar um "detalhe" importante que a pesquisa revela:
     Genial: a Folha tucana revela – sem querer – que Moro é do PSDB 

    por Rodrigo Vianna

    O alerta veio pelo twitter de Alvaro Larangeira: @larangeira.

    O inconsciente falou mais alto entre os redatores da Folha? Ou teria sido uma mensagem cifrada, passada por um jornalista rebelde?

    Na pesquisa eleitoral (em que, sofregamente, ajuda a embalar o impeachment) divulgada neste fim-de-semana pela Folha, aparecem simulações eleitorais com vistas a 2018. Numa delas, a Folha resolveu testar um cenário com “os três tucanos”: Aécio, Serra e … Moro!

    Finalmente, alguém disse a verdade: Moro é PSDB. E o PSDB é Moro.

    Viva a Justiça brasileira: imparcial, impoluta.

    Viva o juiz das camisas negras, agora filiado oficialmente ao PSDB.

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/geral/genial-a-folha-tucana-lanca-moro-pelo-psdb/

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

7 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

9 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago