Notícia

Petrobras poderia reduzir preço dos combustíveis no curto prazo sem sofrer prejuízos, diz Gabrielli ao GGN

O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse em entrevista exclusiva ao canal TV GGN [assista abaixo] que “há espaço, no curto prazo, para que a Petrobras reduza seus preços”.

Nesta semana, o presidente Lula concordou com a reoneração dos combustíveis com os impostos federais. Além disso, o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, confirmou que a petroleira eventualmente deixará de usar o PPI como “único parâmetro” definidor dos preços dos combustíveis.

Segundo Gabrielle, o impacto imediato da reoneração sobre os combustíveis poderia ser “nulo” ou mínimo sobre o bolso do consumidor brasileiro, se a Petrobras seguisse a atual tendência internacional de redução dos preços dos combustíveis.

“Nos últimos 30 dias no mercado americano, o preço da gasolina está caindo. O diesel está caindo menos. É questão sazonal, provável que tudo volte a subir. Mas existe, neste momento, uma margem de redução do preço internacional da gasolina e do diesel e, portanto, há espaço para que a Petrobras, na área do refino, reduza seu preço sem prejuízos”, disse Gabrielli.

“Se houver aumento do imposto e a Petrobras reduzir seu preço, o efeito liquido sobre o consumidor é nulo ou muito pequeno”, acrescentou o ex-presidente da petroleira.

Na entrevista ao jornalista Luis Nassif, Gabrielli ressalvou que não participa e não pode falar pelo governo Lula, mas como pesquisador da área de petróleo, acredita que o objetivo do presidente será o de tentar “dar uma certa estabilização nos preços domésticos” dos combustíveis o quanto antes.

Brasil precisa retomar refinarias, diz Gabrielli

Gabrielli apontou que um desafio que o governo Lula terá de encarar é a questão do refino.

Sob a batuta dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a Petrobras vendeu algumas e abandonou outras refinarias que vinha construindo nos últimos anos. Sem investimentos para ampliar a capacidade de refino, que já está “no limite”, o Brasil está fadado a ter problemas de abastecimento em breve.

“Todo País grande que é produtor de petróleo, com consumo interno grande, tende a aumentar seu refino. Nós paramos de investir no refino! Deixamos de construir as refinarias que estavam previstas. Um dos efeitos da Lava Jato foi paralisar a construção das refinarias”, lembrou Gabrielli.

“Hoje temos importação de cerca de 30% do diesel, cerca de 30% de GLP e em torno de 15% a 20% da gasolina. Essa importação decorre do fato de que nossas refinarias estão no limite de produção. Se nós voltamos a crescer na economia brasileira, como se espera, nós vamos ter um apagão de combustíveis daqui 1 ou 2 anos”, avisou.

Assista a entrevista completa abaixo:

Leia também:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Dilma rifou Gabrielli, empossou Graça Foster, que fez de tudo para destruir a credibilidade de Gabrielli e da própria empresa. Não a defendeu dos ataques que sofria. Mas Nassif até este momento não comentou a tentativa de golpe perpetrada por Alexandre no MME.

  • No clássico O mágico de Oz, o momento de ver as maravilhas da cidade de Oz é precedido pela colocação de óculos com lentes verdes. Desta feita, TUDO em OZ é ... Verde.
    Esse momento é surreal e mostra como desejamos viver em uma cidade das Esmeraldas. Mas o que realmente me incomoda são os palpiteiros de plantão. Eles estão por aí, espalhados como fumaça de um incêndio. Na política e na econômia são pródigos.
    Senhores no auge de suas APOSENTADORIAS e que magicamente viram palpiteiros oficiais. Alguns com mais de 70 e poucos anos de idade e que quando estiveram frente a seus cargos fizeram pilhas de erros. Alguns destes palpiteiros são "comentaristas" e em sua poltrona game (of thone), acreditem feita de madeira, vomitam comentários saudosos de tempos de outrora.

    Doidim para arrumar uma boquinha de conselheiro do Rei! Faz o trabalho
    até de graça né? Sonhando pelo dia em que falem apenas nos autos.

    Na síntese do populacho expressado pelo Datena: É só no nosso né?!

Recent Posts

Rio Guaíba pode ter nova cheia esta semana, inundação atingiria mais áreas

O Rio Guaíba voltou a superar os níveis da enchente histórica de 1941, atingindo 4,78…

13 minutos ago

Parte da rede de saúde gaúcha precisa ser totalmente reconstruída

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que UBS's, postos de saúde e até hospitais dificilmente…

38 minutos ago

Manifestações pelo cessar-fogo crescem em Israel: “Libertem os reféns e acabem com a guerra”

Familiares de reféns estão convencendo a opinião pública de que apenas um acordo pelo fim…

43 minutos ago

A fragilidade de Roca Sales e Porto Alegre ensinada por Sartre, por Tarso Genro

Sartre se referia à categoria da “fragilidade” quando se indagava sobre os absurdos da destruição,…

47 minutos ago

Tremores sentidos na Serra Gaúcha não oferecem riscos à população

Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o tremor foi causado pela acomodação de camadas…

2 horas ago

Quando a ideologia capitalista é a matriz de gestores, por Francisco Celso Calmon

Solidariedade não é passividade e nem imobilidade quanto às causas e os responsáveis da falta…

3 horas ago