Categories: Notícia

Por tabela, Aécio estará fazendo um bem para a democracia.

 

Por tabela, Aécio estará fazendo um bem para a democracia.

 

O mal que FHC faz ao PSDB não tem mensuração. Quem acompanhou a criação do partido dos tucanos sabe: ele tinha um viés esquerdista. Nos anos 80 e começo dos 90 havia certa simpatia entre o PT e o PSDB. Os tucanos eram o que o PT é hoje. Progressista moderado. Porém, bastou Fernando Henrique Cardoso ser eleito presidente para a coisa degringolar. O poder corrompe, e a vaidade atrapalha. E ninguém mais vaidoso que o próprio.

Isso se percebe com a imposição de Aécio Neves como presidente do partido e o lançamento, prematuro, do mesmo a candidato à presidência da república. FHC nunca engoliu o fato de José Serra e Geraldo Alckmin esconderem os feitos de seu governo durante as campanhas fracassadas de 2002, 2006 e 2010.

Aécio Neves não é um líder natural. E nem a pessoa mais gabaritada dentro a agremiação. O seu discurso de posse, cheio de chavões e de mesmice, traduz bem o fraco perfil do senador. Um playboy da zona sul do Rio. Ou como os próprios correligionários dizem: o mais carioca dos mineiros.

O tucanato paulista ainda não digeriu bem o senador mineiro. E dão claros sinais do descontentamento e desconfiança quanto à escolha. Geraldo, pra variar, desconversa quando perguntado sobre a candidatura do Aécio. Nem lá, nem cá.

Serra é um caso à parte. Não disfarça a sua raiva. Ele quer ser o candidato. O que fez então para mostrar a sua insatisfação? Chegou atrasado à convenção mais importante do PSDB. A que escolheria o comandante do partido. Só isso. Os caciques já estavam sentados quando ele entrou. Foi aplaudido de pé pelos militantes, óbvio. O recado estava dado. Roubou a cena da principal estrela. Para o bom entendedor meio atraso basta.

Aí foi a vez de Fernando Henrique fulminá-lo com olhar nada amistoso. Enquanto os oradores repetiam a palavra união o que se via era um racha dentro da cúpula.  Nada está decidido.

Aécio até que se esforça para conseguir o apoio dos serristas, geraldistas e outros. Tenta ser simpático. Distribuiu cargos importantes para estas facções. Elogia. Tudo para conquistar aliados. Um fisiologista barato e um péssimo ator. Soa falso.

Então, por que FHC escolheu alguém sem brilho próprio? Sem carisma? Que está sendo fabricado pela mídia? Que irá provocar disputas internas e possíveis debandadas? E por que Cardoso está disposto a encarar um briga desgastante dentro do partido?

É difícil entender. Fernando Henrique parece um daqueles sujeitos sem ideia própria, mas que sabe como poucos aproveitar as oportunidades. Lula apoiou o novo, fez a presidenta e o prefeito de São Paulo. FHC concluiu que o caminho é este. Talvez seja.

Acontece que seu narcisismo não o deixa ver mais longe. Além do novo, o ex-presidente Fernando quis alguém que o enaltecesse. Que mostrasse que as medidas suas foram corretas. Privatizações foram tudo de bom. Que ele é o pai da estabilidade econômica. E que é o avô do bolsa-família, do fome zero. E bisavô da inclusão social. Que se o país está na situação que está é por sua causa. E exclusivamente sua.

O instituto Fernando Henrique Cardoso prepara uma “carta aos brasileiros” relatando seus feitos.

Será um tiro no pé. Não foi atoa que Alckmin e Serra preferiram se afastar do legado Fernando Henrique Cardoso. Eles sabiam que de outra forma não chegariam nem ao segundo turno.

Para o amadurecimento democrático será ótimo. Finalmente, se tudo se confirmar, teremos um debate proveitoso. Saberemos como se deu a venda da Vale, das telefônicas. Da quase venda da Petrobras. Da chamada privataria tucana. Do ostracismo e da idiotificação imposto a Itamar Franco. Do Real.

Pode ser o fim do PSDB como grande partido da oposição. Por causa da vaidade de um homem. É um preço alto.

Torço para que Aécio consiga ser o candidato, e siga nessa linha de engrandecimento do tucano mor, pois, mesmo sem ter noção, ele estará fazendo um bem para o país.

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

7 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

9 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago