Presidente da Casa da Moeda muda comitê para nomear amigo como diretor

Jornal GGN – Em um governo onde teoricamente se defendeu o combate à corrupção, os casos de favorecimento têm sido bastante frequentes. A bola da vez é a Casa da Moeda, onde o presidente destituiu o comitê de eligibilidade para garantir a eleição de um amigo para o cargo de diretor, com salário superior a R$ 40 mil mensais.

O presidente da estatal, Eduardo Zimmer Sampaio, trocou os integrantes do comitê de elegibilidade que, inclusive, já reviram decisões anteriores que permitiram a Zimmer compor sua equipe, como aponta o jornal Folha de São Paulo.

Um dos integrantes é o administrador Saudir Luiz Filimberti, dono de uma empresa de transporte e ex-diretor do Detran do Rio Grande do Sul. Seu nome foi inicialmente rejeitado pelo comitê que avaliava o currículo dos indicados à diretoria da Casa da Moeda por “ausência de preenchimento dos requisitos”.

Zimmer foi aprovado no mesmo dia, e já consultou o departamento jurídico da companhia sobre a possibilidade de destituição do comitê de elegibilidade. Com a autorização da medida, os integrantes do comitê foram trocados na segunda quinzena de junho.

Desta forma, Zimmer indicou seu atual chefe de gabinete e a superintendente de Recursos Humanos. E esse novo comitê aprovou a nomeação de Filimberti no dia 26 de junho.

Transferido para o Rio de Janeiro em julho, Filmberti dividiu com Zimmer uma casa no Condomínio Vivendas da Barra, localizado na Barra da Tijuca, até o mês de dezembro. O condomínio é o mesmo do presidente Jair Bolsonaro.

A Casa da Moeda é responsável pela fabricação de cédulas e moedas, passaportes e selos de rastreamento de produtos como cigarros e bebidas desde sua fundação, em 1694, e foi incluída no plano de privatização do governo Bolsonaro em outubro de 2019.

Redação

Redação

View Comments

  • Rapaz, veio-me uma premonição assaz intrigante agora, quando da informação de que o presidente da casa da moeda e seu amigo comitê habitaram as Vivendas da Barra Pesada.
    Olha que coisa legal poder fazer dinheiro de verdade, sair com ele em camburões feito o tio patinhas e ter a sua própria caixa forte com proteção policial pública.
    Junte-se dinheiro fácil, mais armas de grosso calibre e munições, mais milícias, mais impunidade e mais amizades no alto escalão e temos um governo "sem corrupção" contra "tudo isso que taí", com as bênçãos do senhor.

Recent Posts

Sim, Eduardo Leite já sabia, por Matheus Gomes

Os desastres são naturais, as tragédias não. Nessa hora eles tentam encobrir a inação, a…

15 minutos ago

Como doar e ajudar as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul

Autoridades alertam para perfis fakes e golpes aplicados. Confira os lugares confiáveis para fazer a…

54 minutos ago

Correios amplia pontos de doações ao Rio Grande do Sul em mais 5 estados e DF

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal também começam a…

1 hora ago

Brasil registra 4,4 milhões de casos prováveis de dengue

Número de mortes confirmadas pela doença chegou a 2.246. Desde janeiro, nove Estados e o…

2 horas ago

Haddad se encanta com o neoliberalismo, por Fernando Castilho

O ministro já vem se movimentando no sentido de reduzir o déficit da Previdência começando…

2 horas ago

Com previsão de temporal, Inmet alerta “grande perigo” no sul do RS

Subiu para 90 o número de mortos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no estado,…

2 horas ago