Qual tipo de CARTEL que o MINISTÉRIO PÚBLICO está interessado?
Quando tem a chance de aparecer na TV denunciando o cartel das construtoras os membros do Ministério Público fazem fileirinha nas suas mesinhas de denúncia frente aos holofotes da imprensa, agora contra os Cartéis mais comuns como aqueles que prejudicam os consumidores, tais como os dos postos de gasolina que sobem os preços de forma uníssona em cidades brasileiras, ou os Cartéis dos Supermercados, nada é feito.
Uma notícia que saiu na página 9 do jornal Correio do Povo do dia 21/04/2015 mostra claramente como a política de preços é manipulada por estas associações.
Como talvez para alguns a imagem não possibilite uma leitura correta da notícia, ela está reproduzida logo a seguir:
“A queda no preço pago ao produtor de suínos, acentuada desde o início do ano, não teve o mesmo efeito para o consumidor. Conforme a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), o preço do quilo vivo baixou de R$4,10 em dezembro para R$2,70 em abril – uma variação de 35%. Segundo o vice-presidente da entidade, Mauro Gobbi, a redução foi acelerada em fevereiro, em decorrência da quaresma e da greve dos caminhoneiros. Entre os motivos apontados também está o cenário econômico estagnado.
Nos supermercados a variação não foi a mesma. Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a costela suína estava cotada a R$16,92 o quilo em dezembro, chegou a R$18,29 no início do ano e caiu para R$17,61 em abril. Gobbi acredita que, como o preço do boi está alto, o supermercado não tem margem para aumentar o valor da carne bovina e mantém o da carne suína para regular a lucratividade no açougue. “O custo de produção subiu 15% em função da alta do dólar e o preço do suíno vivo caiu”, compara. “Está complicada a situação”, avalia.
….”
Vejam porque políticas de contenção de demanda via diminuição de salários não funcionam no Brasil, simplesmente porque os oligopólios não permitem!
O raciocínio do CARTEL DOS SUPERMERCADOS é simples, o preço que eles compram baixou em 35%, o preço de venda aumentou (de R$16,92 em dezembro para R$17,61 em março), o consumo diminuiu 8%, como a margem aumentou mais de 35% mesmo com a queda do consumo em 8% eles mantêm o preço alto.
A pergunta que se pode ser feita: Por que contra o CARTEL DOS SUPERMERCADOS representado por estas Associações o Ministério Público não faz nada? Evidentemente defender a população contra a formação de CARTÉIS em coisas pequenas como o preço do quilo do porco no supermercado não vai levar a minutos de fama na TV.
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