Categories: Notícia

Suicídio será tema de debate que será realizado pelo CFM

O filme Elena – da diretora brasileira Petra Costa – será tema de debate no Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 3 de dezembro, em Brasília. O longa será exibido para médicos, estudantes e interessados para fomentar a discussão sobre o suicídio, um tema ainda tabu. O debate “Suicídio, é possível prevenir? Um olhar da sociedade” é iniciativa da Comissão de Ações Sociais da entidade que planeja trabalhar o tema em 2015.
Segundo o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser evitado ou reduzido em suas dimensões. “Precisamos de uma sociedade engajada na defesa pela vida e gestores comprometidos com políticas públicas que realmente transformem esse cenário”, defendeu. Para ele, quebrar o tabu do tema salvará muitas vidas. “Estudos e investimentos são essenciais para prevenir a ocorrência deste ato. Mas mais do que isso, queremos trabalhar unidos e saber a opinião da sociedade sobre o tema”.
Dinâmica – A mesa debatedora será constituída por profissionais de diferentes formações, com a finalidade de enriquecer o assunto ainda cercado por preconceitos. Além do presidente do CFM, estão confirmados: Emmanuel Fortes Cavalcanti, psiquiatra, diretor do CFM e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); Ricardo Rezende, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Robert Gellert Paris Júnior, membro do Conselho Diretor do Centro de Valorização à Vida (CVV). O debate será mediado pelo membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Ricardo Paiva.
A participação da plateia, com perguntas, depoimentos e comentários, deverá ampliar a discussão.As inscrições para o evento são gratuitas, mas com o número limitado a 120 participantes. Acesse e garanta sua vaga: www.eventos.cfm.org.br
Cenário – De acordo com dados recém-divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. O Brasil é o oitavo país em número de casos, com 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres.
O relatório da Organização das Nações unidas (ONU) aponta que a falta de abertura para o debate sobre o tema atrapalha o trabalho de prevenção de novos casos. “Aumentar a conscientização e quebrar o tabu é uma das chaves para alguns países progredirem na luta contra esse tipo de morte”, diz o texto.
Elena – Documentário, 2012. Sinopse: Investigar sobre uma pessoa próxima e descobrir no fim do aprendizado um espelho para a própria alma é uma das ideias que Petra Costa desperta em quem assiste ao documentário “Elena”. Criado para falar sobre a irmã mais velha da diretora, que morreu nos Estados Unidos, o longa conta com um só nome, mas retrata mais de uma pessoa.
Uma história de suicídio é tratada de forma sutil e artística para recontar a trajetória de Elena Andrade, uma atriz no início de carreira, que foi tentar a sorte na América do Norte. Petra, a caçula que admirava a irmã, tinha apenas sete anos quando a mudança aconteceu. O documentário conta não só a vida e morte de ELENA, mas como também os desafios para a família lidar com a perda e o assunto “suicídio”.
SERVIÇO:
“Suicídio, é possível prevenir? Um olhar da sociedade”
Debate sobre o filme Elena, de Petra Costa (exibição no evento)
Dia: 3 de dezembro de 2014
Horário: das 14 às 18h
Local: Auditório do CFM – SGAS 915 lote 72. Brasília-DF
Público-alvo: Médicos, estudantes, psicólogos, sociólogos, antropólogos e sociedade
Inscrições: Gratuitas e limitadas em www.eventos.cfm.org.br
Realização: Conselho Federal de Medicina (CFM)
Leia mais, no link
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25181:suicidio-cfm-coloca-tema-em-debate-com-exibicao-do-filme-elena-de-petra-costa&catid=3
Detalhes sobre o filme Elena em
http://www.elenafilme.com/
Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

29 minutos ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

1 hora ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

2 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

3 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

3 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

5 horas ago