Federação Nacional dos Petroleiros pede que Lava Jato seja investigada

Jornal GGN – A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) enviou ofício nesta terça-feira ao Governo Federal, à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e aos ministério da Justiça e das Relações Exteriores pedindo que a Operação Lava Jato seja investigada.
A FNP argumenta que a operação que apura desvios na Petrobras “parece que paralisou seus trabalhos no que concerne a gestão de Pedro Parente” na estatal, dizendo que denúncias relacionadas ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não foram investigadas.
O documento fala em “omissão” da operação em relação a Pedro Parente. Atual presidente da estatal, Parente também ocupou três ministérios durante a gestão FHC e foi  integrante Conselho de Administração da Petrobrás, sendo que respondeu a processos criminais de sindicatos de trabalhadores.

Os petroleiros também criticam o plano de desinvestimentos da estatal, dizendo que Parente está realizando um “feirão” e “vendendo quase tudo sem licitação e a preços vis”.
Leia o ofício na íntegra abaixo:
Enviado por Emanuel Cancella
Ofício da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP
Ao Governo Federal
C/C Ministério da Justiça
C/C Ministério das Relações Exteriores
C/C ao MPF
C/C Polícia Federal
Assunto: Pedido de investigação da Lava Jato na Petrobrás
Prezada(o)s senhora(e)s,
A Operação Lava Jato fez uma investigação na Petrobrás que já dura mais de dois anos. Diretores e gerentes da companhia foram presos e parte do dinheiro roubado, resgatado. A sociedade aplaudiu essas ações, embora desejosa de se passar a limpo em tudo e no país inteiro.
O problema é que a Operação Lava Jato parece que paralisou seus trabalhos no que concerne uma investigação sobre a atuação de Pedro Parente como presidente do Conselho Administrativo da Petrobrás, no período FHC.
A sociedade estranha tal paralisação pois, apesar de inúmeras delações na Lava Jato envolvendo o governo de Fernando Henrique, o ex-presidente não foi investigado. FHC confessou e registrou em seu livro, “Diários da Presidência”, a existência de corrupção na Petrobrás durante o seu governo na Petrobrás.
Todavia, soa mais estranho tal omissão em relação a Pedro Parente, considerando que o mesmo, além de ter sido indicado pelo PSDB, ocupou três ministérios no governo tucano, inclusive foi apelidado de ministro do apagão. Foi também do Conselho de Administração da Petrobrás, tendo respondido a processos criminais de sindicatos de trabalhadores.
O juiz Sérgio Moro chegou a revelar, na imprensa, que tem um acordo com o governo estadunidense sobre a Petrobrás, porém, não iria revelar o conteúdo. Já que o juiz Moro não fala sobre o acordo com os EUA era importante ouvir o governo federal, e os ministérios envolvidos.
Segundo a Revista Exame, Pedro Parente foi consultor externo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e hoje, ele é presidente do conselho administrativo da holding Grupo ABC e está no conselho da RBS e da BMF&Bovespa.
Pedro Parente está realizando um verdadeiro feirão com os ativos da Petrobrás, vendendo quase tudo sem licitação e a preços vis.
Na venda do importante Campo de Carcará, da província do pré-sal, o preço do barril ali existente foi equivalente ao de um refrigerante, quando o preço no mercado internacional, cotado em 19 de dezembro de 2016 em US$ 55,59 o barril.
Parente também vendeu a Liquigás Distribuidora S/A – Gás de Cozinha e Gás a Granel (GLP).
Na região Sudeste, vamos agora ter que pagar para transportar nossos derivados de petróleo, porque toda a malha de dutos mais rica foi torrada na bacia das almas.
Está negociando parte das refinarias, o filé mignon da indústria de petróleo. Ele retirou da Petrobrás setores altamente estratégicos e de geração de mão de obra qualificada, como os setores de gás, biocombustíveis, petroquímico e fertilizantes.
E não tem fim a sanha entreguista e o apetite do Parente por negócios capitalistas, dentro e à frente da Petrobrás, uma empresa que nasceu para ser a redenção econômica do Brasil, fruto do desejo popular de sociedade civil e militar organizada. Ele teve a cara de pau de anunciar a venda da BR, o caixa da Petrobrás.
Os negócios de Parente são tão suspeitos que o TCU mandou suspender a venda de ativos.
Os petroleiros e a sociedade cobram uma ação urgente e eficaz de investigação, apuração e punição, da Lava Jato, na gestão de Pedro Parente na Petrobrás.
Redação

Redação

View Comments

  • A Fraude a Jato tem outro propósito

    Quanta 'inocência' desse Emanuel Cancela. Esta carta parece ter sido escrita por Poliana. a Fruade a Jato JAMAIS teve ou tem o propósito de investigar corrupção.

    O ingênuo envia a carta às raposas que estão à espreita, trucidando os galináceos como ele.

    Nunca vi tanta ingenuidade.

    • Tem razão.

      A atuação da outrora poderosa FUPE tem sído pífia diante da destruição que a farsa a jato tem imposto ao patrimônio que seus representados construíram.

      Estão calados ou intimidados como esteve o PT desde os primeiros sinais de utilização das técnicas de LAWFARE praticadas contra o partido pelas bandas podres dominantes no judiciário corrupto desde 2005. O PT foi para o governo com seus melhores quadros e deixou a administração do partido nas mãos de burocratas medrosos. O Lula chegou a dizer em 2014 que o PT estava afogado no "volume morto" mas os alertas não foram ouvidos. Ressalvando sempre que o colossal arranjo de forças levantadas contra ele não permitiria muitas alternativas e formas de reação e resistência.

    • Nao acho que seja

      Nao acho que seja ingenuidade. Ajuda a constranger as instutiçoes e nos permite mobilizar as pessoas a lutar, inclusive vai na linha da estratégia da defesa do Lula, que é o de mostrar o que todo mundo sabe, que essa operaçao nasceu nos EUA.

  • Esses petroleiros deveriam ir
    Esses petroleiros deveriam ir a Curitiba quebrar o pau na porta do agente da CIA Moro responsável por todo o estrago feito por esses farsantes a Jato. Os demitidos das empresas todos deveriam se juntas e quebrar o cacete lá em Curitiba e no MPF, na PF. Eu faria mais descobriria onde moram cada procurador cada Delegado, o juiz Moro e quebraria o cacete nesses canalhas que não teriam mais um dia de paz e segurança pra viver.

  • Surpreende, tanto quanto o

    Surpreende, tanto quanto o conteúdo, como foi mal escrito o ofício. O sindicato contratou advogados bem fraquinhos, pelo visto.

  • CORRETÍSSIMA INICIATIVA PERSEVERANTE

    Considero dever da cidadania parabenizar a Federação Nacional dos Petroleiros pela corretíssima iniciativa de denunciar com firmeza as gritantes omissões das autoridades (ir) responsáveis acerca dos crimes cometidos contra a Petrobrás durante o desastroso governo FHC e, em especial, nas espoliadoras gestões de Pedro Parente.

    Urge agora agradecer a esta admirável vanguarda do movimento sindical pela coerência e perseverança, pois, apesar da deplorável falta de isenção demonstrada pelos ocupantes de fato dos ministérios da justiça e das relações exteriores, bem como por segmentos do ministério público e da polícia federal, a ampla defesa dos legítimos interesses da nação brasileira deve continuar a ser buscada junto às devidas instituições nacionais.

    E cabe à militância consciente dos deveres da cidadania somar esforços para agregar os setores excluídos e iludidos da sociedade à construção coletiva de alternativas políticas capazes de defender a democracia através do uso dos meios democráticos, com vistas à reversão dos retrocessos em 2018, com base na viabilização de maioria parlamentar apta a embasar a governabilidade de um mandato popular, que tenha real compromisso com o urgente resgate da legalidade constitucional, com a ampliação dos direitos sociais e com a estruturação de um futuro mais digno, sustentável e inclusivo.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

9 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

9 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

9 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

10 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

11 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

11 horas ago