Categories: Política

A desintegração fútil do PSDB e a crise ideológica do PT, por Jânio

Folha de S.Paulo – Janio de Freitas: As ideias sumidas – 26/04/2011

JANIO DE FREITAS

As ideias sumidas


O PSDB está em crise, mas em nenhum momento sua posição ideológica foi posta em questão



O COMENTÁRIO DE LULA que identifica no PSDB uma “crise de identidade ideológica” é incorreto em relação ao PSDB. Parece resultado de um desvio ótico do ex-presidente. O único problema que o PSDB não demonstra é o de falta de coerência ideológica. Esse mal é visível no PT, é o que nele esquenta as tantas correntes e confrontações internas, por mais que os petistas procurem não as tornar públicas.

O PSDB discute a absorção do DEM, ideia lógica que não provoca entusiasmo de um lado nem do outro, dadas as disputas regionais. Mas por si só indica a permanência da definição ideológica concretizada quando o candidato Fernando Henrique Cardoso aliou-se ao PFL/DEM e deu-lhe a Vice-Presidência. Ruptura com tudo o que houvesse ainda de ideologia social-democrata, como seu governo confirmaria, sem concessão alguma às ideias da origem.

O PSDB está em crise, mas em nenhum momento sua posição ideológica foi posta em questão. Nem sequer quando José Serra precisava buscar um sentido para sua candidatura amorfa. O PSDB limitou-se a aceitar a crise como o desenrolar de um definhamento, agora já de uma desintegração fútil, idêntica às dos pequenos partidos. Nada de dissonância ideológica.

A primeira iniciativa de debate da situação do partido foi o recente artigo-manifesto de Fernando Henrique. Os correligionários responderam com a inércia, para não dizer com descaso. No longo texto, de qualquer modo, não se vislumbram críticas ou propostas relativas à identidade ideológica do PSDB.

O que pareceria uma introdução ao tema eram apenas considerações sobre táticas eleitorais. Na essência, de confirmação, e não de reavaliações, da fisionomia ideológica do partido. Nisso incorrendo até no escorregão, costume do autor, do “povão” à margem do eleitorado a ser pretendido pelo PSDB.

São vários os fatores de desestabilização do partido, menos ou mais expostos. Um dos mais importantes, senão o mais, é o enfraquecimento, na política, dos peessedebistas de São Paulo em um partido substancialmente paulista. Fora da corrente paulista, e com a exceção recente de Aécio Neves, peessedebistas só obtiveram realce no partido se associados ao grupo dominante, como prestador de serviços. Hoje o PSDB é um partido povoado, porém vazio.

Pelo lado externo, os peessedebistas sofreram perda ponderável do seu eleitorado, com a abertura feita por parte da classe média para aceitar Lula, depois aplaudir seu governo e prosseguir com Dilma, já o provam as pesquisas.

O PT, por sua vez, tem quantidade excessiva de faces. Absorveu, pelo silêncio contrariado ou não, a apropriação feita por Lula de pedaços ideológicos do PSDB, explicitados pelos dois em suas políticas econômicas. E apropriação de modos do PMDB, e do PP malufista hoje PR, e do que mais passasse ao alcance de suas ofertas e dádivas. No outro prato, políticas assistencialistas a que o petismo sempre se opôs por motivos ideológicos. Pelo lado de dentro, desde corrente paloccista a correntes que falam em socialismo, e, falando ou não, justificando todo o contrário. Táticas, dizem. Mas identidade ideológica, não.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Tragédia no RS revela falta de coordenação e falência dos serviços básicos, diz Fernanda Melchionna ao GGN

Deputada foi a única parlamentar gaúcha a destinar emendas para o Rio Grande do Sul…

9 minutos ago

IPCA fecha março em 0,38%, menor índice para o mês desde 2021

Alta de alimentos e remédios puxam inflação oficial no período; variação acumulada em 12 meses…

37 minutos ago

A importância estratégica da IDA do Grupo Banco Mundial, por Marcos Chiliatto

A IDA é importante por ser a principal instituição de financiamento subsidiado para os países…

1 hora ago

‘TV GGN Justiça’ debate como equacionar as dívidas dos gaúchos que perderam tudo nas enchentes

Programa no canal do GGN no Youtube analisa formas de renegociação de dívidas e o…

2 horas ago

“Silêncio diante de 35 mil mortos em Gaza deveria envergonhar a humanidade”

Durante a Conferência Global Anti-Apartheid, em Joanesburgo, Naledi Pandor defendeu ação sul-africana contra Israel

3 horas ago

Como tecnologias digitais e IA estão ajudando na tragédia do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, iniciativas digitais usam gigantescas bases de dados e Inteligência Artificial…

3 horas ago