Categories: EleiçõesPolítica

As alianças do 2º turno e as eleições de 2014

Por Marco Antonio L.

Do Estadão

Eleição de 2014 baliza alianças em São Paulo

Cenário do 2º turno mostra polarização entre PSDB e PT; petistas fortalecem elo com PSD

Por Julia Duailibi, Fernando Gallo e Daniel Bramatti

O 2.º turno no Estado de São Paulo já evidencia uma queda de braço entre PT e PSDB pela eleição de 2014, quando o governador tucano Geraldo Alckmin e a presidente petista Dilma Rousseff tentarão se reeleger. O cenário mostra ainda que o PT trabalhou para fortalecer aliança com o PSD, de Gilberto Kassab, hoje adversário na eleição na capital.

No 1.º turno, o PSD ganhou o apoio dos petistas em 24 cidades pelo Estado. Os tucanos apoiaram candidatos do PSD em 15 municípios. Das seis cidades do interior nas quais o PSDB disputa o 2.º turno, em duas há apoio do PSD: Franca, onde o partido praticamente não existe, e Sorocaba. A legenda de Kassab apoia os petistas em três cidades no 2.º turno. Além disso, PT e PSD costuraram parcerias estratégicas. Estão juntos no único município em que o PSD disputa a eleição no domingo, Ribeirão Preto, e na terceira maior cidade do Estado, Campinas. Em Ribeirão, Kassab articulou com o presidente estadual do PT, Edinho Silva, o apoio a prefeita Dárcy Vera.

A eleição de 2014 baliza as alianças em São Paulo. O PT colocou como condição para apoiar outras candidaturas a construção de palanque para Dilma.

Do lado tucano, o governador articula diretamente o apoio a prefeitos que são potenciais aliados em 2014. Recebeu o presidente do PDT, Carlos Lupi, no último dia 10, para amarrar o apoio do partido em Campinas ao seu candidato, Jonas Donizette (PSB). Na terça-feira, conversou com o candidato derrotado do PSB em Franca, Marco Aurélio Ubiali. Conseguiu que a legenda apoiasse o candidato tucano na cidade, Alexandre Ferreira, que tem como adversária a candidata do PP, Delegada Graciela, apoiada pelos petistas.

As articulações entre PT e PSD pelo Estado já pavimentam uma aliança para 2014. Kassab tem hoje interlocução mais frequente com os petistas Edinho Silva e Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, do que com a direção do PSDB estadual, ligado a Alckmin. Com a força que sua legenda ganhou – além de ser hoje a terceira maior bancada no Congresso, o PSD emplacou 494 prefeitos -, Kassab está prestes a embarcar no governo federal.

Seu partido terá um ministério.

O prefeito ensaiou aliança com o PT no 1.º turno na cidade de São Paulo, mas teve de abortar o plano com a entrada de Serra na disputa. Apesar disso, Kassab atuou a favor dos petistas em outras praças importantes, como Belo Horizonte, onde rompeu a aliança com o PSB para apoiar o PT, de Patrus Ananias.

A tendência é que o PSD caminhe com o PT na eleição para o governo estadual em 2014. O Estado apurou que a sigla quer uma das três vagas majoritárias na próxima eleição: governador, vice-governador ou senador.

A aliança entre as duas legendas, no entanto, depende do resultado das urnas no domingo. Embora aliados de Kassab digam que o compromisso com Serra era para 2012, a aproximação com o PT pode ser postergada, caso o tucano vença as eleições. Fortalecido pela vitória, Serra trabalharia para manter o seu grupo unido em torno de Alckmin – o governador e o prefeito não têm boa relação política.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

12 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

34 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

40 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

43 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

1 hora ago