Jornal GGN – O governo federal gastou mais com a campanha de propaganda para lançamento da nota de R$ 200 do que em divulgação de formas de prevenção contra a covid-19, como uso de máscaras e de álcool gel.
Reportagem do jornal O Globo, a partir de dados de pagamentos efetuados pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) em 2020 e 2021, mostra que o gasto de publicidade com a nova nota foi o sexto maior investimento efetuado no ano.
Ao todo, o governo Bolsonaro gastou R$ 18,8 milhões com a propaganda da nova cédula, enquanto a campanha de divulgação de medidas preventivas contra covid-19 custaram R$ 14,4 milhões.
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O valor empenhado no marketing da nova cédula superou inclusive a divulgação de outros temas relevantes, como economia de água e o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Mesmo com todo esse gasto, dados do Sistema de Administração do Meio Circulante mostram que a cédula de R$ 200 responde por 1,11% de todas as notas em circulação no país, abaixo inclusive das notas de R$ 1 em circulação, sendo que tal cédula parou de ser produzida.
A campanha institucional contra a covid-19 recebeu R$ 4,1 milhões a menos que a publicidade com “cuidado precoce”, para onde foram R$ 18,5 milhões de 2020 a 2021.
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