Política

Federação Partidária: PT, PCdoB, PV e PSB definem como atuarão

Jornal GGN – Em torno de Lula, o PT avança na construção de uma Federação Partidária, conceito novo que deve mudar o cenário eleitoral a partir deste ano.

Até agora, o partido conseguiu garantir o apoio do PCdoB, PV e PSB. Diferente da aliança ou coligação, essa forma de organização entre os partidos vai além da disputa eleitoral e permanece durante todo o mandato,

Isso garante maior espaço de voz a partidos menores, que uma Federação ganham mais membros representativos, e formam novos mecanismos de exercer a política, uma vez que essa “aliança” não pode ser desfeita após o resultado eleitoral.

Em coletiva após a reunião, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu que a Federação servirá para dar maior força e unidade, mas que o caráter de cada legenda será preservado.

“A federação vai ser um exercício de unidade política. Ela não pode servir para diminuir o peso político de uma legenda partidária. O PT é o que é pela sua história, pela sua construção, pela sua militância. Não quero que nenhum partido seja diminuído, mas também não dá para permitir que o PT seja diminuído para fazer a composição. O PT não quer hegemonismo”, disse.

Mas além da atuação na prática, no período eleitoral as Federações farão o papel de coligação e, para a disputa à Presidência, significa maior apoio a Lula, assim como a disputas de governos, prefeitos e demais cargos políticos.

Nesta quarta (26), representantes dos 4 partidos avançaram na organização dessa Federação e definiram a participação de cada sigla.

O PT, por ter a maior quantidade de deputados na Câmara, terá mais nomeados a dirigentes: 27 de um total de 50. De forma proporcional, o PSB terá 15 representantes na Federação, e o PCdoB e PV terão 4 cada um.

Os dirigentes dos partidos também decidiram que haverá um rodízio na Presidência do grupo, com o apoio de 3 vices, e que as decisões políticas passarão por votação interna e precisarão do apoio de dois terços dos membros.

Apesar de acertado o apoio a Lula nas eleições 2022, ainda não foram definidos todos apoios da Federação aos palanques estaduais, que ainda gera discordâncias internas.

Redação

Redação

View Comments

  • Acho a Federação da forma como está sendo montada uma iniciativa inovadora com razoável chance de dar certo. "Diminue" de certa forma o absurdo da quantidade de partidos e focaliza melhor os interesses das linhas partidárias. Vamos ver como se configurará na prática.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

10 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

10 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

11 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

11 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

12 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

13 horas ago