Itamaraty quer que diplomatas combatam noção de golpe no exterior

Jornal GGN – O Ministério de Relações Exteriores está orientando os embaixadores brasileiros ao redor do mundo a “combater ativamente” a noção de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff seja na verdade um “golpe”.

O texto, de autoria do gabinete do ministro interino José Serra, explica detalhadamente como os diplomatas devem responder aos questionamentos a respeito dos motivos do impedimento.

“Órgãos de imprensa, acadêmicos e membros da sociedade civil, mas também dirigentes de organismos internacionais e representantes de governos, têm-se manifestado, frequentemente de forma imprópria e mal informada, a respeito do […] processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff”, diz o documento.

“Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência”, orienta.

Da Folha de S. Paulo

Itamaraty instrui diplomatas a combater versão de golpe

Por Patrícia Campos Mello

Embaixadores brasileiros ao redor do mundo receberam nesta terça-feira (24) uma circular instruindo como devem “combater ativamente” as acusações de que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff tenha sido “golpe”.

O documento a que a Folha teve acesso, de autoria do gabinete do ministro José Serra, afirma que “órgãos de imprensa, acadêmicos e membros da sociedade civil, mas também dirigentes de organismos internacionais e representantes de governos, têm-se manifestado, frequentemente de forma imprópria e mal informada, a respeito do […] processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

E, logo depois, completa: “Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência”.

As circulares são usadas para passar informações ou instruções (ordens) a postos no exterior. O texto em questão orienta os diplomatas a esclarecer, “com elementos factuais e jurídicos sólidos, que o processo de impeachment (de Dilma) observa rigorosamente os ditames e ritos previstos na legislação.”

Na circular, que foi recebida com surpresa em alguns postos, são compilados trechos de notas das chancelarias de Venezuela, Cuba, Bolívia e El Salvador, além das secretarias-gerais da Unasul e da OEA, que questionaram a legitimidade do processo de impeachment. Essas já haviam sido rechaçadas por notas duras do Itamaraty no último dia 13 de maio, que caracterizavam os questionamentos como “falsidades”.

“Declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira […] sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil”, diz a circular. “Não é admissível que o processo de impeachment seja assemelhado a ‘manobras’ ou ‘farsas políticas’.”

RESPOSTAS

O texto segue listando quais devem ser as respostas dos diplomatas aos questionamentos, explicando em detalhes os trâmites do processo de impeachment.

“A presidente foi acusada de haver violado regras orçamentárias mediante a abertura de créditos suplementares sem prévia autorização legislativa […] Trata-se de hipótese inconteste de aplicação do rito do impeachment, nos termos da Constituição.”

E conclui dizendo que o processo existe “exatamente para permitir o afastamento de suas funções dos agentes públicos que cometam crimes de responsabilidade”.

Procurado, o Itamaraty disse que não ia comentar.

Em março, após enviar um telegrama a embaixadas alertando para “o risco de golpe”, o diplomata Milton Rondó Filho recebeu uma advertência do Itamaraty. Tratava-se de iniciativa individual de Rondó, sem autorização prévia.

Redação

Redação

View Comments

  • De volta a vaca fria...

    Mintam!

    O RESTO DO MUNDO É BURRO!

    Embaixadores brasileiros, quando olharem para vocês como se voces fossem IDIOTAS, não se preocupem, o Brasil ANTES DO LULA SEMPRE ESTEVE AI, SEMPRE FOI TRATADO ASSIM....

    Tiravam até os SAPATOS!

  • Aproveite

    O Serra vira-latas deveria aproveitar e dizer ao planeta que no Brasil não houve golpe em 1964 e muito menos tortura. Não houve 380 anos de escravidão no Brasil. É tudo mentira. Aproveite e explique como ele, ao lado de Goulart no comício da Central, foi para o Chile, conseguiu escapar da ditadura Pinochet e ir para os EEUU, que o acolheu. Quem pagou suas despesas lá? Logo os EU que apoiaram o golpe que derrubou Goulart. Como ele conseguiu essa proeza? Aproveite e mostre seu diploma de economista, que até hoje ninguém viu. Como ele conseguiu dar aulas de Economia na Unicamp sem diploma. Quem arrumou as coisas para ele? Ah vira-latas, quer tapar o Sol com peneira?

  • çerra

    este fdp tem morrer logo, não tem alternativa para um sujeito que deixa os diretores da CIA enrubescidos com tanta asneira e falta de decoro. 

  • É, aproveitem e divulguem

    É, aproveitem e divulguem mentiras. Todo o resto do mundo é de parvos como o Çerra.

  • sem medo do ridi-culo

    É o parametro çerra do novo vetusto Itamaraty, pagando bem e um apto em Paris melhor Miami, entrego em seguida a Amazônia.

    Somos ou não uma republiqueta de banana de segunda, o Paraguai pode ser o nosso objetivo para resgate da dignidade.

  • Ingenuidade ou burrice do

    Ingenuidade ou burrice do chanceler José Serra pensar que podem manipular, como fazem internamente, a consciência do Mundo? Imaginar que a mídia, tal qual a daqui, tem o rabo, as pernas, o tronco......presos a partidos e estamentos específicos? Que vai apenas assentir com um "Então, é assim Embaixador: não houver realmente golpe" ? Que exercem como seus similares tupiniquins o jornalismo acomodado do tipo "declaratório"? 

    Ah, coitados!

     

  • A partir de agora Michel pode

    A partir de agora Michel pode ficar tranquilo, ao menos com o exterior. O brilhante ministro conseguirá tirar essa impressão errada do mundo todo, não houve golpe. Nossos diplomatas, recebendo essas valiosas orientações, cobrirão todo o planeta, mostrando, com elementos factuais e jurídicos sólidos, que golpe foi a palavra cunhada por bolivarianos e petistas, não passa de esperneio de perdedores, detratando nossa vigorosa democracia. O já referido brilhante ministro, mesmo tendo sido atingido na cabeça, numa certa campanha eleitoral, por um gigantesco OVNI, evidencia com essa atitude sua argucia e inteligência. Basta dar a informação correta aos desinformados jornalistas e autoridades alienígenas, sugerindo inclusive que eles se informem pela nossa grande, honesta e imparcial imprensa, onde tudo poderá ser corretamente esclarecido. Certamente eles aceitarão as explicações e deixarão de pronunciar e escrever os horríveis vocábulos, plot, coup e outros piores. Totalmente recuperada nossa imagem.

  • Coitado do @joseserra_ ...

    Coitado do ... ele está gagá. Acha que controlará a imprensa européia, norte-americana, chinesa e russa como controla a Folha.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

2 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

2 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

3 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

4 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

4 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

5 horas ago