Mario Ferreiro, o fenômeno da esquerda paraguaia

Do Vermelho.org

Paraguai: Para pesquisador, Mario Ferreiro tem chance de vitória

O candidato à presidência do Paraguai, Mario Ferreiro, é um fenômeno dentro da esquerda paraguaia, segundo declarações do diretor de First Análisis, Francisco Capli, uma vez que sua intenção de voto superou até mesmo a de Fernando Lugo em 2008.

Capli indicou que a esquerda nunca obteve estes números, sempre teve entre 6 e 7% com Lugo, porque ele era um desconhecido. Mas, isso muda com a presença de Ferreiro, já que os números foram duplicados com uma intenção de voto em torno de 17%, já que não existe sequer um paraguaio que não o conheça, isso praticamente sem ter sido iniciada a campanha política.

Ele acrescentou que isso se deve principalmente aos anos de trabalho na televisão que Ferreiro tem, e neste sentido, disse também que 15% dos entrevistados não conhecem os candidatos da Associação Nacional (Partido Colorado) Horacio Cartes e Javier Zacarias Irún (25%) e outros 18% não sabem quem é o Candidato Efraim Alegre do Partido Liberal Radical Autentico (Partido Liberal).

“Avança Pais” se inscreve oficialmente

A coligação “Avança País”, que promove a candidatura de Mario Ferreiro à presidência da República nas eleições gerais de abril de 2013, se inscreveu oficialmente na sexta-feira (2) no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

A documentação foi apresentada pelo procurador-geral da Coalizão Avança País, o advogado Adolfo Ferreiro, acompanhado pelo também advogado Enrique Garcia e as principais lideranças dos partidos e movimentos que formam a coligação.

Frente Guasú se fragmenta

Criada para ser uma grande coalizão da esquerda paraguaia, a Frente Guazú se fragmentou com o anúncio da candidatura de Ferreiro antes da decisão do coletivo que ainda não definiu quem será o candidato apoiado pelo grupo.

A possibilidade de o próprio Lugo sair candidato ainda é considerada pela Frente. Um outro grupo sustenta que ele deve encabeçar a lista de candidatos ao Senado, que funciona com o sistema de lista fechada e assim, Lugo poderia garantir a presença da esquerda nesta casa e, consequentemente, a governabilidade.

No último domingo (4), um dos pré-candidatos da Frente Guasú, o senador Sixto Pereira, presidente do Partido Popular Tekojojá , desistiu de sua candidatura, considerando a possibilidade voltar a se candidatar a senador em 2013.

Da Redação do Vermelho,
colaborou Léo Ramirez

 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

2 horas ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

2 horas ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

3 horas ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

3 horas ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

4 horas ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

4 horas ago