Política

Ministro Salomão amplia inquérito do TSE que pode ser o fim da linha para Bolsonaro

Jornal GGN – O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal Eleitoral, ampliou o escopo do inquérito administrativo que apura os ataques de Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e à lisura e garantia do processo eleitoral em 2022.

Agora, a realização dos atos de 7 de Setembro de raiz golpista será investigada como abuso de poder econômico e político, campanha eleitoral antecipada e uso indevido dos meios de comunicação.

De acordo com o TSE, uma das provas juntadas aos autos é um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra cenas do interior de um ônibus supostamente do interior de São Paulo. Nele, um homem distribui dinheiro para os ocupantes do veículo. A verba, de 100 reais, era para alimentação.

O vídeo levantou suspeitas de que o transporte e as roupas e acessórios distribuídos no dia 7 de Setembro também teriam sido financiados por organizações privadas de apoio ao bolsonarismo. “Há também notícias nos grandes veículos de comunicação e redes sociais, que apontam que foram confeccionados bonés e roupas, com a mesma finalidade e com eventual intuito eleitoral, o que pode ainda caracterizar possível campanha eleitoral antecipada”, explicou Salomão.

“Determino a juntada aos autos do respectivo arquivo de vídeo e seu encaminhamento à Policial Federal responsável pelas apurações deste procedimento, com cópia desta decisão, para que seja providenciada sua transcrição e o aprofundamento das investigações junto às pessoas envolvidas, no prazo de 20 dias”, decidiu o ministro.

No dia 7 de Setembro, ao analisar os atos convocados pelo bolsonarismo, o ex-procurador-eleitoral e ex-ministro da Justiça Eugenio Aragão indicou que o inquérito administrativo no TSE pode ser o fim da linha para Bolsonaro.

Isto porque mesmo que o presidente não seja cassado do atual mandato, pode ser declarado inelegível para 2022.

Leia aqui: TSE precisa declarar Bolsonaro inelegível e tirá-lo da eleição de 2022, defende Eugênio Aragão

Com informações do TSE

RECOMENDADO:

Redação

Redação

View Comments

  • Agora, a realização dos atos de 7 de Setembro de raiz golpista será investigada como abuso de poder econômico e político, campanha eleitoral antecipada e uso indevido dos meios de comunicação.

    Perdao, mas tudo isso e muito mais ja estava presente na campanha eleitoral de 2018, exceto a antecipacao. Por que so notaram agora?

    A Empresa Brasileira de Eleicoes so e 100% eficiente quando se trata de julgar a si propria e suas urnas maravilhosas, que nenhuma democracia do mundo quis usar ate hoje...

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

1 hora ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

3 horas ago