Categories: Política

ONU terá sede própria em Brasília

Da Agência Brasil

ONU anuncia sede própria em Brasília

Entrega do primeiro módulo do projeto está prevista para o segundo semestre de 2012

A ONU (Organização das Nações Unidas) terá sede própria em Brasília. Foi lançada nesta quinta-feira (08/12) a pedra fundamental do complexo que irá abrigar agências especializadas, fundos e programas da organização internacional. A ONU tem mais de 60 casas no mundo.

A entrega do primeiro módulo do projeto está prevista para o segundo semestre de 2012 e abrigará inicialmente o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Pnud, o Protocolo de Montreal e o Departamento de Segurança da ONU. O custo da obra está orçado em 5,147 milhões de dólares.

A área total de construção da primeira fase da obra é 3.135 metros qudrados em terreno cedido pelo governo do Distrito Federal no Setor de Embaixadas Norte. Do montante usado no primeiro módulo do complexo, dois terços, 3,3 milhões de dólares são do governo brasileiro e o restante de 1,7 milhão será pago pela ONU.

O coordenador da assessoria Internacional do Distrito Federal, Salviano Guimarães, que estava representando o governador Agnelo, falou sobre a importância da obra. “Esta obra que tem um significado impar para nós porque é uma das poucas sedes da ONU no mundo”.

O coordenador também falou sobre o futuro Parque das Nações Unidas que será construído para abrigar outras agências da ONU, como a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e a OMS (Organização Mundial da Saúde). “Conversando com ele [Jorge Chediek, coordenador do Sistema ONU no Brasil] um pouco antes da cerimônia, fizemos uma proposta que vamos levar para o secretário de Meio Ambiente e ao governador do Distrito Federal para que seja feito o Parque das Nações Unidas em volta dessa obra”.

Para Chediek, a construção da sede no Brasil, demonstra a importância que o país assumiu nos últimos anos no cenário internacional. “A construção dessa casa é também reflexo da proeminência brasileira na cooperação internacional que revela o papel de liderança e a grande capacidade de transferir as experiências e conhecimentos que o país tem demonstrado nos últimos anos por meio da cooperação Sul-Sul”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

9 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

10 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

11 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago