Recado do Nassif: Por que Doria finalmente agiu contra o massacre de Paraisópolis

O colega Fernando Britto já tinha me alertado que o massacre de Paraisopolis era fruto do bolsonarismo de Bolsonaro – não o de Joao Doria jr.

De fato, a morte do sargento Ronaldo Ruas ouriçou a tropa. Era tido como uma espécie de paizão da PM e morreu durante um pancadão no local. De lá para cá, o clima esquentou até chegar na tragédia dos 9 meninos mortos. Seu irmão é político ligado ao bolsonarismo.

Indaguei de um procurador, especializado em direitos humanos, o que poderia ter ocorrido. Segundo ele, foi uma tragédia em que a PM, tradicionalmente violenta, perde o controle.

Agora, a informação de que não havia nenhum oficial comandando a tropa, mas apenas um subtenente, reforça a ideia de uma represália dos bolsominios contra a favela. E foi coisa armada. É incompreensível que uma operação com mais de 30 PMs, sem um oficial comandando, tenha passado em branco.

As duas razoes para, finalmente, Doria demonstrar alguma empatia com a tragédia, se deve a dois fatores:

  1. A infiltração bolsonarista.
  2. A ampla votação que teve na favela, que só foi divulgada dias depois.
  3. A repercussão negativa de sua frieza inicial.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif: alegria em vê-lo postar após a intervenção. Votos de grande recuperação!
    A notícia de que o Sr. Doria teve ampla votação em Paraisópolis é retrato do fracasso do Brasil progressista (mas aqui ressalte-se que é um fenômeno global, não brasileiro. O Vox na Espanha teve expressiva votação em uma das regiões mais pobres da Espanha, a Andaluzia).
    O Wilson Cinegnose tem toda e absoluta razão em afirmar que a esquerda está perdendo de goleada a batalha de comunicação (semiótica).
    Dória e Paraisópolis é um oxímero por definição. E, no entanto, ele foi o mais votado.
    É uma tragédia talvez até maior que a tragédia dos meninos e meninas lá assassinados.

  • Um detalhe: se Dória teve alta votação em Paraisópolis, seus moradores não têm do que reclamar.
    Quem pariu Mateus, que o embale.

  • E se votou em Doria votou em Bolsonaro... Esses anos de PT não foram suficientes para que a população compreendesse o que é luta de classes e a diferença de governos de direita e esquerda. Pecamos com a comunicação e o preço é esse ai.
    Quanto ao Doria nem por um minuto se preocupa com a vida daqueles garotos e o sofrimento das familias. Na concepção dessa gente, essas mortes significam bandidos a menos. No youtube tem o documentario Morumbi versus Paraisopolis. Uma aulinha.

  • Pelo andar da carruagem o transitado em julgado será a voz de prisão do delegado ou do policial : o mundo civilizado tem que condenar Moro por abuso de autoridade e crimes contra a humanidade
    Moro consegue prisão em primeira instância para casos sujeitos ao Tribunal do Júri
    Alguma dúvida de que o próximo passo desse fascinora é a sentença de morte a ser dada pelo policial, que veio com o pomposo nome de excludente de ilicitude pra que a polícia cometa assassinatos impunemente : eis aí o nazismo em nome Deus não é

  • Não era do meu conhecimento que Nassif tinha se submetido a uma intervenção cirúrgica.Meus votos de plena recuperação,aliado ao meu afetuoso abraço.Quanto ao ora "post",o comentário de Anonimo,11/12/2019 at 9:57,é de uma exatidão sublimar.O ego da esquerda latino americana,faz inveja ao Oceano Pacifico,segundo Boaventura de Souza Santos.Esse caso da votação de JD em Paraisópolis é fato gravíssimo que serve a de subsídio a esquerda para abertura de recuperação judicial,a antiga falência pois pois.

  • Na época que o Maluf ganhava eleições em SP dizia-se que ele já era rico e por isso não iria roubar.
    O povinho besta!

  • Penso que foi mais uma ordem, do que um conselho. Na política vale tudo, principalmente para os fantoches, que são serviçais paus mandados da elite dominante e patrocinadora maior de seus passos e de seus destinos. Imagino que mesmo apoiando o desfecho da covarde carnificina, tão repetitiva nos governos de SP, os déspotas do alto comando não quiseram correr o risco de deixar que uma tamanha mancha de sangue ficasse marcada durante toda a campanha do fantoche da vez. Afinal, eu avalio, a indignação e revolta da população foi maior que esperavam e a comemoração teve que ser às escondidas.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

10 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

11 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

11 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

11 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

12 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

13 horas ago