PM vai instalar base móvel na USP

Por foo

De O Globo.com

PM vai instalar base móvel no campus da USP

Base faz parte do convênio assinado entre reitoria e a corporação

SÃO PAULO – A Polícia Militar (PM) de São Paulo vai instalar, até o fim desta semana, uma base móvel no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital paulista. O local inicial onde a base ficará ainda está sendo definido, segundo a assessoria de imprensa da PM.


Na última quarta-feira, alguns estudantes votaram a favor de greve, em protesto contra a presença da PM no campus Eliária Andrade / O Globo

A presença ostensiva de policiais militares no campus foi um dos motivos da invasão da reitoria por estudantes da universidade, no início deste mês. A ocupação do prédio foi o ápice de um protesto estudantil iniciado depois que PMs tentaram deter e levar à delegacia três estudantes que estariam fumando maconha.

A reitoria foi desocupada no fim da madrugada do último dia 8. Mais de 70 estudantes foram detidos e levados para a delegacia. A liberação aconteceu após o pagamento de fiança, fixada em um salário mínimo.

A base móvel a ser instalada até o fim de semana faz parte de um convênio assinado pela reitoria da USP e a Polícia Militar. O acordo foi firmado em setembro após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, ocorrida na noite de 18 de maio. O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.

Uma pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada na edição do domingo do jornal Folha de S.Paulo aponta que 58% dos alunos da Universidade de São Paulo (USP) apóiam a presença da Polícia Militar no campus. Foram ouvidos pelo instituto, na última quarta-feira, alunos de 28 unidades da universidade. O percentual dos que contrários é de 36% – 4% não sabem e 2% responderam indiferente.

O patrulhamento da PM tem maior aprovação dos alunos de exatas (77%), seguido por biológicas (76%) e humanas (40% a favor e 54% contra).

O levantamento aponta, ainda, que na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), cujos alunos tiveram de deixar o prédio da reitoria após a PM cumprir um mandado de reintegração de posse, na manhã da terça-feira, 70% dos estudantes são contrários à presença da PM no campus.

Sobre a invasão da reitoria como forma de protesto contra policiais militares na Cidade Universitária, 73% dos estudantes disseram ser contra. Segundo o Datafolha, 46% dos alunos foram contrários à forma como a PM desocupou a reitoria e 45% disseram ser favoráveis.

A pesquisa aponta, ainda, que 57% dos alunos disseram que a presença da PM no campus não modificou a sensação de insegurança.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

56 minutos ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

1 hora ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

2 horas ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

2 horas ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

3 horas ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

3 horas ago