Brasilianas.org: Brasil tem ambiente favorável às reformas política e tributária

O Brasil vive um momento favorável às reformas política e tributária, de acordo com especialistas que participaram segunda (27) do programa Brasilianas.org da TV Brasil. Para eles, principalmente na reforma política, a mobilização e a politização da sociedade serão fundamentais.
“A reforma do sistema político se fará essencialmente no quadro das instituições existentes, mas só poderá avançar se houver uma intensa participação da sociedade. E como a sociedade manifestou-se pela reforma, mesmo que não apoiando a presidenta Dilma, acredito que poderá ter um avanço considerável”, disse o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Para o doutor em sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each-USP), Wagner Iglecias, “será difícil [a reforma política] passar apenas com o Congresso, vai precisar da sociedade civil, de muita gente mobilizada”. Segundo ele, a reforma deve pensar em uma redução no número de partidos, para cerca de cinco a sete, de médio e grande porte, que representem a maioria dos brasileiros. Atualmente, são 32 partidos em atividade no país. Nestas eleições, 28 elegeram parlamentares.
https://www.youtube.com/watch?v=u3K7YkURVWE width:700 height:394
Na linha contrária a uma grande reforma, a professora de ciências políticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e autora de Democracia ou Reformas? Alternativas Democráticas à Crise Política, Argelina Figueiredo, diz que não vê problemas sérios no sistema político brasileiro. “Tem problemas, mas são problemas que podem ser resolvidos com pequenas reformas. Acho que sempre que a população manifesta-se claramente sobre algo, o Congresso tem respondido”.
Em relação à reforma tributária, o professor de economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Antônio Corrêa de Lacerda, diz que este é um item que precisa entrar na pauta das grandes reformas e que o ambiente é favorável para retomar a questão. “A reforma tributária é essencial não só do aspecto econômico, mas da competitividade. Temos um sistema muito complexo e regressivo em relação à renda das pessoas”.
Na área econômica, Lacerda diz que o governo terá que fortalecer a comunicação com os tomadores de decisão, sejam empresários ou consumidores. Precisará também de “uma equipe bem formada para fazer as correções preservando o essencial”. Ele destaca ainda que os recursos utilizados no primeiro mandato não poderão ser usados de novo, mas que as taxas de emprego atuais, a formação de reservas e o aparato social preservado poderão ser usados para dar um salto de competitividade e produtividade.
De acordo com Garcia, reeleita, a presidenta Dilma Rousseff deverá usar a experiência na campanha e no atual mandato para definir a equipe de trabalho. “Em uma campanha eleitoral, os problemas que uma sociedade tem afloram em um momento de altíssima politização da sociedade e permite vermos com maior clareza e nitidez os problemas que os quatro anos colocaram, mais que isso, que os 12 anos de transformação que o país está passando”.
O programa Brasilianas.org vai ao ar toda segunda-feira, das 20h às 21h, e é comandado pelo jornalista Luís Nassif. O tema de segunda (27) foram os desafios da presidenta reeleita.
Editor Fábio Massalli

View Comments

  • Sobre a situação favorável, o

    Sobre a situação favorável, o Eduardo Alves talvez discorde.

    Mas ali é tudo uma questão de preço. 

  • O problema da correlação de forças

    O problema está na correlação de forças dentro do Congresso Nacional. Se depender do legislativo será um contra reforma política. Agora se houver mobilização popular e ousadia por parte do Planalto talvez seja possível uma reforma política autêntica.

     

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

23 minutos ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

51 minutos ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

1 hora ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

2 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

2 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

3 horas ago