A Cura que vem do Gelo – Tratamento do Câncer de Rim

Por Cesar Camara

Nas últimas décadas médicos e pacientes tem assistido um enorme movimento em saúde pelas técnicas que geram menos desconforto aos pacientes e que mantenham a cura de condições importantes, como os tumores, nos mesmos níveis dos tratamentos considerados clássicos ou Gold Standars.

Especificamente em relação os Rins podemos destacar um tratamento que cada vez mais chama a atenção de médicos e pacientes, a crioablação de tumores renais, que consiste no congelamento de tumores a temperaturas inferiores a  – 40oC utilizando-se apenas punções com agulhas especiais.

A crioablação tem ganhado força porque a maior parte das lesões tumorais renais é pequena ao diagnóstico e pode ser tratada com segurança sem grandes incisões. Dessa forma, pessoas com sérios problemas renais e que precisam do máximo funcionamento de seus rins, aqueles com apenas um rim, pacientes idosos com muitas doenças associadas e mesmo jovens com ainda pequenas lesões podem ser candidatos a essa modalidade de tratamento.

A Crioablação não é nova, mas se remodelou nos últimos 10 anos, passando a oferecer as melhores condições para que cirurgiões possam aplica-la de modo eficiente. Novos dispositivos foram desenvolvidos para controle rigoroso e em tempo real das baixas temperaturas, agulhas para punção tornaram-se mais finas e, portanto, muito menos agressivas e passamos a conhecer melhor a história de pacientes submetidos ao procedimento ao longo desse período.

O mecanismo de destruição das células cancerígenas é bem conhecido: ocorre destruição de proteínas das células e após desorganização de suas membranas elas literalmente explodem, morrendo instantaneamente. Além disso, através de um processo desencadeado pelas baixas temperaturas, ocorre destruição tecidual adicional por ausência de vascularização adequada na área tratada.

Há duas maneira de aplicarmos o probes ou agulhas que promovem o congelamento das células: a via percutânea, na qual o paciente é deitado em uma maca na sala de uma tomografia; e a via laparoscópica, na qual o paciente precisa ser dirigido ao centro cirúrgico para receber as punções. A via Percutânea é um excelente método para os tumores que se expõem da face convexa do rim e a via Laparoscópica é recomendada para tumores na parte anterior, no polo superior do rim ou para tumores profundos no centro do rim. O procedimento em geral é rápido e os pacientes recebem alta em algumas horas  ou no dia seguinte.

Alguns hospitais em São Paulo oferecem esse procedimento há alguns anos e, recentemente, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz capacitou uma equipe no MD Anderson Cancer Center nos EUA para a realização da crioablação em tumores do rim, fígado, de ossos e do pulmão.

por Cesar Camara, urologista do Hospital das Clinicas de Sao Paulo. Possui doutorado em ciencias pela USP

Redação

Redação

View Comments

  • Mais uma esperança. Porém,

    Mais uma esperança. Porém, quanto às causas do aparecimento dos tumores, continuamos no "cigarro".

    • CIGARRO

      Recentemente li artigo de um cientista inglês, onde ele afirma que ESTATISCAMENTE os fumantes contraem mais câncer de pulmão do que os não-fumantes, mas CIENTIFICAMENTE não tem nada provado contra o fumo.

      Por isto e pelo grande prazer que um cigarro me proporciona, continuo PITANDO MEU CIGARRINHO, mesmo depois de ter sido acometido por um câncer de laringe.

      Quem quiser me esconjurar, pode ficar à vontade, mas não vou parar de PITAR.

  • Cura que vem do gelo

    Achei muito interessante e importante a notícia. Tomara a Deus que esse método cure muita gente. Eu inclusive vou tentar ver com meu médico se ele me encaminha ou estuda a respeito dessa metodologia.

     

    Sempre é bom saber de novas tecnologias e o interesse desses Médicos em buscar alternativas

     

    Bianchi

Recent Posts

Rio Guaíba pode ter nova cheia esta semana, inundação atingiria mais áreas

O Rio Guaíba voltou a superar os níveis da enchente histórica de 1941, atingindo 4,78…

44 minutos ago

Parte da rede de saúde gaúcha precisa ser totalmente reconstruída

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que UBS's, postos de saúde e até hospitais dificilmente…

1 hora ago

Manifestações pelo cessar-fogo crescem em Israel: “Libertem os reféns e acabem com a guerra”

Familiares de reféns estão convencendo a opinião pública de que apenas um acordo pelo fim…

1 hora ago

A fragilidade de Roca Sales e Porto Alegre ensinada por Sartre, por Tarso Genro

Sartre se referia à categoria da “fragilidade” quando se indagava sobre os absurdos da destruição,…

1 hora ago

Tremores sentidos na Serra Gaúcha não oferecem riscos à população

Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o tremor foi causado pela acomodação de camadas…

2 horas ago

Quando a ideologia capitalista é a matriz de gestores, por Francisco Celso Calmon

Solidariedade não é passividade e nem imobilidade quanto às causas e os responsáveis da falta…

3 horas ago