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Publicidade em Blogs

Há alguns dias recebi pelo correio uma pequena caixa com os dizeres: A empresa “X” tem um presente para você.  Curiosamente, não havia endereço do remetente. 

Dentro, essa nota de dez reais e um convite para o lançamento de um novo produto. “A empresa X é nota 10”. 

Foi a coisa mais estranha que recebi até agora como correspondência. 

Mantenho um blog há cerca de 4 anos, escrevo com regularidade, sobretudo a respeito da culinária japonesa. Há cerca de dois anos tenho recebido convites para eventos, cursos, palestras. Eventualmente alguma agência entra em contato, com alguma proposta. 

Exemplos de proposta: 

Ceder todo o conteúdo do blog (hoje com 927 post) para uso na internet e intranet a troco de um link na página da empresa. 

Manter uma coluna, com 4 textos mensais no mínimo, a troco de uma porcentagem (não definida) da renda da publicidade. 

Anúncio por 6 meses (que gerariam mais de 1 milhão de visualizações) por R$290,00 pelos período. 

Divulgação a troco de amostras ou kits de produtos. 

6 publieditoriais mais participação em concursos de receitas (com votação popular), mais divulgação em redes sociais durante 6 meses por R$360,00. 

E agora esse convite para cobrir o lançamento de um produto por R$10,00. em uma cidade a 80 km de onde moro. 

Ou seja, as agências querem divulgação gratuita ou pagam um pacote de bolacha. Por outro lado, se os blogs não fossem relevantes, não haveria tanto interesse em divulgar nesse veículo. Então concluo que existem blogueiros que aceitam um pacote de bolacha. 

Outras opções para gerar renda em um blog são ferramentas como o Adsense. 

No caso do Adsense, o ganho é calculado por clique. O autor pode escolher que tipo de produto quer que seja anunciado, bloquear anunciantes, mas o fato é que os ganhos são pequenos, alguns centavos de dólar por clique. Não se recebe nada pelas visualizações geradas. 

No caso do Boo-box, é preciso escolher uma empresa afiliada. O autor só receberá se alguém efetuar uma compra. Ressalto que não é possível saber quem ou quanto esse cliente gastou. Campanhas de curto período são oferecidas. A título de teste, cadastrei uma. Dizem que demoraria 1 dia para a campanha começar a ser veiculada no meu blog e então receberia por clique. Um dia, dois dias e nada. Enquanto isso, foram milhares de visualizações gratuitas para as empresas afiliadas. 

Em outras plataformas, o autor ganha comissão por vendas efetuadas. Novamente entra a questão de quanto foi vendido. Ou seja, aceite o que pagam e não há como contestar. 

Há também a opção de aceitar doações dos leitores. Não espere muito, nada parecido com o filme Julie & Julia aconteceu, não consegui comprar trufas de Alba com as doações. 

Por fim, para quem quer começar um blog, escreva se gosta de escrever. E caso o seu blog tornar-se relevante, arrume paciência para lidar com as propostas que virão. 

 

Redação

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