Categories: Tecnologia

O sistema alternativo de geração de energia na Nigéria

Do EcoDesenvolvimento

Adolescentes nigerianas desenvolvem gerador de energia à base de urina

Quatro adolescentes nigerianas, entre 14 e 15 anos, desenvolveram um sistema alternativo de geração de energia: um gerador que funciona durante seis horas com um litro de urina. O invento, desenvolvido em um trabalho escolar por Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola, foi destaque da Maker Faire Africa 2012, realizado em novembro.

Um botijão de gás, um filtro de água e o dispositivo gerador, produzido a partir de células eletrolíticas, são a receita básica para a confecção do aparelho, que possui um baixo custo de operação.

O dispositivo produz energia ao filtrar a urina, realizando a eletrólise da ureia. O processo funciona da seguinte forma: a urina passa por uma célula eletrolítica, que a divide em moléculas de nitrogênio, hidrogênio e água. Logo depois, os elementos são filtrados novamente e absorvidos por um cilindro, que empurra o hidrogênio para o interior de outro cilindro com líquido. Deste modo, a umidade é retirada e o composto gera eletricidade.

Aplicabilidade

A viabilidade e eficiência do sistema, por se tratar de um trabalho escolar, foram questionadas por alguns especialistas, que viram no alto potencial explosivo do hidrogênio uma séria dificuldade de implantação (uma bomba feita a partir do hidrogênio pode superar 50 vezes a força de uma bomba atômica -como as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki).

Apesar disso, o feito das garotas é admirável. Gerardine Botte, a engenheira química que desenvolveu a eletrólise de urina, destacou que o gerador das jovens é “uma maneira única e elegante de tratar restos de urina” com o benefício de “gerar eletricidade”.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Uma suposição exposta no

    Uma suposição exposta no texto é hilária se não fosse uma trágica tentativa de demonstrar conhecimento e preocupação, com uma argumentação estremamente ignorante. Foi dito no texto acima:

    "A viabilidade e eficiência do sistema, por se tratar de um trabalho escolar, foram questionadas por alguns especialistas, que viram no alto potencial explosivo do hidrogênio uma séria dificuldade de implantação (uma bomba feita a partir do hidrogênio pode superar 50 vezes a força de uma bomba atômica -como as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki)."

    O texto quer se referir a uma bomba fusão nuclear de hidrogênio. Para começar, somente uma estrela é capaz de causar a fusão do hidrogênio simples e transforma-lo em helio com liberação de grande energia. As bombas de hidrogênio que já foram testadas e fabricadas aqui na terra usaram água pesada, que tem em sues hidrogênios um hidrogênio pesado e mais fácil de fazer a fusão, mesmo assim a mera água, não gás hidrogênio, a mera água pesada presica de uma explosão atômica como a que detonou hiroxima para poder acender a ÀGUA PESADA.

    Lembremos que não se encontra água pesada fácil, a maior parte da água que usamos é água normal, com pouquissima água pesada junta. Por isso a bomba de hiroxima não detonou o vapor d'água da atmosfera, pois tinha pouca água pesada.

    Percebem a sacanagem? É da água que se faz a bomba de hidrogênio e mesmo assim não é qualquer água, é a água pesada, somente uma estrela tem poder de fazer o mero gás hidrogênio fazer uma reação de fusão nuclear e gerar o tipo de bomba que o "intiligenti" acima diz poder ser feito com o mero gás hidrogênio que as meninas usam. 

    • Hidrogênio explosivo

      Depois da explicação sobre a bomba de hidrogênio, saindo agora da estrela e voltando para a terra, é muito importante lembrar que células eletrolíticas geralmente produzem os dois gases, hidrogênio e oxigênio, e que para produzir o hidrogênio gasta-se mais energia do que a energia gerada. Mas fica o alerta em relação ao hidrogênio, em hipótese nenhuma podemos armazenar o hidrogênio sem ter total certeza de que ele está com baixíssimo teor de oxigênio, pois se comprimidos juntos H2 e O2, o risco de explosão é muito grande e depdendendo do recipiente, vão várias casas pelos ares. Não tentem isso em casa.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

8 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

8 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

9 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

10 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

10 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

13 horas ago