TSE cobra qualidade de conexão às teles e à Anatel

Com as reclamações relatadas por todos os Tribunais Regionais Eleitorais em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longa distância e transmissão de dados, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, convocou, nesta sexta-feira, 28/09, uma reunião em seu gabinete com o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e representantes da Oi, Telefônica, GVT e Embratel.

À mesa temas relacionados à votação e à apuração dos resultados da eleição do dia 7 de outubro. “Numa eleição informatizada, eventuais falhas podem atrasar ou, de alguma forma, comprometer a celeridade do processo, tanto eleitoral quanto depois da apuração. Por isso eu convoquei tanto a Anatel quanto as operadoras que têm contratos com os TREs para que tomassem consciência e apresentassem um plano de trabalho, o que elas se comprometeram a fazer”, afirmou a ministra.

A precaução, conforme relatou a presidente do TSE, se baseia em falhas que ocorreram recentemente, além de problemas surgidos na ocasião dos registros de candidatura em julho deste ano. “Nossa tentativa é que se previna quanto às eleições, mas considerando os erros que já aconteceram até aqui e que não podem voltar a ocorrer sob pena de responsabilização tanto das operadoras quanto de seus dirigentes”, sustentou a ministra.

Ela destacou ainda que é preciso dar cumprimento aos contratos, uma vez que os responsáveis poderão responder “por tudo o que deixarem de cumprir, omitir e der causa a qualquer dano, tanto específico quanto genérico, para o processo eleitoral”.

De acordo com o presidente da Anatel, João Batista Rezende, a agência vai se reunir novamente com as empresas na proxima semana semana e pedir uma atenção redobrada no dia da eleição. “Nós acreditamos que no dia 7 de outubro não poderá acontecer nenhum imprevisto no processo eleitoral para garantirmos, de fato, uma eleição que seja modelo para o mundo inteiro”, afirmou.

Rezende disse ainda que no dia da eleição haverá um funcionário da Anatel em cada unidade operacional nos Estados à disposição dos TREs para um contato imediato em relação a qualquer ocorrência. Haverá também um representante da agência no TSE durante o horário de votação até o final da apuração dos votos.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31954&sid=8

Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

8 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

8 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

9 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

10 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

10 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

13 horas ago