Por Tatiane Correia

música & televisão

10 prêmios IMPORTANTES do audiovisual

Grammy Awards

Criado em 1959, o prêmio é um reconhecimento aos profissionais da indústria musical, sem levar em conta o sucesso individual. Em 2000 criaram o Grammy Latino.

1

Grammy Latino

A versão latina do Grammy foi criada no ano 2000 como forma de prestigiar a música latina como um todo. Artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso já foram contemplados com as duas premiações.

2

MTV Video Music Awards

Criado na década de 80 para premiar os melhores videoclipes musicais, atualmente a premiação é uma das principais dentro da cultura pop global.

3

People’s Choice Awards

Criado em 1975 nos EUA, é definido pelos fãs e pelo público. A votação é realizada online e reconhece trabalhos na televisão, cinema e na música.

4

Emmy

Criado em 1949, o “Oscar da Televisão” contempla atores, atrizes e programas criados para TV incluindo categorias como jornalismo, programação esportiva e programas fora dos EUA.

5

Globo de Ouro

Entregue desde 1944, o Golden Globe Awards é considerado uma das maiores honrarias destinadas aos profissionais da televisão e do cinema, dentro e fora dos EUA.

6

Tony Awards

Equivalente ao Oscar e ao Golden Globe, o Tony Awards foi criado em 1947 e é a premiação para profissionais do teatro dramático e musicais da Broadway.

7

Pulitzer

Criado em 1907 pela Universidade de Columbia, o Pulitzer é considerado o mais prestigioso prêmio do jornalismo global, e contempla trabalhos dentro da literatura e da composição musical.

8

Prêmio da Música Brasileira

Criado em 1987, a premiação valoriza a produção cultural do país em suas diferentes formas, e premiou artistas de Vinícius de Moraes a Dona Ivone Lara.

9

Prêmio Multishow

Criada pelo canal Multishow em 1994, é considerada a maior cerimônia da música brasileira, com vencedores escolhidos por júri especializado e pelo público.

10

Roteiro: Tatiane Correia   Criação: Cintia Alves Imagens e Gifs: Divulgação/Tenor