União Africana quer ampliar esforços contra Boko Haram

Jornal GGN – A União Africana está solicitando a criação de uma força regional para combater o crescimento do grupo nigeriano Boko Haram. O comissário Nkosazana Dlamini-Zuma falou após o encontro do Conselho de Paz e de Segurança. “O Boko Haram está abusando da crueldade inqualificável, do total desrespeito pelas vidas humanas e da destruição gratuita de bens. Por isso, é recomendado que os países da região sejam autorizados a aumentar a Força Conjunta Multinacional para 7,5 mil homens”, solicitou.

União Africana pede criação de força regional para derrotar Boko Haram

Da Agência Lusa

Para a Agência Brasil

Soldados nigerianos exibem tanque capturado do grupo Boko HaramAgência Lusa/EPA/Tony Nwosu

A União Africana pediu hoje (30) a criação de uma força regional de cinco países, com 7,5 mil integrantes, para combater o aumento de insurgentes do grupo extremista nigeriano Boko Haram.

“O Boko Haram está abusando da crueldade inqualificável, do total desrespeito pelas vidas humanas e da destruição gratuita de bens”, afirmou o comissário da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma. Ele falou após o encontro do Conselho de Paz e de Segurança. “Por isso, é recomendado que os países da região sejam autorizados a aumentar a Força Conjunta Multinacional para 7,5 mil homens”, acrescentou.

Para ele, o Boko Haram é uma ameaça que ultrapassa as fronteiras da Nigéria e a atual crise exige “resposta coletiva, eficaz e decisiva” por parte das nações africanas.

“O terrorismo, em particular a brutalidade dos extremistas do Boko Haram contra o nosso povo, é uma ameaça à nossa segurança e desenvolvimento coletivos”, destacou Nkosazana Dlamini-Zuma, no discurso de abertura da Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia.

O grupo Boko Haram quer instaurar um califado no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.

A República do Chade, que já apelou à formação de uma coligação de países da região contra o grupo extremista, enviou um contingente militar para os Camarões, país que faz fronteira com a Nigéria, para ajudar a combater os ataques do Boko Haram.

A violência do Boko Haram e sua repressão pelas Forças Armadas nigerianas já causaram mais de 13 mil mortes desde 2009 e cerca de 1,5 milhão de refugiados e deslocados.

Matéria alterada para acréscimo de informações

Redação

Redação

View Comments

  • Sem identificar claramente as

    Sem identificar claramente as causas do surgimento e permanência desses psicopatas - que passa inevitavelmente pelo comércio de armas - só vai aumentar a corrida armamentista no sofrido continente africano.

    • Proponho um grupo de estudos

      Proponho um grupo de estudos transversal, que vá a campo realizar coletas de dados socio-antropológicos (sem se importar em tropeçar nos esqueletos dos que foram trucidados por esse psicopatas), tabule os resuldados, discuta-os na ONU, e, depois de laudas e mais laudas de recomendações, futos dos mais sérios debates, o dcoumento final seja - que será produzido em aproximadamente 15 anos - seja entregue ao lider do bando. Esse senhor, naturtalmente, irá ler com todo o cuidado o dcoumento produzido e depois pegá-lo-á e ira usá-lo como tocha para acender o pavio de algum armamento apontado para alguma aldeia remanescente...

      • Tem outra alternativa: criar

        Tem outra alternativa: criar o Boko Haram II; pior ainda que o primeiro. Basta armar até os dentes um outro grupo qualquer para "combater" o primeiro e vê-lo, depois, sair totalmente do controle.

        Eis uma fórmula de comprovado "sucesso".

  • Bem que os ditadores africanos

    que foram beneficiados com o perdão de dívidas bilionárias pelo apedêuta poderiam ajudar nessa...

     

Recent Posts

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

20 minutos ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

30 minutos ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

1 hora ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

2 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

2 horas ago

Tragédia no Rio Grande do Sul reforça a urgência da universalização do saneamento básico

Contato com água contaminada por fezes e sujeiras pode aumentar demanda por atendimento em saúde,…

4 horas ago