Sugestão de leitura: para entender melhor a China

Por Ed Döer
Como China é um tema significativo no momento histórico atual e provavelmente será mais ainda no futuro, vou deixar minha dica também:
Comecei a ler nos últimos dias o livro “Romance dos Três Reinos” (Romance of the Three Kingdoms, versão em inglês, pois não existe tradução para português), escrito por Luo Guanzhong (no século XIV), que é um romance histórico chinês que cobre mais de 100 anos de história da região, indo de 169 até 280, pegando os anos finais da dinastia Han, mais todo período histórico conhecido como Três Reinos e terminando com a reunificação do território.
O livro (parte histórico, parte lenda e parte mito) romantiza e dramatiza as vidas dos lordes feudais e seus seguidores que tentavam substituir ou restaurar a, já em decadência, dinastia Han. E embora a história cubra algumas centenas de personagens, na sua grande maioria, reais, pode-se dizer que o foco principal é nos 3 blocos de poder regionais que eventualmente formam os Estados de Cao Wei, Shu Han e Sun Wu. Até porque, em 111 anos de história seria pouco provável algum sobrevivente do início até o fim da obra. Então, seja devido aos fatores idade e saúde, como as intrigas e batalhas da época, personagens vão morrendo, mas vão abrindo espaço para as novas gerações deixarem sua marca na História do que hoje é a China. Alguns, inclusive, foram elevados ao status de divindade ao longo dos séculos por gerações posteriores.
A obra não só é reconhecida como um dos 4 grandes clássicos da literatura chinesa, como também seria popular e influente em outros países do leste asiático (Japão, Coreia, Vietnã, etc). E existem diversas adaptações para outras mídias e formatos, ópera, teatro, cinema, TV, games, etc.

Recentemente terminei de assistir uma adaptação (série com 95 episódios) para a TV chinesa de 2010, que embora pegue só o “miolo” (+/- uns 50 anos centrais) do livro, vale a pena pela qualidade da produção e da história, uma das melhores coisas que já vi em termos de série, e para ter algum contato com o que a China anda produzindo na TV. Na época eu consegui via torrents, mas aparentemente tem a série toda (legendada em inglês) no Youtube. Pra facilitar, deixo o link para o primeiro episódio caso alguém tenha curiosidade dar uma olhada, já que o livro é mais difícil de obter, além de ter mais de 2 mil páginas.
http://www.youtube.com/watch?v=oTax6-DUsM8
Redação

Redação

View Comments

  • Dois livros

    Recomendo a leitura de "Sobre a China", de Henry Kissinger, e dos Analectos de Confúcio. Ambos têm edição recente, de 2013, em português. O primeiro apresenta uma abordagem muito bem construída da história recente da China, desde a Guerra do Ópio, além do relato da aproximação com os EUA, nos 70, feito por um dos seus principais artífices. O segundo é indispensável para a compreensão do "ethos" chinês. Trata-se dos ensinamentos do Mestre, em diálogos e epigramas curtos, comentados em sua tradução e significado, além de dados históricos da vida de Confúcio, da situação da China à sua época e do desenvolvimento de suas ideias nos últimos dois milênios.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

39 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago