Brasil

Haddad, Dino, a Raposa e o Leão, por Aldo Fornazieri

Haddad, Dino, a Raposa e o Leão

por Aldo Fornazieri

Quem conhece a teria da liderança de Maquiavel deve se lembrar que, em famosa passagem de O Príncipe, o autor florentino afirma que, em política, existem duas formas de agir (combater): pelas leis e pela força. A primeira seria própria dos humanos e, a segunda, dos animais. Sendo que as ações políticas e o exercício do poder estão sempre implicados em combinações variáveis de persuasão (no sentido de convencimento) e de força, convém aos líderes serem metade humanos e metade animais.

Política e poder estão sempre imersos em combinações de diversos pares ambivalentes e paradoxais. O grande líder é aquele que sabe manejar com maestria esses pares, combinando suas variações segundo as exigências das circunstâncias. O próprio agir como animal se desdobra numa ambivalência ou num paradoxo: ao exercer esta qualidade, o líder deve procurar agir como raposa e como leão, segundo as circunstâncias.

No jogo da política e do poder existem muitos lobos. Quem quiser ser bom em tudo na política, “se arruinará dentre tantos que são maus”. A política está implicada também numa situação recorrente de armadilhas, de ardis e de espertezas. Somente o agir astucioso permite identificar, driblar e escapar das armadilhas. É isto o que a raposa sabe fazer. O líder precisa incorporar esta personalidade em várias situações.

Mas a raposa tem uma limitação: ela não consegue afugentar os lobos e pode ser devorada por eles. Quando os lobos atacam, o líder precisa apresentar-se como leão para afugentá-los. Mas como o leão não sabe identificar as armadilhas,  é bem necessário que o líder, no seu momento animal, saiba ser as duas coisas: raposa e leão.

O ideal seria que os líderes soubessem usar todas essas qualidades, virtudes, que Maquiavel chamava de virtù. É difícil que isto ocorra. Em face dessa dificuldade, é importante que os líderes de um mesmo projeto combinem entre si uma distribuição de personificações das qualidades que é necessário parecer ter no exercício do poder.

Os ministros Fernando Haddad e Flávio Dino, aparentemente, não combinaram formas de agir entre si. Então o acaso (a deusa Fortuna) tratou de promover essa combinação tácita entre eles para o bem de Lula e do governo: Haddad parece ter se investido mais do figurino da raposa e, Dino, o do leão.

Como ministro da Fazenda, Haddad, certamente, mudou seu modo de agir político em relação àquele adotado como prefeito. Abandonou um viés professoral que embora não fosse, o fazia parecer arrogante. No seu novo figurino agora é muito mais negociador, astucioso, mediador. Adotou ou aprendeu a arte do parecer ser, essencial ao líder político.

Com isso, Haddad evitou muitas armadilhas: driblou as pressões argentinizantes na condução da economia que vinham de setores do governo e do PT; convenceu setores majoritários hostis da Câmara e do Senado a aprovarem pautas fundamentais ao governo, notadamente a nova política fiscal; construiu um modus vivendi civilizado e produtivo com o Banco Central, ação importante para estabilizar o governo num momento de tensão política gerada pelo 8 de janeiro e criou no mercado interno e nos investidores internacionais a certeza que Lula verbalizou nos últimos dias: “ninguém vai dar um cavalo de pau na economia”.

Em resumo: a política econômica do Ministério da Fazenda foi decisiva para dirimir dúvidas sobre a estabilidade fiscal e para gerar a confiança necessária para que a economia possa andar. As coisas estão assentadas: crescimento econômico além da expectativa, inflação controlada, emprego e renda com tendência de recuperação, endividamento em queda, política de transição ecológica, melhora na classificação de risco.

Há muita coisa por fazer: os juros de longo prazo estão em alta por conta de dúvidas sobre os possíveis déficits de 2023 e 2024. O governo precisa atacar essas dúvidas com urgência. Se não dá para aumentar a arrecadação, que se corte as despesas, começando pelos incontáveis e imorais privilégios. O governo precisa de um programa de eficiência do gasto público.

Flávio Dino tem aparecido como o homem forte do governo, o leão que enfrenta e afugenta os lobos. Alguém no governo precisa desempenhar este papel, alguém precisa rugir. Essa necessidade decorre do momento de tensão politica que requer enfrentamentos, de crise na segurança pública e de vários conflitos espalhados pelo país, envolvendo os povos originários, o garimpo ilegal e ações criminosas de todo o tipo. Mesmo caindo em algumas armadilhas, Dino vem enfrentando esses desafios com a maestria e a força dos leões. Em meio a tantos conflitos, o governo não pode ter um ministro da Justiça low profile, de fala mansa.

A pacificação do país não será feita com compadrios e com os mi mi mi festivos brasilienses. Os pacificadores proclamam a paz fazendo as guerras. Tirar Dino da Justiça para colocá-lo no STF será um erro grave de avaliação. Desfalcará o momento de força que o governo precisa ter e utilizar. O STF não precisa de um Dino, mas de uma mulher, que seja negra, que seja nordestina e que seja comprometida com os direitos das maiorias e das minorias carentes de direitos. O Brasil está longe de estar pacificado.

Haddad e Dino são os ministros mais proeminentes do governo, os que mais entregam. São capazes e fiéis a Lula. São complementares: expressam duas faces que o governo precisa ter. Alckmin, Marina Silva, Simone Tebet, Múcio, Nísia Trindade e Margareth Menezes também entregam bem. Mas, de modo geral, o ministério tem se mostrado ineficiente e fraco. Politicamente, o governo está ainda patinando. As pesquisas o mostram. Até o final do ano, Lula precisa puxar o freio de arrumação do governo, mover peças, buscar mais competência e mais qualidade na entrega.

O governo precisa mostrar que projeta e age para concretizar um novo destino para o país. Não pode ficar apenas apresentando programas e políticas públicas de caráter receituário. É preciso apresentar um projeto que seja capaz de criar uma identidade majoritária no imaginário das pessoas. Um projeto persuasivo, capaz de mobilizar vontades, esperanças, afetos e engajamentos.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política e autor de Liderança e Poder.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

View Comments

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago