Categories: Brasil

O último adeus a Luiz Paulo Horta

De O Globo

Corpo de Luiz Paulo Horta é sepultado no Rio

Amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao jornalista e acadêmico, morto neste sábado aos 69 anos

Corpo de Luiz Paulo Horta é enterrado no cemitério São João Batista, em BotafogoMarcos Tristão / Agência O Globo

RIO – Cerca de 300 pessoas acompanharam o sepultamento do jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta, no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no cemitério São João Batista, em Botafogo. A benção final foi dada pelo padre Paul Schweitzer, o mesmo que celebrou o casamento de Luiz Paulo com a jornalista Ana Cristina Reis, editora do caderno Ela, em 2007. O padre também celebraria a missa de aniversário de 70 anos do acadêmico, no sábado que vem.

Ao fim da cerimônia, Luiz Paulo Horta foi aplaudido por mais de três minutos. Entre os presentes, estavam o sambista Martinho da Vila.

— Era um grande colega, músico e é esse o motivo de eu estar aqui hoje. Uma família linda. Kiko, agora, faz parte da minha família.

A missa de sétimo dia será realizada na próxima quinta-feira, dia 8, às 19h, na igreja do Colégio Santo Inácio, na Zona Sul carioca.

Mais cedo, um grupo menor formado por familiares e amigos acompanhou, na sede da ABL, no Centro, uma missa em homenagem a Horta, celebrada pelo arcebispo dom Orani Tempesta. A cerimônia de corpo presente começou pouco antes das 8h30m e foi encerrada por volta das 9h30m.

— Queríamos reunir apenas a família e amigos próximos — disse dom Orani. — Luiz Paulo, além de jornalista e integrante da ABL, também tinha ligação com a arquidiocese, era um dos conselheiros do Centro Dom Vital. É um homem que veio para transformar, que deixa um exemplo de equilíbrio estando presente na cultura e na educação enquanto cristão, contribuindo para o bem.

Amiga da Luiz Paulo há 40 anos, Ana Maria contou que a ABL fará um homenagem ao acadêmico, que ocupava a cadeira de número 23, fundada por Machado de Assis.

— Haverá uma sessão extraordinária chamada Sessão da Saudade, onde os 39 membros da Academia vão falar sobre ele. Estamos todos muito chocados, pois foi algo inesperado. Não sabíamos que ele tinha problemas cardíacos. Era um amigo, estava sempre presente — observa.

João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, prestou suas últimas homenagens ao acadêmico.

— Luiz Paulo era uma unanimidade pela inteligência cultural e por seu carisma. Era dessas pessoas que todos optam por estar próximo.

Muito emocionado, o músico José Mauricio, o Kiko, lembrou com carinho a amizade do pai.

— Meu pai foi um pai maravilhoso e avô extraordinário. Um grande amigo.

As outras duas filhas de Luiz Paulo, Ana Magdalena Horta e Ana Clara Horta, e a mulher do acadêmico, Ana Cristina Reis, também se emocionaram bastante durante a celebração, que terminou com a canção Oração de São Francisco.

Após missa, a presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, encerrou a cerimônia com um discurso. Entre outros pontos, ela destacou o legado intelectual deixado por Horta:

— Temos a certeza de que ele está sendo acolhido nos braços de Deus — afirmou ela, que realizou um desejo do acadêmico. — Desde que se tornou membro da Academia, ele queria um piano. Hoje está aqui o piano que sempre quis — falou.

Durante a missa, duas músicas foram tocadas no instrumento: Nossa Senhora, de Roberto Carlos, e a Oração de São Francisco de Assis.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

2 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

2 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

3 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

4 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

5 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

7 horas ago