Categories: Brasilianas.org

A vida é sonho

Nesta semana, vimos dois ótimos jogos, Santos x Inter e Barcelona x Milan. Estavam presentes o melhor jogador do mundo e o provável futuro melhor. Neymar recebe mais faltas que os grandes craques da Europa porque dribla mais, faz mais teatro e enfrenta defensores e sistemas defensivos muito piores. Quem não sabe jogar derruba.

O Santos, após a derrota para o Barcelona, passou a marcar mais, trocar mais passes e atuar mais compacto. Muricy sabia muito bem a diferença individual dos dois times, mas não conhecia a enorme diferença coletiva. Aprendeu. Enquanto isso, os outros técnicos continuam com seus chavões e suas poses de professores e doutores. 

Na partida entre Santos e Inter, ficou mais evidente que as posições de centroavante e de meia pelo centro continuam vagas na Seleção. Leandro Damião e Ganso são candidatos. Se a Copa fosse hoje, Kaká deveria ser titular, não por causa do belo gol contra o Apoel. Há meses, joga bem. Ele não é titular absoluto no Real porque há outro excepcional na posição, Özil.

No clássico europeu, o Barcelona mostrou sua superioridade, mesmo com dois pênaltis discutíveis a seu favor e sem jogar tudo o que sabe, muito por causa da boa marcação do Milan.

Assim como Chico Buarque, o Barcelona não é unanimidade. Isso é bom. A diversidade é essencial. Até os gêmeos idênticos são diferentes. O ambiente individualiza suas opiniões e seus desejos.

O Barcelona desperta sentimentos contraditórios. Parece aumentar o número de pessoas que torcem e gostam de ver o time jogar, e também dos que não acham a equipe tão excepcional e que torcem para ela perder. É uma mistura de solidariedade aos mais fracos e de prazer em ver a derrota dos mais fortes.

Muitos engoliram, mas não digeriram bem o Barcelona. O time, com sua maneira única de jogar, contraria o padrão de eficiência, como trocar poucos passes para chegar ao gol, ter dois volantes marcadores, um típico centroavante e jogadores mais altos e fortes.

Existem também os que acham o estilo do Barcelona chato, monótono, previsível, sem variações de velocidade e de humor. Envolve o adversário sempre da mesma maneira. Sentem falta do tumulto, do bololô na área e dos chutões.

Assim como o Santos de Pelé, o Barcelona de Messi também perde, até para times muito inferiores, como o Chelsea. Há muitas maneiras de ganhar e de perder. A do Barcelona é a que mais me encanta. O Barcelona é o sonho pulsando nos gramados.

Equilíbrio

Da inauguração do Mineirão, em 1965, até 1969, quando foi pentacampeão mineiro, o Cruzeiro era muito melhor, jogava melhor e ganhava quase todos os jogos do Atlético. Entre 1978 e 1983, quando foi hexacampeão, o Atlético era favorito e ganhava a maioria dos jogos. Isso contraria o lugar-comum de que clássico não tem favorito. Já o de hoje é equilibrado.

Roger deve ficar na reserva. O time tem jogado bem com dois volantes, um meia e três na frente. Paulista e Wallyson voltam para marcar. Se entrar Roger, será no lugar de um dos três atacantes. Roger, mais recuado, iniciando as jogadas de trás, quase como um volante, com uma grande visão do campo e com excelentes passes, pode mudar a história da partida.

Redação

Redação

Published by
Redação

Recent Posts

Cresce índice de brasileiros que acham que ação humana não é a única causa de tragédias naturais, aponta Quaest

Em meio a tragédia no RS, muitos internautas religiosos têm relacionado os eventos climáticos a…

38 minutos ago

Os elos da solidão, por Bruno Alcebino da Silva

Assim como os rios fluem para o mar, as palavras de García Márquez fluem para…

46 minutos ago

Tapetão na Sabesp, por Simão Pedro, Eduardo Fonseca e Amauri Pollachi

Estadão ignora que a maioria dos paulistanos é contra o referido projeto de lei que…

2 horas ago

Virginia Rodrigues celebra artistas negros em ‘Poesia e Nobreza’

Trabalho destaca fundamental contribuição de artistas negros para a música brasileira. Disco chega às plataformas…

3 horas ago

RS debaixo d’água: O problema não está nas nuvens, por Felipe Costa

Não é de hoje que os empresários e os governantes gaúchos cometem barbeiragens grosseiras e…

3 horas ago

A “arapuca” armada por Campos Neto para sabotar a queda dos juros, por Lauro Veiga Fº

Seus objetivos foram alcançados ontem, mas não sem custos para o próprio BC e para…

4 horas ago