Categories: Brasilianas.org

Amizade, Ética e Felicidade

Para Aristóteles, a amizade é uma virtude indispensável para a produção da felicidade. Ela é o objetivo ultimo da vida moral, aquilo que define o ápice de uma vida corretamente vivida. Ser amigo é, sobretudo, ser ético. É amigo aquele que realiza em si e junto dos outros a excelência moral, em desejar o bem incondicionalmente. É uma convivência íntima, agradável e benéfica, por isso capaz de produzir felicidade.

Entendemos que ela é uma das necessidades mais importantes do ser humano. Não se pode viver sem amigos. Para Aristóteles, o homem é um animal político e sua natureza é viver com os outros e, para isso é preciso conviver bem e viver bem, significa felicidade. Nas angústias é nos amigos que encontramos o conforto e quando estamos felizes é com os amigos que partilhamos as alegrias.

            A amizade é a forma mais abrangente do amor. É um apelo e uma resposta existencial. Este apelo vai do meu eu ao outro e do outro a mim, numa dialética de cumplicidade que compreende sem palavras o que vai no “coração” de cada um. Os amigos partilham a vida com suas angústias e alegrias, que assimila a condição humana.

            O ser humano para ser feliz deve viver uma vida próspera. Para isso, deve desenvolver a sua capacidade e potencialidade, sendo a razão a responsável por governar esse desenvolvimento. A felicidade é boa em si mesmo, ninguém deseja a felicidade para atingir outro fim. Qualquer outra atividade ou bem é valioso porque produz felicidade e, portanto, esses outros bens são subordinados a ela.

            A virtude é o meio para o desenvolvimento da potencialidade humana e a verdadeira amizade é uma autentica virtude. A virtude é exercício que aperfeiçoa o homem, tornando-o capaz de agir de um modo excelente. Nesta perspectiva, no hábito da prática das virtudes o homem pode criar um estilo de vida próprio, o que poderia ser visto como a finalidade da ética.

A amizade é um importante veículo para o desenvolvimento das virtudes, através dela é que se possibilita a solidariedade e a compaixão, buscando o desenvolvimento integral do homem, sua libertação e autonomia. Ela é a possibilidade de atualização de um devir, cuja capacidade nunca termina de se atualizar, pois está sempre em movimento.

 Na verdadeira amizade não há interesses, nem dominante e dominado ou superior ou inferior. Sua principal característica é o compromisso com o outro e, por solidarizar-se.

Um homem deseja o bem do seu amigo por amor ao amigo, e não como um meio para a sua felicidade. O filósofo faz referência as várias formas de amizade e essas, por analogia, constituem todas as ilustrações da natureza social do homem. No plano inferior, necessita de amizades úteis. Num plano mais elevado, se forma amizades por prazer, ou seja, tem um prazer natural no convívio com os seus amigos. Num plano ainda mais elevado, é que constitui a amizade por bondade, por amor, na qual é possível um amigo ajudar o outro a viver uma vida melhor.

A amizade perfeita seria aquela existente entre os homens bons e semelhantes nas virtudes, pois, essas pessoas desejam o bem de forma igual, mutuamente. Suas virtudes raramente mudam, assim, suas amizades são praticamente permanentes, ou seja, são mais duradouras, pois encontram um no outro todas as qualidades que se deseja possuir. Esses tipos de amizades são raros, assim como também são raros homens com essa característica.  Esse nível de amizade leva tempo e possui um alto grau de intimidade e afinidade mútua.

Já, quando as amizades são por interesse elas são mais facilmente configuradas, da mesma forma que são facilmente dissolvidas, pois, quando acaba o interesse essa amizade já não faz mais sentido. Nesse tipo de amizade, a afinidade e o amor, não são elementos base que a constitui. Por exemplo, a amizade é estabelecida porque esse amigo pode me oferecer algo que não possuo ou uma forma que eu gostaria de ser enquanto humano, aí os interesses podem ser os mais variados, desde interesses materiais a afetivos, esse tipo de amizade é mais frágil.

Somente a amizade entre os bons é invulnerável as provações como, por exemplo, a calúnia, pois, dificilmente desacreditamos de alguém cuja fidelidade da amizade foi colocada à prova durante muito tempo, assim, a confiança permeia essa relação.

A amizade deve ser cultivada sempre, é uma atividade permanente e, para acontecer e manter-se, tem de ser potencializada constantemente.

Para que ela se efetive deverá haver reciprocidade, ou seja, não é possível um ser amigo do outro se esse outro também não for seu amigo. E é até superior a justiça, pois quando as pessoas são amigas não é necessário a justiça, mas havendo justiça ainda precisamos de amizade.

 Ela é fundamentada na alteridade, representa amor, compromisso, e nessa relação é possível ver os outros em nós mesmos. Dessa forma, aquele que descobre seu potencial racional e consegue exercitar as virtudes e a amizade de forma verdadeira, deliberando de modo correto sobre o que é o bem ou mal para si e para o outro, poderá gozar de uma boa dose de felicidade.

Redação

Redação

Published by
Redação

Recent Posts

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

26 minutos ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

47 minutos ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

59 minutos ago

Ações das Casas Bahia valorizam 34% após pedido de recuperação

Proposta para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões a credores foi vista pelo mercado…

1 hora ago

Reajuste dos planos de saúde: por que a ANS é omissa na regulação dos preços abusivos?

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

1 hora ago

Moro escreveu recado duro a Salomão na primeira intimação que recebeu do CNJ; oficiais levaram 2 meses para encontrá-lo

Bilhete antecipa parte da defesa que Moro fará perante o plenário do CNJ; saiba o…

2 horas ago