Coronavírus

OMS identifica nova variante do coronavírus que seria híbrido entre Delta e Ômicron

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou em comunicado nesta quinta-feira (10/3) que está acompanhando as novidades relatadas por médicos e cientistas da Europa e dos Estados Unidos relativos a uma nova variante batizada provisoriamente como “Deltacron”, por ser, aparentemente, um híbrido entre as variantes Delta e Ômicron, as duas versões mais perigosas do coronavírus SARS-CoV-2, causador da infecção covid-19.

O comunicado reconhece 17 casos oficialmente registrados de pacientes que teriam sido infectados pela variante, em quatro diferentes países: França, Holanda, Dinamarca e Estados Unidos. No entanto, os especialistas acreditam-se que a nova variante já pode ter se espalhado por muitos dos países vizinhos desses, e até mesmo para outros continentes.

“Estamos cientes da gravidade dessa situação. Isso era algo esperado devido à intensa circulação das duas variantes (Delta e Ômicron), mas devemos estudar melhor esses casos para entender suas consequências”, disse a diretora técnica da OMS, Maria van Kerkhove.

A OMS também afirma que não há maiores informações sobre as características da nova variante “Deltacron”. As variantes Delta e Ômicron foram as que causaram maior alarme no planeta desde meados de 2021: a primeira, por se mostrar a mais letal das variantes, e a segunda por se mostrar mais contagiosa – porém menos mortífera que a Delta.

Contudo, a comunidade científica vem tentando se adiantar a possíveis teorias conspiratórias, dizendo que a variante “Deltacron” não necessariamente vai combinar as duas piores características das suas antecessoras.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a nova variante é mais um indício de que “a pandemia está longe de acabar, e ela não vai acabar quando não houver casos em um ou outro país, pois as novas variantes podem introduzir um novo surto. Esta crise só vai acabar quando pudermos erradicar a pandemia em todos os países”.

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

5 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

6 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

7 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

8 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

8 horas ago