CPI da Covid

Áudios de Dominghetti mostram venda da vacina sendo negociada com Dias

Jornal GGN – Áudios obtidos pela CPI da Covid, do celular do vendedor de vacinas Luis Paulo Dominghetti, confirmam que o jantar com o ex-diretor de Logística, Roberto Dias, não foi “um incidente”, conforme ele divulgou na Comissão, e sim uma reunião agendada.

Em conversa com um interlocutor, chamado Rafael, em áudio divulgado pela CNN, Dominghetti informa “a compra [supostamente da vacina AstraZeneca] vai acontecer” e que “quem vai assinar é o Dias”.

“Caiu no colo do Dias e a gente já se falou, né? E quinta-feira a gente tem uma reunião para finalizar com o Ministério”, dizia Dominghetti. Quinta-feira era justamente o dia 25 de fevereiro, data do jantar do ex-diretor de Logística com Dominghetti.

Segundo a CNN, no mesmo dia, 25, Dominghetti recebe um áudio às 14h51 de Odillon, que foi o intermediário com os militares, perguntando: “Queria ver se vocês combinaram alguma coisa para encontrar com o Dias.”

No dia seguinte ao jantar, dia 26 de fevereiro, após deixar a reunião formal que teve com o ex-diretor de Logística, o vendedor de vacinas volta a falar com Rafael. Novamente, ao contrário do que narrou à CPI, Dominghetti afirma:

“Rafael, acabei de sair aqui do Ministério. Tudo redondinho. O Dias vai ligar pro Cristiano (representante da Davati no Brasil) e conversar com o Herman (CEO da Davati) ainda hoje, tá. Ele tá afinando essa compra aí, várias reuniões certificando a turma de que a vacina já está à disposição do Brasil.”

Por fim, após essa reunião, na noite do dia 26, outro áudio foi enviado por Dominghetti ao coronel Blanco, que à época era assessor de Dias na pasta e quem também participou da negociação e do referido jantar, incitando Blanco a pressionar o então diretor: “Comandante, tudo bem? Eu preciso que o Dias ligue para o CEO, presidente da Davati, porque vamos tomar bomba e estamos tão perto.”

“Dominghetti, conforme eu tava falando contigo, a orientação toda foi dada e ele me garantiu que vai ligar, cara. Assim, é aguardar, de fato agora se ele vai executar a ligação, que é como você orientou e falou. É o que está faltando”, informa o coronel Blanco.

Redação

Redação

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

4 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

5 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

5 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

6 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

6 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

7 horas ago