A pequenez de João Dória Jr com o Viaduto Marisa Letícia, por Luis Nassif

Poucas vezes surgiu um homem público como João Dória Jr. São notáveis seu ego e sua incapacidade de cometer um ato digno, sequer. Os petistas ficam indignados quando menciono, de vez em quando, atos dignos cometidos por pessoas que pensam de forma diferente.

Com Dória, é impossível. Ele e a senhora Dória conseguem sintetizar a pequenez, a mediocridade, a mesquinharia em estado líquido. A senhora Doria teve uma vida humilde, começando como funcionária da Embratur por indicação política. A primeira – e única – entrevista dada, depois do marido eleito, foi um festival inédito de provincianismo, mostrando-se escandalizada de lhe perguntarem sobre as ruas do centro, ela, que só conhece o centro de Nova York, Londres e das capitais europeias. Educação popular? Ótima para melhorar o nível das empregadas domésticas.

O marido não lhe fica atrás. Nem se fale do engodo de se apresentar como gestor. E atribuir o fato de jamais ter feito uma reunião conjunta de secretariado à conectividade: tendo o celular, pode fazer reuniões à distância.

Nas reuniões da LIDE, que ele dirigia, era ridículo assistir à forma como se dirigia aos CEOs, tratando todos como alunos de colégio, dando broncas e ordens. Tudo bem, a casa era sua e cada CEO sabia o preço a pagar para se incluir na sua rede profissional.

O maior financiador da LIDE é o dono da Gocil, o maior devedor da Previdência Social no estado de Sâo Paulo, e conhecido por suas jogadas políticas desde o governo Quércia. A LIDE sempre foi um centro explícito de lobby.

Sua decisão de cancelar a inauguração do Viaduto que leva o nome de Marisa Letícia entrará para a história de São Paulo como a melhor definição de seu caráter. Provavelmente nem Paulo Maluf ousaria tanta mesquinharia contra uma pessoa.

Azar dele. Assim como os episódios do buquê de rosas jogada no chão, a resposta imbecil a Alberto Goldman, o episódio ajudará a reforçar ainda mais sua imagem pública de um almofadinha por fora e um estivador por dentro – com todo o respeito pela categoria dos estivadores. Mas, enfim, um alpinista social que sabe usar os talheres, mas desconhece princípios básicos de educação e urbanidade, que são a marca dos verdadeiramente elegantes.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Com certeza
    Dona Marisa iria sugerir que esse viaduto fosse enfiado no c#.

    O problema é que o "espaço" dessa gente está "congestionado" com panelas.

  • Doria

    O amigo do traficante e esposo da ladra, serra, dd, picole de chuchu, fhc, o traficante e seus comparsas de mg, Érika Mialik Marena, etc, etc, etc

     

    E todo o judiciario capitaneado pelo gilmar dantas

  • Trata-se de um tolo
    um ingênuo politicamente.
    Outro mais ladino convidava Lula e os filhos dele para a inauguração.
    Lembraria disso todas vez que fosse atacado pelos petistas.

    • Lula foi ao enterro de Dona

      Lula foi ao enterro de Dona Ruth Cardoso e FHC foi ao enterro de Dona Marisa Leticia. São gestos basicos de civilidade.

  • Será que Marisa queria seu

    Será que Marisa queria seu nome num viaduto mequetrefe do Tucanistão? Duvido. Sem querer o bestalhão arrogante fez a coisa certa.

  • Petistas não ficam indignados

    Petistas não ficam indignados quando você elogia atos dignos praticados por "quem pensa diferente". No que me diz respeito só fico indignada quando vejo que por um ato "digno" aqui outro acolá, vendilhões da pátria são tidos como exemplo de dignidade, não se apercebendo o querido blogueiro que tais atos, via de regra, sãos calculados para atender interesses escusos mais adiante.

    Quem pensa diferente mas não é "mau caráter" tem todo o meu respeito e, creio, de todos os petistas. Mas não nos iludimos "mais" por esses exemplos de dignidade tão frequentemente elogiados no blog, quando até o mundo mineral, como diz o Mino Carta, sabe que não passam de lobos querendo passar por cordeiros.

    Por fim, uma pergunta ao Nassif: por que você não perde oportunidade de dar cacetada nos petistas? Mesmo numa matéria como essa que nada tem a ver diretamente com o comportamento do partido?

    Você sempre simpatizou com o PSDB. Tudo bem, nada contra. Mas não imagine que, se seu partido deu no que deu, o PT também dará. Somos diferentes na origem.

  • Nassif tem o dever de
    Nassif tem o dever de faze-lo,é um grande jornalista e tem a obrigação de registrar esse fato escabroso,deprimente e indigno de um ser humano.Eu não.Tenho me mantido distante,o mais que posso,dos odores fetidos que exalam por todos os poros deste País apodrecido.

  • Microscópico

    Para se falar do caráter do alcaide há de se encontrá-lo primeiro.

    É perda de tempo discutir o que não existe.

  • Esse Prefeito é o
    Esse Prefeito é o DOTÉCIO(mistura de Dória,Temer e Aécio)será o pior,muitos em SP merecem passar por "esta provação" e sabem o q acho engraçado em nosso País!?Querem unir ele,pra quê?Pra agora todos fingirem q nada aconteceu ou acontece e nosso povo esqueça tudo,o momento é de RUPTURA,deixem eles q ganharam a parada ir até o fim(falo nacionalmente)se possível a oposição não vote nada,deixem eles deitarem e rolarem,a nação q os golpistas estão gerando já está dando errado,sem essa de cair no canto da sereia !

  • D. Marisa Letícia - não precisa de ser nome de viaduto

    D. Marisa não precisa ser homenageada com nome de logradouro, praça, viaduto, avenida. Essas coisas não estão à altura dessa grande biografia. Foi uma mulher que superou inúmeros infortúnios na vida, foi participante ativa na jornadas sindicais dos anos de Lula no ABC, seja por meio de suporte à organização, seja liderando o momentos das mulheres dos trabalhadores, e contribuiu, com ou sem Lula, para o país.

    O carinho e a memória daqueles brasileiros que tanto a admiram bastam e são coisas que mais importam. 

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

10 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

12 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago