Brasil em Transe: paralisia progressiva

Enviado por Arkx

– o Golpe de 2016 é um processo ainda em curso, aprofundando-se sem qualquer possibilidade de estabilização, dadas as insanáveis contradições que gerou;

– a aplicação das “medidas impopulares”, rejeitadas por quatro vezes nas urnas, só podia se dar através de um golpe de Estado. contudo, a superação de suas consequências sociais, econômicas, políticas e institucionais, só se viabiliza, paradoxalmente, pela aplicação de “medidas populares”. ou seja, fazer o grande Capital pagar o pato de uma crise por ele gerada;

– a Crise de 2008 foi uma fratura estrutural, da qual o Capitalismo só se recicla com violenta e gigantesca destruição de forças produtivas. para superar o Crash de 1929 o New Deal foi insuficiente, apenas com o holocausto da II Guerra Mundial abriu-se um novo ciclo dourado para expansão do Capital;

– é neste contexto de crise estrutural do Capital que o Golpe de 2016 deve ser compreendido e enfrentado;

– para a luta contra o Golpe de 2016 há duas propostas, que podem, e devem, ser complementares: a via institucional/eleitoral e uma amplo de capilarizado movimento de massas;

– o foco na via institucional/eleitoral exige o não acirramento do movimento de massas, para não trazer ainda mais instabilidade a um cenário já bastante conturbado, o que poderia comprometer a realização das Eleições de 2018;

– o Lulismo trabalha com um cenário de Lula confirmado como candidato, vencendo ainda provavelmente no 1o. turno. ou no caso de alguém indicado por Lula, recebendo maciça transferência de votos. assim sendo, quanto menor a instabilidade melhor, pois a vitória eleitoral já estaria literalmente assegurada;

– o foco no movimento de massas exige a imediata retomada da organização pela base, acompanhada de uma constante participação e disputa em todos os movimento sociais e políticos, pois nada garante as Eleições de 2018, assim como o mandato de um governo popular, senão o Poder Popular: a população organizada pela base e lutando por melhores condições de vida;

– o foco no movimento de massas não prescinde da via institucional/eleitoral. ao contrário, considera que esta tem importância insubstituível, somente não pode ser o eixo principal da luta;

– o setor dominante no Brasil é neo colonial, semi escravocrata e sócio minoritário do Capital Financeiro Global, tendo como seu projeto global um Estado Pós-Democrático. fundamentado num regime de exceção permanente, sua garantia é dada por um Judiciário venal, corporativo, seletivo, classista e partidarizado. neste projeto não há lugar para a Democracia Liberal Representativa, e muito menos o Estado de Bem Estar Social;

– mesmo num cenário de novo governo de Lula, ou alguém indicado por ele, não há mais espaço para a reedição de um modelo no qual os banqueiros e grandes empresários ganhem muito dinheiro, como nunca antes neste país, e ainda assim alguns benefícios sejam concedidos para a maioria da população. para dar a amplos setores sociais será necessário tirar privilégios de uma minoria;

– é neste descompasso entre as circunstâncias da realidade e o projeto político do setor majoritário da Esquerda (Lulismo) que o Brasil se deixou voluntariamente capturar numa paralisia progressiva. a imagem de Lula sendo carregado nos ombros do povo para se entregar à PF é o símbolo deste projeto: preso, mas na liderança das intenções de voto em todas as pesquisas;

– a paralisação do transporte terrestre de cargas, sobretudo por toda sua complexidade, expõe  as contradições causadoras deste estado de paralisia progressiva, também aponta sua única chance de cura: através de um amplo e capilarizado movimento de massas.

todas as razões para acontecer uma revolução estão dadas. não falta nenhuma razão.

em meio a uma acentuada crise econômica, tudo sob o céu está mergulhado no caos. os de cima já não podem governar como antes. enquanto os de baixo já não suportam sê-lo, sendo empurrados para uma ação histórica independente.

todas as razões para uma revolução estão aí.

mas não são as razões que fazem as revoluções. são as pessoas. e seus corpos estão imobilizados à espera. esperando o quê? talvez pela revolução…

ou, certamente, pelas Eleições de 2018.

.

Redação

Redação

View Comments

  • Querem substituir 6 por meia dúzia

    Eles não sabem ou fingem não saber que Temer jamais teria chegado onde chegou se o exército não o apoiasse. A única coisa que o exército tem para oferecer ao país é mais porrada. O exército brasileiro não sabe sequer quem são os seus verdadeiros  inimigos. E por não saber, elegeram o povo brasileiro como o inimigo número um a ser combatido. Querem substituir 6 por meia dúzia.

    [video:https://youtu.be/OHMcjcAogtc%5D

  • Cartas de Pasárgada...

    Êita munda besta, sô.

    Acordei com uma baita "dor nos pé", e as meninas foram catar lenha para acender o fogo, fazer um escarda-pé com salmoura de arnica.

    Ah, o que seria de mim sem essa trigâmica relação?

    Bem, caro amigo, acordei de madrugada, não pela dor física, mas dor de espírito.

    Um pequeno conto me veio a mente:

    - Em um país bem distante, uma comoção colossal tomou conta daquele povo.

    Papai Noel havia sido encontrado morto, e com ele, o sonhos de consumo daquele país.

    Após meses de buscas policiais por pistas, de processos, e de todos os salamaleques necessários ao espetáculo mídia-juiz-polícia, "acharam" um culpado!

    Não havia prova sequer! Nada, só o fato do suposto assassino também gostar da cor vermelha e usar barba.

    Logo, concluíram todos, se tratava de alguém tentando tomar o lugar do velho personagem da Lapônia.

    Junto com as suspeitas vieram tantas outras, como superfaturamento da compra de ração para as renas, dos brinquedos, e tudo mais que convém a tais situações.

    Foi preso o velho vermelho de barba.

    O juiz era um antigo duende de uma cidade-verde, e que já trabalhou para a fábrica de ilusões estrangeira ACME, & CIA!

     

    Mas eis que o que seria o fim, o fim de tudo, uma criança daquelas da música de Cazuza ("reparou na inocência cruel das criancinhas/ e seus comentários desconcertantes/advinham tudo e sabem que a vida é bela"), no meio de toda confusão, olhou para todo mundo e disse:

    - Papai, papai, papai!

    - O que foi minha filha? respondeu o pai.

    - Papai, como matar Papai Noel se ele não existe?

     

    É isso meu caro, é isso.

    A questão não é o que fazer, é onde fazer.

    Na realidade ou na versão que nos contam dela?

     

    Só um pequeno reparo no seu texto:

    Não há crise capitalista, nem em 1929, nem em 2008 ou em 1998.

    São ciclos mais ou menos programados de expansão/retração que permitem que nessas reciclagens um contingente cada vez maior seja expelido do "mundo".

    A assimetria causada por esses fluxos e influxos é a própria natureza dos movimentos de acumulação, porque só há tensão (potência) que vire movimento (corrente) com diferença entre pólos.

    É assim na gravidade, é assim na eletricidade, na calorimetria e termodinâmica (o ar quente se move na direção do local mais frio) é assim nos movimentos econômicos capitalistas.

    Veja bem, não estou defendendo uma "existência natural" do capitalismo! Nada disso. Mas buscando entender como, ideologicamente, nos convencem que é bom que ele se pareça como tal, irrevogável!

    Porque se não podemos revogar leis físicas (como a gravidade, se subiu, desce!), a economia e seus sistemas de controle de produção são os únicos lugares onde a razão humana pode imperar.

    Um abraço!

    • Brasil em Transe: paralisia progressiva

      -> Cartas de Pasárgada...

      pois é...

      vim me embora prá Pasárgada, mas a vida na casa no campo, embora seja uma aventura, nem sempre é feliz.

      um dia é o cavalo velho morrendo. noutro uma cadela parindo. às 6:30h da matina encontro o Pastor e os irmãos rezando no cume do morro. às 3:00h da madrugada a coruja não para de piar. e no final da tarde, o boi costeia o alambrado prá pegar a vaca da vizinha.

      vou pegar uma verdura, e as amigas formigas anteciparam sua refeição. ligo a irrigação, e o amigo empregado deixou a caixa vazia. aciono a bomba d'água solar, mas sol já não há.

      e o pior nem é isto. no meio do almoço tacaram fogo na beira da estrada. e lá vamos nós com máscara e abafador fazer a contenção no acero.

      sei não... tôu até pensando em financiar um mega-truck e me juntar ao movimento dos caminhoneiros. achou que vou me estressar menos. mas sei que não.

      êita ferro! agora é o histérico WhatssssssApp que não para de berrar suas mensagens. e olha que nunca tive FaceBook.

      alguns sindicatos petroleiros antecipam greve para esta segunda. ótimo!

      representante local do PCdoB me manda pela infinita vez sua argumentação que tem que ser "Fora Parente!" e não "Fora Temer!", prá não melar as eleições, afinal em toooodas as pesquisas Lula está liderando.

      aí, quero mergulhar no mar. mas estou em Minas, e mar nunca há. e a gasolina secou. não faz mal, só de sacanagem tomo de banho com água mineral.

      e concordo contigo: "Não há crise capitalista, nem em 1929, nem em 2008 ou em 1998."

      mas espero que vc entenda que isto é só um jeito de se falar. crise braba mesmo tem aqui a mulher de cabelo azul...

      não me leva a mal, mas vou ver se consigo jantar sossegado.

      um grande abraço e obrigado pela atenção.

      .

      • Nem "Fora Temer!" nem "Fora Parenta!". Abaixo o capetalismo!

        E agora, josé?

        "... Sua gula e jejum,
        Sua biblioteca,
        Sua lavra de ouro,
        Seu terno de vidro,
        Sua incoerência,
        Seu ódio - e agora?

        Com a chave na mão
        Quer abrir a porta,
        Não existe porta;
        Quer morrer no mar,
        Mas o mar secou;
        QUER SAIR DE MINAS
        MAS NÃO TEM GASOLINA.
        José, e agora?

        Se você gritasse,
        Se você gemesse,
        Se você tocasse
        A valsa vienense,
        Se você dormisse,
        Se você cansasse,
        Se você morresse...
        Mas você não morre,
        Você é duro, josé!

        Sozinho no escuro
        Qual bicho-do-mato,
        Sem teogonia,
        Sem parede nua
        Para se encostar,
        Sem cavalo preto
        Que fuja a galope,
        Você marcha, josé!
        José, para onde?"

         

        Fogo se combate com fogo. Põe o contra-fogo antes que o incêndio se aproxime e cruze o acero.

        Com tanta chuva, os campos já estão incendiando?

        Acho que agora vamos ter os girassóis no fim do ano e o calor vem desumano

        • Brasil em Transe: paralisia progressiva

          -> Fogo se combate com fogo. Põe o contra-fogo antes que o incêndio se aproxime e cruze o acero.

          fogo contra fogo é um último recurso quando não mais possibilidade controlar a queimada. em propriedades pequenas causa um grande destruição.

          além disto. faz parte da cultura local colocar fogo de propósito. gostam de ver os morros pegando fogo, é o que dizem.

          então, quanto mais se puder apagar as queimadas, tanto melhor.

          -> Com tanta chuva, os campos já estão incendiando?

          embora tenha chovido bastante este ano na estação, as secas anteriores foram muito intensas. ainda precisa cair muita água para minimamente restaurar algum equilíbrio.

          os campos não se incendeiam espontaneamente. é sempre provocado.

          .

    • Brasil em Transe: paralisia progressiva

      ao contrário da ABIN, o sistema arkx de informações não me deixou desabastecido. e muito menos no Rio de Janeiro ou na estrada.

      assim a paralisação encontrou aqui todos os tanques cheios, assim como os reservatórios para uso nas máquinas (roçadeira, moto-serra, bomba de auto-potência).

      por outro lado, admito, a excelente cobertura de análises efetuada pelo Blog do Nassif foi muito além de minha limitada capacidade de processamento.

      quanto ao vídeo, claro que o tema me interessa - com vc já percebeu desde muito. mas se por cá não falta gasolina, a banda nem sempre é favorável. por isto, vou providenciar o download para assistir com atenção.

      agradeço a indicação. mas saiba que minha opinião sobre o tema pode ser até ainda mais fora do padrão do que em relação à política.

      .

      • Oi, Arques
         

        só agora que eu li a sua resposta, caçando no blog, porque não chegou pra mim.

        V. disse que a sua internet é ruim.

        Já tentou internet via satélite?

        Inté!

        • Brasil em Transe: paralisia progressiva

          -> Já tentou internet via satélite?

          valeu pelo interesse!

          a banda é suficiente, mas limitada na velocidade para downloads maiores. para isto, tem a cidade próxima. às vzs as limitações tem tb suas vantagens.

          a invasão alien já aconteceu. já fomos todos abduzidos. os ditos humanos (nós) são os reptilianos.

          conheça um pouco do Sítio Morro Pontudo:

          video: Sítio Morro Pontudo - visita das escolas (2015)

          [video: https://www.youtube.com/watch?v=5MnVcUMdXJE%5D

          .

          • Resistir é preciso.
            O contato

            Resistir é preciso.

            O contato com a natureza é a nossa última esperança.

            Digo, era.

            Não haverá lugar na terra em que estejamos a salvo com as tecnologias de que temos sido cúmplices e vítimas.

            [video:https://youtu.be/Uv2OrT5EKJk%5D

             

            Perguntas bestas:

            Você sabe para onde vai todo o ouro da terra?

            Você assistia ao Agente 86?

            Você já leu os protocolos?

            Você já percebeu que a classificação genética de 1984 já existe na sociedade?

             

            Destaque para o intervalo 05:28 a 06:06

            [video:https://youtu.be/L6bmOmfgvsM%5D

            Sobre invasão alien, nós ainda somos interessantes sob o ponto de vista genético.

            Seremos erradicados tão logo os protocolos estejam completos.

            Está quase cumprido.

            Os "muito são chamados e poucos escolhidos" da bíblia dos iludidos não têm a menor idéia do que se trata.

            Limpeza etnica geral à vista, lembrando-se de que a Georgia(onde se encontra esse monumento) é dos cherokees.

            [video:https://youtu.be/cMfMR2HywEE%5D

            Desconsidere a fonte mas observe o discurso

            [video:https://youtu.be/lBlPiqiH1uc%5D

            Talento financeiro e genética - associar pesquisas

            [video:https://youtu.be/5yoYwK0dD3k%5D

             

             

             

             

             

             

             

            Inté!

          • Brasil em Transe: paralisia progressiva

            vi os vídeos.

            primeiro é preciso que vc compreenda que não se trata de assunto recente para mim. ao contrário, lido com ele desde a adolescência. por isto, tenho uma opinião própria a respeito. como já expliquei antes, bastante fora do padrão - ainda mais do que no campo estritamente político.

            toda esta questão vem sendo também abordada à Esquerda, por grupos e autores fora do campo majoritário e convencional, mas infelizmente no Brasil ficamos parados no tempo e no espaço (inclusive por isto, minhas severas críticas ao Lulismo).

            por exemplo, cito duas excelentes obras:

            - “Relatório Lugano”, uma ficção documental, a manutenção do Capitalismo no séc. XXI depende inevitavelmente de uma estratégia de redução populacional (ERP). nada menos do que um genocídio global meticulosamente planejado e executado pela plutocracia mundial. a guerra de extermínio dos 1% contra todos nós;

            - "La hipótesis cibernética", estamos num período de veloz transição entre duas formas de governar, duas governamentalidades, implicando numa transição de um modelo baseado na economia política para um novo cuja referência é a cibernética, palavra cuja  origem grega tem o significado de "governança". o GAFA (Google, Apple, Facebook, Amazon) e também as criptomoedas integram o arsenal desta governamentalidade cibernética.

            depois, embora seja um assunto complexo, há algo muito simples e muito básico que devemos considerar:

            - a quase totalidade do setor dominante mundial (o equivalente brasileiro então é pior ainda) não sabe o que é Capitalismo, não quer saber e tem raiva de quem sabe;

            - acreditam piamente no Capitalismo, como uma religião;

            - nenhuma destas visões de futuro delineadas pelos Proprietários da Humanidade tem a mais remota possibilidade de se tornar estável, mesmo com toda tecnologia de disciplina, controle e vigilância. simplesmente porque não há qualquer possibilidade do Capitalismo ser estável: ele precisa da crise tanto quanto precisa do trabalho e da dívida.

            este é um assunto complexo.

            estamos sim já em plena sexta extinção em massa. mudanças brutais e inevitáveis estão em curso. e todas as soluções e iniciativas da elite global só fazem piorar ainda mais este cenário.

            qualquer proposta e ação consequente à Esquerda deve se fundamentar em autonomia, produção independente de energia, água e comida. e formação de grupos e redes de auto-proteção, comunicação, intercâmbio de experiências.

            lamentavelmente a maior parte das pessoas legais continua perdida em suas ilusões. e neste Blog do Nassif temos disto vários exemplo entre os participantes, como facilmente se verifica na área de comentários.

            talvez, e apenas talvez, a paralisação dos caminhoneiros comece a fazer estas pessoas pensar sobre a fragilidade do mundo em que vivemos.

            .

Recent Posts

Como ajudar o RS: uma lista confiável de movimentos da sociedade civil

Uma mobilização para socorrer e abrigar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul…

51 minutos ago

Brasil registra mais 38.909 infecções prováveis de dengue

O Ministério da Saúde aponta 2.465 mortes causadas pela doença, desde janeiro. São Paulo é…

53 minutos ago

PF prende mais dois acusados de participar de assassinato de Marielle

Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF e nem pelo STF, que informou…

2 horas ago

Rio Grande do Sul vai precisar de pelo menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído, diz Eduardo Leite

Governador promete detalhar ainda nesta quinta (9) as ações projetadas para a reconstrução do Estado…

2 horas ago

Tragédia no RS afeta 425 municípios e mais de 1,4 milhão de pessoas

Número de mortos chegou a 107. Além disso, 136 seguem desaparecidas. Desde a semana passada,…

2 horas ago

Cresce índice de brasileiros que acham que ação humana não é a única causa de tragédias naturais, aponta Quaest

Em meio a tragédia no RS, muitos internautas religiosos têm relacionado os eventos climáticos a…

3 horas ago