Michel Temer e o Potlacht brasileiro, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Michel Temer e o Potlacht brasileiro, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Circula na internet um vídeo em que o cidadão queima trinta mil reais porque o dinheiro foi produto da venda de um terreno que causou uma briga na família.

O dinheiro queimado aparenta ser verdadeiro. A justificativa que é apresentada pelo autor da façanha foi considerada insana por quem a divulgou.

Numa civilização em que os valores materiais se tornaram mais importantes do que as relações familiares e do que a honra, queimar dinheiro pode ser considerado prova de loucura. Entretanto, numa sociedade em que a honra tem mais valor do que qualquer outra coisa a conduta daquele cidadão seria considerada elogiável.

O que vemos no vídeo pode ser descrito como Potlacht: tradição comum a várias culturas em que a honra pessoal é conquistada ou readquirida mediante a destruição de coisas de grande valor material.

Esse conceito poderia, também, ser utilizado para explicar o que a Lava Jato, o STF e o desgoverno Michel Temer estão fazendo em escala nacional. Afinal, é evidente que nos últimos anos o Brasil destruiu suas empresas privadas e públicas e dilapidou sua riqueza petrolífera.

O problema é que ao oferecer em Potlacht tudo que tinha valor no país (suas empresas e riquezas nacionais) o Brasil também destruiu suas instituições públicas e não conquistou qualquer honraria. Viramos párias, somos desprezados por todo mundo civilizado.

Em troca da destruição de suas riquezas, o Brasil ganhou apenas duas coisas: a sobretaxação norte-americana do aço brasileiro e; a obrigação de vistos para entrar na União Europeia. O fundo do poço não é um limite quando se realiza um Potlacht em escala nacional.

 

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • Potlacht?

    Eu achava que o nome técnico dessa loucura coletiva que se abateu sobre o país fosse "matar a vaca para acabar com o carrapato".

  • A chacota internacional que

    A chacota internacional que Neymar criou para si mesmo é do mesmo grau que nossa elite iletrada está fazendo ao Brasil = entre os que realmente mandam na ordem mundial, eles morrem de rir vendo um país se tornar um pária pros seus próprios vizinhos. Na América Latina, Brasil é inseto que pode transmitir uma doença fatal - veja o que aconteceu no Peru. Nessa corja toda que está levando o país pro brejo, há  os que fazem em nome do rentismo e sabendo que ferrarão o país e o mais terrível e que há os que fazem crendo piamente que isso é o certo, que o preço do país ficar purificado da corrupção é ele não ter mais patrimônio nenhum. 

     

     

Recent Posts

Rio Guaíba pode ter nova cheia esta semana, inundação atingiria mais áreas

O Rio Guaíba voltou a superar os níveis da enchente histórica de 1941, atingindo 4,78…

19 minutos ago

Parte da rede de saúde gaúcha precisa ser totalmente reconstruída

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que UBS's, postos de saúde e até hospitais dificilmente…

45 minutos ago

Manifestações pelo cessar-fogo crescem em Israel: “Libertem os reféns e acabem com a guerra”

Familiares de reféns estão convencendo a opinião pública de que apenas um acordo pelo fim…

50 minutos ago

A fragilidade de Roca Sales e Porto Alegre ensinada por Sartre, por Tarso Genro

Sartre se referia à categoria da “fragilidade” quando se indagava sobre os absurdos da destruição,…

53 minutos ago

Tremores sentidos na Serra Gaúcha não oferecem riscos à população

Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o tremor foi causado pela acomodação de camadas…

2 horas ago

Quando a ideologia capitalista é a matriz de gestores, por Francisco Celso Calmon

Solidariedade não é passividade e nem imobilidade quanto às causas e os responsáveis da falta…

3 horas ago