Outras tragédias além de Temer na Presidência, por Mário Lima Jr.

Outras tragédias além de Temer na Presidência

por Mário Lima Jr.

Ocupa a Presidência da República um homem sombrio investigado por obstrução à justiça, corrupção passiva e participação em organização criminosa. Alguém que trouxe prejuízos graves à democracia nacional. Além do governo Temer, que completou um ano mês passado, há outras tragédias mais antigas – embora menos debatidas – em curso no Brasil. Nas cinco regiões do país, crianças são exploradas sexualmente e vendem balas nos sinais de trânsito, por exemplo.

Por mais improváveis que possam parecer nos momentos de incerteza política, o afastamento de Michel Temer e a convocação de eleições diretas são desejos populares legítimos. Segundo a pesquisa CUT-Vox Populi divulgada dia 5 de junho, 85% dos brasileiros queriam que o Tribunal Superior Eleitoral cassasse o mandato do presidente e 89% desejavam eleições diretas para substituí-lo.

O Brasil justo e próspero que queremos depende de um presidente digno e, ao mesmo tempo, da força da opinião pública contra o abuso sofrido por meninas de apenas 9 anos que são estupradas e recebem em troca doces e biscoitos em cidades do Pará. Conselheiros tutelares do município paraense de Cametá dizem que de cada dez denúncias, no máximo três terminam em prisão. Urgência que não pode esperar o afastamento do poeta macabro do Palácio do Planalto.

Sendo a juventude a base de um novo país, é grave a constatação de uma pesquisa inédita realizada pela economista Sonia Rocha, do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets). Ela calculou que a parcela de crianças e adolescentes entre os pobres é de 38,3%, algo espantoso numa época de redução da natalidade e envelhecimento da população. E a taxa de desemprego na faixa de 14 a 24 anos de idade ultrapassou 30%. São milhões de jovens que deixaram a escola para ajudar a família e não conseguem trabalho.

No Rio de Janeiro, a violência divide com a pobreza o papel de afastar jovens da escola. O desespero dos alunos da rede pública, que pelo menos uma vez por semana abandonam as salas de aula e se abaixam nos corredores para se proteger de tiroteios, parece não ter fim com a permanência ou com a saída de Temer da Presidência. Bandidos determinam qual aluno pode frequentar a escola a partir da facção criminosa que domina seu local de origem. A evasão escolar nas regiões afetadas pelo tráfico de drogas é o dobro do restante da cidade.

Nas cidades de Niterói e São Gonçalo, também no Estado do Rio de Janeiro, e na capital de Alagoas, as crianças se drogam nas calçadas e são obrigadas a vender balas nos cruzamentos, colocando a vida em risco. Algumas mal conseguem alcançar o vidro dos carros.

A responsabilidade sobre essas tragédias cai inevitavelmente sobre o presidente, mas Temer não tem as qualidades morais necessárias para responder à altura. Sua inexpressividade institucional cria as condições que viabilizam catástrofes como dezenas de mortes em chacinas no campo este ano e ataques contra ativistas e defensores de direitos humanos que levaram a Organização das Nações Unidas a cobrar uma resposta do Estado brasileiro.

Tanto quanto eleger um novo presidente, o brasileiro deve conhecer as origens e implicações das calamidades que assolam o País. Qual personalidade política sinceramente cultiva em sua pauta indignação, capacitação e valores humanos para combatê-las ao lado do povo? João Doria ou Jair Bolsonaro? Política sem humanidade provoca tragédias e aberrações.

Redação

Redação

View Comments

  • Os Donos do Golpe

    O Joesley é o início do surgimento da ponta do iceberg...

    Ele foi "UM DOS" financiadores do golpe!

    Pagou para derrubar uma presidente eleita por 54.000.000 de votos e sai ileso, sem que nenhuma lei de segurança nacional o alcance!

    Um viva a pátria bananeira!

    Um viva a nossa pátria mãe gentil!

    Vão caindo os prepostos, os títeres, os fantoches e começamos a ver quem sobra!

    Vamos chegando aos "Donos do Golpe"!

    São eles que continuam empurrando o golpe, mantendo o golpe vivo com ajuda de aparelhos - não aparelhos médicos, mas midiáticos, ainda que não sejam eleitos para fazerem politica ou exercerem mandatos no executivo e nem fizeram carreira no judiciário...

    Mandam no PSDB e falam: Vai lá apoia o Temer / PMDB que garantimos a travessia, se não, não garantimos ninguem!

    Eles são os que mandam de verdade!

    Não têm amigos, todos podem ser descartados!

    Por isso senhores dos 3 poderes têm que saber muito bem o seu lugar!

    Manda quem pode, obedece quem tem juizo!

    E se não fosse a ganancia e as trapalhadas daqueles que estão ai governando, teriam alcançado seus intentos!

    A PEC 55 passou, a reforma trabalhista está no forno, a previdenciária foi longe demais, nem no tempo do império, da escravidão se pensavam em leis como esta, mas os jurinhos deles estão garantidos por vinte anos!

    A lava jato não pode com eles!

    A justiça não pode com eles!

    Estão todos livres de multas e processos!

    A queda da Dilma mostrou que nem o executivo pode com eles!

    Os donos do golpe fazem o que querem!

    Eles estão acima da tudo!

    Acima da lei, do Brasil, de tudo...

  • outras....

    Presidente digno, e ao mesmo tempo da opnião pública? E ao mesmo tempo? Nossa Gestapo Ideológica que se acha acima da Democracia, acima dos brasileiros, acima do Bem e do Mal não se emenda mesmo !! Então Dória ou Bolsonaro seriam retrocesso? Retrocesso frente a que, carissimos perfeitos? As crianças citadas no texto, os jovens abandonados em prisões, "masmorras medievais" segundo o petista e progressista Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, em Pedrinhas ou Alcaçuz,  não nasceram em governos petistas ou governo tucano conhecido como República da USP. Todos com viés de esquerda e progressista? Nasceram sob a guarda daquela que deveria ser a Constituição Cidadã?  O que e quem produziu esta farsante Coinstituição e ditadura travestida de democracia obrigatória?: O respeito à livre e soberana e primorial e primeiramente opinião pública revelará uma República, uma Democracia, Um Presidente Digno. A máxima imporá suas consequências: do povo, pelo povo, para o povo. 

    ardodo

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

8 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

9 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

10 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

10 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

10 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

11 horas ago