Sem alarde, por Gustavo Gollo

Sem alarde, por Gustavo Gollo

Cumprindo a ameaça de maneira relativamente branda, a Coreia do Norte lançou 3 mísseis, na manhã de sábado (26), um dia antes do sugerido em vídeo divulgado semana passada pelos coreanos. A informação chegou rapidamente, mas distorcida e atenuada pelo comentário de que os mísseis haviam falhado, causando, por isso, pouco alarde. Umas 24 horas depois, nova informação corrigiu a primeira, mas sem nenhum destaque: os mísseis não falharam.

É interessante observar o quanto as notícias são moldadas para causar o efeito desejado na população. A salva de mísseis disparada enquanto dezenas de milhares de militares americanos estão na Coreia executando exercícios de guerra, poderia ter sido anunciada de forma bombástica, causando enorme indignação, conforme vinha acontecendo. Atenuada pela falsa informação de falha, no entanto, a notícia quase não teve significado.

Torço para que os panos quentes acrescentados à notícia representem nova diretriz na abordagem do problema, sinalizando a solução diplomática do conflito. Sonhemos.

Redação

Redação

View Comments

  • As fotos de cidades norte

    As fotos de cidades norte coreanas a noite parecem ser photoshops, não parecem reais. A Coreia do Norte é um dos paises mais escuros do mundo, pouco eletificado,  somente 43% das areas urbans e 13% das areas rurais tem eletricidade.

      • Muito interessante. 
        Nenhum

        Muito interessante. 

        Nenhum posto de gasolina, nem buracos na via, nem "bancos", e nem lojas!

        Gostei!

        • Já viu estátua sorrindo?

          Pois é, não vi nenhuma loja da Louis Vuitton nem da Mercedes Benz mas também não vi mendigos na rua. Outra coisa que não vi foi a profusão de vulgaridades coloridas e estupefacientes, berros clamando para o sexo dos prostíbulos e sex shops. Mas vi muito colorido, muita alegria... gozado que as estátuas desse lado de cá do mundo inspiram algo como bandeirantes escravizando nativos, generais com a cara amarrada conquistando o inimigo através de violência. Mas as estátuas dos governantes de lá são sorridentes. Bem, nosso deus sangra e sofre horrores numa cruz, Buda sorri.

  • A ameaça não foi cumprida
    Os mísseis não chegaram nem perto de Guam.
    Que estamos no caminho para a ww3 é certo, mas fazer previsões de datas é temerário, Gollo. Cada vez que você faz isso, um monte de gente se suicida para não morrer.

  • O que acontece se a Coréia cair

    Interessante notar que a coréia do Norte não é um país de pessoas famintas apenas por que o ditador coreano seja mau, mas sim porque o ocidente lhes penalizou com severo embargo, isolando tal país do comércio exterior até onde pôde.

    Isolada, a Coréia do Norte parou no tempo, no tempo em que a antiga União Soviética ainda comercializava com eles. Isto da estagnação norte coreana não tem nada a ver com o comunismo, mas são as consequencias de um país isolado do resto do mundo involuntariamente.

    E o ditador norte coreano sabe que sem as suas armas atômicas, ele e seu regime não duraria muitos dias, por isto investe tanto nisto, mesmo com prejuízo do povo.

    ---------

    O ditador coreano está tentando salvar a própria pele, pois sabe que se a Coréia do Norte for invadida pelos EUA ele será morto.

    A verdade é que os EUA vão vencer esta guerrra, mais cedo mais tarde, pois eles têm todo o tempo do mundo, e mesmo que haja confrontação atômica, o poderio norte americano é exponencialmente Superior ao da Coréia do Norte. Vão vencer, porque os EUA até hoje não perderam efetivamente nenhuma guerra na qual tenham lutado.

    Os EUA têm em Guam milhares de drones e mísseis prontos para interceptar quaisquer mísseis atômicos lançados pela coréia do Norte, os norte coreanos não teríam muita chance num caso de confrontação, a tecnologia americana é décadas mais avançada.

    Só que os EUA vão evitar usar as armas atômicas logo de princípio, porque temem um envolvimento de China e Rússia, estes sim, juntos teriam um poderio para fazer fente ao Americano, e lançar o planeta em uma guerra mundial, temível até mesmo pelos yankes. .

    Se os EUA não vencerem pelas armas, vencerão pelo tempo, como fizeram com Cuba, que décadas depois cansou de viver isolada. Esta seria a saída mais sábia, mas não creio que Trump seja tão sábio assim para entender isto.

    -----------

    A Coréia do Norte é uma espécie de tampão, pois se ela cair, o próximo alvo americano será a China, depois a Rússia, do menos poderoso para o maior, até que o último baluarte anti-americano caia neste planeta. Por isto a China ajuda a coréia do Norte.

    Além do mais a Coréia do sul, só tem a prosperidade que tem porque o ocidente decidiu investir nela, para rivalizar com a coréia do Norte. Se não houvesse nenhum país comunista na região, o perfil socio econômico da Ásia seria muito similar ao da América Latina ou da África, onde quase não existem mais países comunistas.

    Não estou dizendo que o comunismo seja bom, estou dizendo que sem ninguém para rivalizar com o Império Americano, quase todos os países teriam um perfil similar ao do Brasil, submisso a Whashington, alguns melhores como o Canadá outros mais ou menos, como o México, mas todos submissos.

     

    • Para botar os EUA de joelhos, bastam panelas de pressão

      Não são necessárias bombas nucleares para botar o gigante de pés de barro de joelhos, bastam algumas panelas de pressão.

      • Nem se fossem panelas atômicas

        Satisfações em revê-lo caro Sr. Ribeiro.

        Entendo o seu comentário, como um desejo de ver o mundo sair do domínio Norte americano, mas infelizmente não é bem assim, caro Sr. Ribeiro.

        Os EUA nunca perderam uma guerra. E mesmo as que não ganharam, como a do Vietnan, deixaram o país tão arrasado, que é como se os americanos tivessem vencido.

        Todas as outras guerras, Iraque, Afeganistão, etc, todas vencidas. Mesmo a guerra da Coréia, que dizem que os EUA perderam, não perderam, pois mantiveram a Coréia do Norte isolada do mundo e acuada.

        Os EUA são os leões do planeta, tigres. Eles são o gato, e todos os inimigos deles são só camundongos.

        Nem se fossem com panelas de pressão atômicas, não se venceriam os EUA.

        ---------

        Mas não se desespere, caro Ribeiro, com paciência tudo se resolve. Nenhum Império dura pra sempre, nenhuma injustiça dura eternamente, mesmo que durem milênios, um dia o poder deles acaba.

        Veja os Grandes reinos opressores do passado, Babilônia ( hoje Iraque ), Egito, Roma, milênios depois, quase todos reduzidos a países sem grandes poderes.

        • O ponto é acabar com a opressão

          Reinos Opressores foram substituídos por outros. Mas o ponto não é substituir um reino opressor por outro, é acabar com a opressão.

  • Lembrando sempre que os EUA

    Lembrando sempre que os EUA perderam na Coreia (por isso está dividida), no Vietnã, no Iraque, no Afeganistão, na Síria... dá a impressão de que para as pessoas que têm poder sobre o estado dos EUA - a iniciativa privada do dólar - tanto faz ganhar ou perder a guerra, que o importante é ganhar dinheiro fazendo ataques unilaterais desde que eufemisticamente, para outras firmas da iniciativa privada desse mesmo dólar - jornais - possa ser chamados de "guerra".

    Pena ver tanta gente morrendo, civis, crianças... e mais pena ainda das criança que não morrem mas que, se não forem bem orientadas, levarão para sempre a marca do medo e da raiva... do terror em seus corações, em suas vidas.

    Ah, e que não esqueçamos das crianças WASP, gorduchinhos rosados comendo junk fast food mas também elas sendo doutrinadas e sofrendo lavagem cerebral desde que nascem, tanto para temerem e odiarem os árabes e, dessa vez, os coreanos (mas já foi contra russos, chineses, alemães etc.) quanto para acreditarem que os EUA são o melhor país do mundo.

    Não é muita gente sendo prejudicada no desenvolvimento do potencial humano com que nasce só para que os tais 1% acabem virando algo com 0,1%, não?

    • Em compensação

      Na América Latina eles levam todas:

      Brasil (64 e 2016), Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Nicarágua, México, Colômbia (o 52 estado)...

       

       

      • Só vi vitória em Puerto Rico.

        Só vi vitória em Puerto Rico. Nos outros todos há resistência, não vitória.

  • Poucas vezes  senti  tão

    Poucas vezes  senti  tão intensa  angústia como durante  os  22 minutos desse "City Tour''.As  largas avenidas vazias,a bruma envolvendo a cidade,população rarefeita,tróleibus anacrônicos alamedas intermináveis,prédios em sequência infinita,arquitetura   remetendo ao estilo "realismo socialista",do  velho Josef.  Lembrei de "Alphaville", de Jean- Luc Godard,sem o " noir'claro...

    • Arquitetura opressora.

      Faz lembrar o estilo arquitetônico da Alemanha Hitlerista. Tudo grande, vasto e impessoal. Descolorido, regular e angustiante.

  • Eu sou astrológo, vocês precisam acreditar em mim

    Quando os Caras dizem que vão atacar o Norte, atacam o Oeste

    Quando os Caras dizem que vão atacar no dia 27, eles atacam em data anterior ou posterior.

    Portanto, quando todo mundo estiver preparado para o ataque no Norte e todo mundo despreocupado no Oeste, eles atacam o Oeste em data não prevista.

    Big Bang!

     

    Sobre os photoshps do André Araújo: O Brasil é um país de miseráveis, mas temos ilhas de prosperidade cercadas de miséria por todos os lados.

    André, você nunca viu as imagens do iate do Joesley Batista com o Luciano Huck e outros do mesmo naipe dele se empanturrando por conta da friboiagem?

    Quem diria que aquelas imagens tão luxuriantes é de um país cheio de lixões?

    Portanto, se as imagens do Joesley Batista cercados de comensais não são fruto do photoshp, porque as imagens da capital Norte-Coreana seriam?

    Nada a ver isso que tu falou, nada a ver

    Você já viu uma foto de Kingston?

Recent Posts

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

21 minutos ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

59 minutos ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

1 hora ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

1 hora ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

2 horas ago

Tragédia no RS revela falta de coordenação e falência dos serviços básicos, diz Fernanda Melchionna ao GGN

Deputada foi a única parlamentar gaúcha a destinar emendas para o Rio Grande do Sul…

2 horas ago